Licenciatura em Matemática

Tronco Comum

Ramo Científico
    Condições de acesso
    Disciplinas 2005/06
    Disciplinas 2006/07
    Completar Licenciatura

Ramo Educacional
    Condições de acesso
    Disciplinas
    Completar Licenciatura

Razões

Pressupostos

Disposições Transitórias

Tabela de equivalências para integração no novo plano de estudos

O 4º ano do Ramo Científico é totalmente constituído por disciplinas de opção.

Cada estudante deverá escolher um conjunto de oito disciplinas semestrais, cada uma valendo 4 unidades de crédito ou 7,5 ECTS, dentre uma lista a indicar pelo conselho científico da FCTUC, sob proposta da comissão científica do Departamento de Matemática.

Os estudantes que o desejem poderão ter a indicação, no seu diploma de licenciatura, de uma especialidade, desde que satisfaçam um requisito de concentração temática.

As especialidades possíveis são: Matemática Pura, Matemática Aplicada, Computação.

Cada uma das disciplinas oferecidas recebe uma "etiqueta" de entre Matemática Pura, Matemática Aplicada e Computação, podendo haver disciplinas com mais de uma etiqueta. Cada estudante escolhe um conjunto de oito disciplinas semestrais. Se, de entre essas oito disciplinas, pelo menos cinco tiverem uma das três etiquetas, o estudante, se o desejar, poderá ficar no seu diploma com a menção à respectiva especialidade.

Para poder ter menção, no seu diploma, a duas das especialidades propostas, um estudante terá que (para além do requisito mínimo de cinco disciplinas de cada) obter aprovação a pelo menos 12 disciplinas do Ramo Científico. Esse número aumenta para 16 para poder ter menção às três especialidades.

A lista de opções para o 4º ano do Ramo Científico a funcionar no ano lectivo de 2006/2007 é a seguinte:

1º semestre

2º semestre

Variedades Diferenciáveis

P

Topologia Algébrica

P

Álgebra Comutativa

P

Geometria Algébrica

P

Análise Real

P

Teoria das Categorias

P,C

Métodos Matemáticos da Física

P,A

Análise Funcional Aplicada

P,A

Processos Estocásticos

A

Modelos Estocásticos

A

Optimização Numérica

A

Métodos Numéricos para EDPs

A

Métodos Matemáticos da Biologia

A

Optimização Combinatória

A,C

Programação Linear

A

Amostragem e Sondagens

A

Matemática Financeira

A

Visualização Computacional

C

Bases de Dados

C

Programação Avançada

C

Programação Orientada para Objectos

C

Computação Paralela

C

 

P – Matemática Pura    A – Matemática Aplicada    C – Computação