As aulas são de tipo
teórico-prático, ou seja, de natureza expositiva e acompanhadas de
exemplos e resolução de exercícios que permitam compreender e aplicar os
conhecimentos adquiridos.
Os métodos de ensino serão
predominantemente expositivos nas componentes teóricas. Nas componentes
práticas serão resolvidos problemas sob orientação do professor.
Incentivar-se-á a resolução autónoma de problemas.
«Antes de
mais, deve observar-se que, hoje em dia, é aceite por toda a comunidade
matemática a formulação conceptual, axiomática, da Álgebra. Mais do que
isso, a metodologia algébrica é uma das ferramentas essenciais da
Matemática. Por outro lado, depois de na segunda metade do século XX se
ter assistido a uma abstracção sem paralelo na Matemática, mais
recentemente, verificou-se um retorno a uma tradição nunca perdida: os
desafios criados por problemas concretos, por vezes de natureza
elementar, mas cuja solução requer métodos de extrema complexidade. O
ensino da Álgebra deve, quanto a nós, reflectir este binómio
abstracto-concreto. Como perguntava o grande matemático contemporâneo
Vladimir Arnol’d, de que serve a um estudante saber o que é um anel
local e as suas propriedades, se desconhecer o exemplo do anel das
séries de potências?»
Rui Loja Fernandes e Manuel Ricou, Introdução à Álgebra, IST Press, 2004
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