Corpos e Equações Algébricas (01001269)
2.º Semestre - 2019/2020 |
Mudar Disciplina
Informação Geral
Nome: Corpos e Equações Algébricas Código: 01001269
Ano Letivo: 2019/2020 Regime: 2.º Semestre
Docente Responsável: Jorge Manuel Senos da Fonseca Picado Unidade Orgânica: DM
Língua de Ensino: Português Créditos ECTS: 6
Cursos/Menores: Licenciatura em Matemática
Modo de Ensino: Presencial
Outros Idiomas Info. Edição:
Objectivos e Competências a Desenvolver:
Pretende-se transmitir conhecimentos históricos e técnicos sobre o desenvolvimento da  ( Ver mais )
Conhecimentos Base Recomendados:
Álgebra Linear e Geometria Analítica I e II, Grupos e  ( Ver mais )
  Programa

 

Avisos:

(21 Jul)

Instruções para o Exame Especial (23 Jul, quinta-feira, 14h30m):

1. A prova consistirá em duas partes (1h15m cada parte).

2. A primeira parte começa às 14:30 e termina às 15:45. A digitalização das respostas (dos originais em papel) e respectivo envio poderá ser feito até às 15:55. Estará aberta no Inforestudante, até esta hora, uma “submissão de trabalhos” para entrega das respostas.

3. A segunda parte começa às 16:00 e termina às 17:15. A digitalização das respostas (dos originais em papel) e respectivo envio poderá ser feito até às 17:25. Estará aberta no Inforestudante, até esta hora, uma “submissão de trabalhos” para entrega das respostas.

4. O enunciado será disponibilizado no material de apoio da disciplina, na data e hora marcadas para a prova.

5. Os Estudantes devem ligar-se por videoconferência, através da ligação abaixo, que será iniciada 5 minutos antes do início da prova:

Join from PC, Mac, Linux, iOS or Android: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91768805811?pwd=V2lLdDcvUFl4UUo4bGpJTG9FdkpIdz09
Password: 611843

6. Deverão manter a câmara e o microfone ligados durante todo o exame.

7. Caso aconteça algum problema, poderão comunicar-mo pelo chat do Zoom, para o meu email (picado@mat.uc.pt) ou  para o meu número de telefone 964132102.

8. As respostas são feitas em qualquer papel branco ou de linhas. Devem numerar as folhas de resposta, identificar as respostas e colocar o nome e a assinatura em cada uma das páginas.

9. As respostas apresentadas são exclusivamente elaboradas de forma individual por cada Estudante, sem qualquer apoio de terceiros.

10. É expressamente proibido comunicar com terceiros no decorrer da prova, dar conhecimento das respostas apresentadas e receber quaisquer informações ou resoluções de outras pessoas.

 

(28 Jan) Estarei no estrangeiro na primeira semana de aulas (no período 12-16 de Fevereiro)  pelo que terei de alterar a data da segunda aula.

 

1. Anéis e corpos.
Anéis, domínios de integridade e corpos. Subanéis e ideais. Ideais principais. Anel quociente. Ideais primos e ideais maximais. Homomorfismos de anéis. Característica.

2. Anéis de polinómios.
Polinómios. Anéis de polinómios. Factorização: algoritmo da divisão, polinómios irredutíveis, Teorema de Gauss da factorização única.

3. Extensões de corpos. Elementos da teoria de Galois.
Extensões de corpos. Aplicações: construções com régua e compasso, construção de polígonos regulares. Teoria de Galois. Aplicações: resolubilidade de equações polinomiais por radicais.

4. Corpos finitos.
Propriedades fundamentais. Teorema da classificação (de Galois). Aplicações: teoria algébrica dos códigos.

  Métodos de Ensino

As aulas são de tipo teórico-prático, ou seja, de natureza expositiva e acompanhadas de exemplos e resolução de exercícios que permitam compreender e aplicar os conhecimentos adquiridos.

Os métodos de ensino serão predominantemente expositivos nas componentes teóricas. Nas componentes práticas serão resolvidos problemas sob orientação do professor. Incentivar-se-á a resolução autónoma de problemas.

 

«Antes de mais, deve observar-se que, hoje em dia, é aceite por toda a comunidade matemática a formulação conceptual, axiomática, da Álgebra. Mais do que isso, a metodologia algébrica é uma das ferramentas essenciais da Matemática. Por outro lado, depois de na segunda metade do século XX se ter assistido a uma abstracção sem paralelo na Matemática, mais recentemente, verificou-se um retorno a uma tradição nunca perdida: os desafios criados por problemas concretos, por vezes de natureza elementar, mas cuja solução requer métodos de extrema complexidade. O ensino da Álgebra deve, quanto a nós, reflectir este binómio abstracto-concreto. Como perguntava o grande matemático contemporâneo Vladimir Arnol’d, de que serve a um estudante saber o que é um anel local e as suas propriedades, se desconhecer o exemplo do anel das séries de potências?»

Rui Loja Fernandes e Manuel Ricou, Introdução à Álgebra,
IST Press, 2004

  Método de Avaliação

 

Enunciados das provas do ano passado: clicar aqui.

Enunciados das provas de 2017/18: clicar aqui.

 


* Defesa de nota, através de prova complementar, para os alunos que obtenham nota final superior a 16.

Datas do teste e frequências:

Teste:  2 de Março (na aula)

Trabalhos: 30 de Março, 27 de Abril, 18 de Maio.

Frequência / Exame normal:  1 de Junho, 14:30

(nota mínima exigida na frequência: 3 valores)

Inscrições - devem ser feitas, no InforEstudante, até 8 dias antes de cada prova.

Exame (Época Recurso):  22 de Junho, 9:00

Exame (Época Especial):  23 de Julho, 14:30.

  Bibliografia

Principal:
J. Picado, Corpos e equações algébricas, Univ. Coimbra, 2009.
R. L. Fernandes e M. Ricou, Introdução à Álgebra, IST Press, 2004 (20-01/FER, 20-01/FER/ex.2, 20/02/SL, 20/03/SL).

Secundária:
A. Jones, S. Morris e K. Pearson, Abstract Algebra and Famous Impossibilities, Springer-Verlag, 1994 (12F/JON).
T. Leuders, How do I Solve this Equation? Look at the Symmetries! – The Idea behind Galois Theory, Klein Project Blog.
R. Lidl e H. Niederreiter, Introduction to Finite Fields and their Applications, Cambridge University Press, 2000 (12E/LID).
I. Stewart, Galois Theory, Chapman & Hall, 1973 (3a ed. 2004) (12F/STE).