Visitas visitas desde 2006

Últimas·Novidades

Canguru·2020

Inscrições ABERTAS.

FAZER INSCRIÇÃO/Registo AQUI Regulamento Canguru 2020 Cartaz Canguru 2020

A data oficial para o próximo concurso será no dia 19 de março de 2020 (caso a Escola não possa nesta data, agradecemos que nos envie um e-mail para canguru@mat.uc.pt).

Canguru·2019

Clique em Resultados 2019 para aceder às classificações Nacionais, por Escola ou por Agrupamento (no caso de escolas agrupadas) no Canguru Matemático 2019.

As classificações nacionais com direito a prémio já podem ser consultadas nas listagens naconais por categoria (ver Resultados 2019).

Prémios embalados e enviados!

Participaram 82758 alunos divididos pelas oito categorias:

Categoria N.º Participantes
Mini-Escolar-I 10765
Mini-Escolar-II 13307
Mini-Escolar-III 13945
Escolar 24184
Benjamim 12860
Cadete 4542
Júnior 2530
Estudante 625
Total: 82758

Clique na imagem para ver o número de participantes por distrito/Região e Categoria Participantes por distrito

Regulamento Canguru 2019


O Canguru Matemático

A Associação Canguru sem Fronteiras é uma associação de carácter internacional com o objectivo de promover a divulgação da matemática elementar e é responsável pela organização anual do Concurso Canguru·Matemático em todos os países participantes. Este concurso pretende estimular e motivar o maior número possível de alunos para a matemática e é um complemento a outras actividades, tais como olimpíadas. Em Portugal, a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.

O Concurso é para TODOS os alunos! Não existe selecção prévia.

Objectivos

  • Estimular o gosto e o estudo pela Matemática.
  • Tentar que os alunos se divirtam a resolver questões matemáticas e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora.
  • Permitir que os alunos descubram o lado lúdico da disciplina.

Um pouco de história

No início dos anos 80, Peter O'Holloran, professor de matemática em Sydney, inventou um novo tipo de Concurso Nacional  em escolas australianas: um questionário de escolha múltipla. Este concurso foi um enorme sucesso na Austrália. Em 1991, dois professores franceses (André Deledicq e Jean Pierre Boudine) decidiram iniciar a competição em França com o nome Canguru ("Kangourou") para prestar homenagem aos seus amigos australianos. Na primeira edição, participaram 120 000 estudantes, atraindo a atenção dos países vizinhos. Em Junho de 1993, o Conselho de Administração do Canguru ("Kangourou") Francês convocou um encontro europeu em Paris e sete países decidiram adoptar o mesmo concurso.  Em Junho de 1994, em Estrasburgo, no Conselho Europeu, a Assembleia Geral dos representantes de dez países europeus (Espanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Moldávia, Polónia, Rússia e Eslovénia) decidiram a criação do "Canguru Matemático sem Fronteiras". Actualmente, a associação conta com representantes de 86 países e mais de seis milhões de participantes em todo o mundo. Portugal participou pela primeira vez em 2005 no Canguru Matemático sem Fronteiras.

Sobre o concurso

O concurso consiste numa única prova: não existe nenhuma selecção prévia nem existe uma prova final. Existem oito Categorias, de acordo com as idades dos alunos: Mini-Escolar nível I (2.º ano de escolaridade), Mini-Escolar nível II (3.º ano de escolaridade), Mini-Escolar nível III (4.º ano de escolaridade), Escolar (5.º e 6.º anos de escolaridade), Benjamim (7.º e 8.º anos de escolaridade), Cadete (9.º ano de escolaridade), Júnior (10.º e 11.º anos de escolaridade) e Estudante (12.º ano de escolaridade). A prova consiste num questionário de escolha múltipla de várias questões de dificuldade crescente.

A pontuação máxima na categoria Mini-Escolar nível I é 75 pontos, nas categorias Mini-Escolar nível II, Mini-Escolar nível III e Escolar é 120 pontos e nas outras categorias é 150 pontos. Os alunos começam com uma pontuação de 15 pontos na Categoria Mini-Escolar nível I , com 24 pontos nas Categorias Mini-Escolar nível II, Mini-Escolar nível III e Escolar e com 30 pontos nas restantes categorias. Por resposta errada serão penalizados em 1/4 da pontuação da questão. A categoria Mini-Escolar nível I é constituída por cinco questões de três pontos, cinco questões de quatro pontos e cinco questões de cinco pontos. As categorias Mini-Escolar nível II, Mini-Escolar nível III e Escolar têm oito questões de três pontos, oito questões de quatro pontos e oito questões de cinco pontos. As restantes categorias têm dez questões de três pontos, dez questões de quatro pontos e dez questões de cinco pontos.

Provas 2019

Provas e soluções das oito categorias realizadas em 2019

Prova MINI-ESCOLAR-I

(2.º ano de escolaridade)

Soluções MINI-ESCOLAR-I

Prova ESCOLAR

(5.º e 6.º anos de escolaridade)

Soluções ESCOLAR

Prova BENJAMIM

(7.º e 8.º anos de escolaridade)

Soluções BENJAMIM

Prova CADETE

(9.º ano de escolaridade)

Soluções CADETE

Prova JÚNIOR

(10.º e 11.º anos de escolaridade)

Soluções JÚNIOR

Prova ESTUDANTE

(12.º ano de escolaridade)

Soluções ESTUDANTE