Serviço de chaves públicas de encriptação do DMUC

O Laboratório de Cálculo disponibiliza um servidor de chaves públicas de encriptação acessível apenas dentro da rede informática do Departamento de Matemática. Recorrendo a estas chaves é possível o envio de correio electrónico cifrado entre utilizadores do Laboratório de Cálculo.

Este servidor permite unicamente a obtenção de chaves públicas de utilizadores do Laboratório de Cálculo.


A forma mais cómoda de obtenção e colocação de chaves no servidor, bem como o envio e recepção de correio electrónico cifrado, é usando software compatível com a norma OpenPGP associado ao seu leitor de correio electrónico.

No caso do Mozilla Thunderbird pode usar a extensão Enigmail em conjunto com o software GnuPG. Outro exemplo de software compatível com a norma OpenPGP é o Gpg4win que permite a integração com o Microsoft Outlook 2003 e 2007.

Genericamente, a única configuração necessária neste tipo software é a indicação do servidor de chaves a usar, sendo este:

keys.mat.uc.pt (porto 11371)



Para procurar uma chave pública sem recurso a software compatível com a norma OpenPGP, pode efectuar uma pesquisa no servidor de chaves usando a seguinte ferramenta:

      Nome ou endereço de
      correio electrónico
: