cartaz1011_Mini

Olimpíadas de Matemática do Ensino Básico

Mini-Olimpíadas Portuguesas de Matemática — XXIX OPM

2010/2011 - Âmbito Nacional

cartaz1011_Cat
Entrada Apresentação Organização Inscrições Utilizadores Problemas Escolas Inscritas/Vencedores Outras Ligações

Regulamento

Disposições Gerais

As Olimpíadas de Matemática consistem num concurso de problemas de Matemática dirigido a alunos do 3º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico, que visa criar e desenvolver o gosto pela Matemática nos primeiros anos de escolaridade. Os problemas propostos fazem, sobretudo, apelo à capacidade de raciocínio e imaginação do aluno.

As Olimpíadas de Matemática constam de uma única prova que se realizará em todas as escolas do 1º ciclo que manifestem interesse em participar, mediante uma inscrição prévia da Escola Sede.

A prova realizar-se-á na escola participante, no dia , em horário escolhido pela escola. Na impossibilidade da prova se realizar na data estabelecida, poderá ser realizada numa data escolhida por cada escola participante, no período de . A prova consta de um mínimo de 4 problemas; tem a duração de 1 hora; é resolvida individualmente, sem consulta de apontamentos ou quaisquer textos, nem utilização de máquinas de calcular.

Os enunciados só devem ser disponibilizados aos alunos depois do dia .

Organização da Prova

As Olimpíadas de Matemática são coordenadas por uma Comissão Organizadora, que é responsável pela elaboração do enunciado da prova e dos critérios de correcção e pelo seu envio à Escola Sede de Agrupamento de Escolas.

Os enunciados das provas estarão acessíveis às escolas inscritas entre . O acesso será efectuado através da página das OMEB, utilizando os dados de utilizador e a nova senha fornecidos após a inscrição da escola.

A partir do dia o acesso aos enunciados será livre.

O acesso aos critérios de correcção e a um modelo de diploma (reservados às escolas inscritas) pode ser efectuado a partir das , utilizando os dados de utilizador e a nova senha.

O Conselho Executivo da Escola Sede de cada Agrupamento de Escolas designará uma Comissão Coordenadora em cada escola do 1º ciclo que será responsável pela organização da prova, pela sua correcção e pelo critério de selecção dos vencedores.

É fundamental, para o êxito deste concurso, a intervenção e empenho da Escola no seu todo. A Comissão Organizadora não se responsabiliza pela atribuição de prémios e apela para que a comunidade educativa de cada Escola promova a realização de uma cerimónia de entrega de prémios e diplomas. Disponibiliza apenas um modelo de diploma que poderá ser utilizado em cada escola.

A Escola Sede compromete-se a enviar a lista de vencedores de cada escola do 1º ciclo, para que essa informação possa ser disponibilizada na página das Olimpíadas de Matemática do Ensino Básico.


 

Ciencia Viva   SPM   Departamento Matematica UC   Ciencia e Inovacao   BES   FCG