ORGANIZADORA: SUZANA NÁPOLES
Departamento de Matemática, FCUL


 

 

 

ANA PAULA SILVA E PEDRO OLIVEIRA,
Esc. Básica 2,3 Comandante Conceição e Silva, Cova da Piedade, INETE, Instituto de Educação Técnica, Lisboa
AS SOMBRAS DO TEMPO...

RESUMO
Ao longo dos tempos as sombras despertaram no Homem sentimentos diversos. O Sol, um dos principais responsáveis no aparecimento dessas sombras, revelava ser um mistério com comportamentos cíclicos, o que provocou as primeiras observações e os primeiros estudos. Com o passar dos milénios foram aparecendo vários instrumentos de medição do tempo, entre os quais os Relógios de Sol.

Durante a nossa sessão vamos desafiar todos os intervenientes a uma viagem no tempo, na procura da magia acumulada de séculos de história. Os Relógios de Sol e a Trigonometria serão a simbiose de uma natureza matemática intemporal que poderá dar a conhecer aos alunos algumas das belezas do nosso Universo...

VOLTAR


ILDA PEREZ FERNANDES, Departamento de Matemática, FCUL
PAVIMENTAÇÕES DO PLANO COM POLÍGONOS

RESUMO
O tema de fundo desta sessão é o seguinte problema que foi estudado nos anos 1960-70 na área da lógica e computação:

"Considere um conjunto finito de polígonos. Existe algum processo geral para verificar se é ou não possível pavimentar todo o plano com cópias dos polígonos dados?"

O ênfase será posto nos aspectos geométricos relacionados que podem ser desenvolvidos a nível do ensino básico ou secundário.

VOLTAR


MANUEL ALMEIDA SILVA, Departamento de Matemática, FCT, Universidade Nova de Lisboa
DEMONSTRAÇÃO MATEMÁTICA: QUAL O PAPEL A DESEMPENHAR NO ENSINO?

RESUMO
O método de validação de resultados em matemática, através de uma demonstração formal, distingue de uma forma irrevogável a matemática de todas as outras disciplinas, em particular das ciências naturais.

Discutiremos a importância para o ensino de algumas demonstrações nos domínios da geometria e da teoria elementar dos números. No primeiro caso, a utilização dos programas de geometria dinâmica vem possibilitar a verificação empírica de certas conjecturas, ficando deste modo claro que o objectivo da demonstração não se pode esgotar na determinação do valor de verdade das conjecturas em apreço.

VOLTAR


DINIS DUARTE PESTANA , Departamento de Estatística e Investigação Operacional, FCUL
COELHA CONFESSA AOS PAIS QUE ESTÁ GRÁVIDA. UMA HOMENAGEM À PINTORA PAULA REGO

RESUMO
Uma coelha muito instruída resolveu contar quantos filhos vai ter até nascerem dois machos consecutivamente, pela primeira vez. Pretende a coelha saber qual é a probabilidade de ser necessário ter n filhos para conseguir aquele feito.

Trabalho conjunto com: Sílvio Filipe Velosa (Departamento de Matemática, Universidade da Madeira).

VOLTAR


JORGE REZENDE, Departamento de Matemática, FCUL
PUZZLES COM POLIEDROS E NÚMEROS

RESUMO
Esta comunicação incidirá na utilidade dos "puzzles" no ensino e aprendizagem da Matemática a todos os níveis (desde o primário até ao superior), como consequência do seu conteúdo lúdico e de eles serem uma fonte de exemplos e exercícios em áreas tão variadas como o cálculo combinatório, as simetrias a duas e a três dimensões, a teoria elementar de grupos, a programação. A exposição será ilustrada com um caso simples (o octaedro).
Exposição em pdf, outro material

VOLTAR


MARGARIDA MENDES LOPES , Departamento de Matemática, FCUL
PITÁGORAS, FERMAT E OS RACIONAIS

RESUMO
No plano real um ponto é um ponto racional se a e b forem ambos números racionais. Quantos pontos racionais pode ter uma recta? E uma cónica? Qual a relação dos pontos racionais em curvas com os ternos pitagóricos? E com o teorema de Fermat?

VOLTAR


MARIE HAYDÉE M. VALLADARES, Projecto "Matemática em Acção", CMAF-UL
HIPERVÍDEO: UMA FERRAMENTA PARA A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA

RESUMO
Pretende-se apresentar um novo tipo de produto multimédia chamado "Hipervídeo" que se centra num vídeo mas permite formas enriquecidas de navegação e exploração deste tipo de media, nomeadamente através da Internet.

As aplicações deste novo produto ao ensino da Matemática, serão ilustradas através de um protótipo de hipervídeo baseado no vídeo "A história do Pi", realizado no âmbito do Projecto "Matemática em Acção" do Centro de Matemática e Aplicações Fundamentais de Universidade de Lisboa (CMAF-UL).

VOLTAR


ANTÓNIO MONTEIRO, Universidade Lusíada
IMAGINAR NÚMEROS

RESUMO
O conceito de número complexo foi, como se sabe, desenvolvido com o propósito de resolver determinados problemas relacionados com a resolução de equações algébricas. O corpo dos números complexos, por sua vez, aparece como uma extensão algébrica, de grau dois, do corpo dos reais.

No plano pedagógico, o conceito de extensão de um corpo, a construção de um anel quociente, a própria noção de passagem ao quociente, revestem-se de algumas dificuldades.

No presente trabalho, apresenta-se uma sugestão para a apresentação dessas ideias, partindo de noções muito elementares, na verdade ao alcance de qualquer aluno dos anos terminais do ensino secundário. Através desse método de exposição, obtém-se uma construção do corpo dos complexos, que pode ser facilmente estendida a outras construções similares, produzindo diferentes extensões do corpo dos reais.

VOLTAR


TERESA FIÚZA, Esc. Sec. do Restelo
CONTINUIDADE E DIFERENCIABILIDADE - EXEMPLOS E CONTRA-EXEMPLOS

RESUMO
Serão apresentados alguns exemplos de funções regulares e de funções não regulares relacionados com as propriedades de continuidade e diferenciabilidade, bem como alguns critérios que garantem que uma dada função pode ser aproximada por funções com alguma regularidade. Evidenciar-se-á que os casos "patológicos" apresentados são, afinal, uma "regra".

VOLTAR