Duas notas sobre o documento

“Recomendações para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática”


(parecer enviado ao responsável do respectivo grupo de trabalho)

 
João Filipe Queiró
Departamento de Matemática -Universidade de Coimbra


(3/11/2019
)

  
 

Só muito recentemente tomei conhecimento da existência do documento referido em epígrafe. Por esse motivo, não tenho possibilidade de elaborar uma crítica extensa. Ficar-me-ei por duas breves observações.

 

São feitas citações selectivas do relatório sobre o projecto Reanimat, em que colaborei há doze anos. Tendo os dois outros autores, António St.Aubyn e Frederico Valsassina Heitor, já falecido, sinto necessidade de corrigir uma situação em que chega a tomar-se como crítica ao projecto uma simples constatação de facto. Refiro-me à classificação como “aspecto negativo” do Reanimat, atribuída aos autores do relatório, o facto de a intenção deste ser “chegar a estudantes cujo perfil é o de continuação de estudos no ensino superior com forte componente de Matemática”, quando essa intenção foi clara e assumida desde o início.

 

O facto é que o relatório sobre o Reanimat argumenta longamente contra o espírito que preside às presentes “Recomendações”, em especial no que se refere ao Ensino Secundário, que era o âmbito do projecto.

 

Por este motivo, coloquei o relatório online, no endereço

 

http://www.mat.uc.pt/~jfqueiro/Reanimat.pdf

 

agradecendo que as citações que dele são feitas contenham esta indicação.

 

A segunda observação refere-se às recomendações contidas no final do documento em análise. Sem tempo para comentá-las todas, proponho formalmente que sejam acrescentados aos princípios da “Recomendação 3” os seguintes.

 

Sobre a Escola:

 

Sobre a Matemática:


Sobre o ensino:


Sobre o Ensino Secundário: