Rede sem fios eduroam

A gestão e manutenção da rede sem fios da Universidade de Coimbra são da responsabilidade do Centro de Informática da Universidade de Coimbra.


A rede sem fios da UC integra a rede Eduroam e pode ser utilizada por quem possua uma conta de correio electrónico num organismo da UC ou em qualquer outra instituição que tenha aderido à rede Eduroam.


A rede sem fios da UC pode ser acedida através de dois SSIDs:

    eduroam-guest

    Normalmente só usado em situações de excepção.

    Apenas as credenciais de autenticação são encriptadas, sendo o restante tráfego transmitido sem protecção, pelo que apenas permite tráfego HTPP / HTTPS e SSH e está limitado ao um número máximo de 100 utilizadores simultâneos.

    Para aceder basta, com a placa de rede sem fios activa, abrir um navegador WWW e aceder a uma página qualquer, sendo automaticamente redireccionado para um portal de autenticação.


    eduroam

    A comunicação entre o equipamento do utilizador e o ponto de acesso à rede é encriptada, sendo este o SSID a usar preferencialmente devido ao grau de segurança conferido pela encriptação.


    Os requisitos para utilização do SSID eduroam são:

    • Credenciais de autenticação (username e password) numa instituição pertencente à Eduroam;
    • Equipamento com placa de rede sem fios certificada de acordo com a norma IEEE 802.11b/g;
    • Software cliente com suporte para WPA2.

    Genericamente os parâmetros de configuração do software cliente são os seguintes:

    • SSID eduroam
    • Tipo de encriptação WPA2
    • Tipo de chave de encriptação AES
    • Método de autenticação 802.1x
    • Tipo de autenticação EAP-TTLS com PAP, sem verificação de certificados

    Nota: Na maioria dos sistemas operativos é necessário instalar software adicional para se poder usar a autenticação do tipo EAP-TTLS. No caso de sistemas operativos Windows este tipo de software pode ser obtido gratuitamente no endereço http://www.securew2.com/


No caso de sistemas Mac OS pode consultar aqui instruções de configuração.


Para mais informações e instruções de configuração mais pormenorizadas consulte a página do CIUC. Todas as instruções de configuração na página do CIUC são aplicáveis aos utilizadores do Laboratório de Cálculo, à excepção das relativas à verificação de certificados, verificação essa que deve ser desactivada.