2ª circular (12/06/2015)

CiEMeLP 2015 – AS MÚLTIPLAS FORMAS DE FAZER E COMUNICAR A CULTURA MATEMÁTICA EM LÍNGUA PORTUGUESA
Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Coimbra, Portugal, 28 a 31 de outubro de 2015

2ª circular

A primeira conferência internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa vai realizar-se em Coimbra no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra entre quarta-feira dia 28 de outubro e sábado dia 31 de outubro de 2015. Esta conferência conta já com o generoso apoio financeiro do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra e da Fundação Calouste Gulbenkian. Aguardamos ainda a concretização de outros apoios.

O Espaço Matemático em Língua Portuguesa – EMeLP é uma organização internacional, filiada à International Commission on Mathematical Instruction – ICMI, que congrega os países e comunidades de língua portuguesa, e visa ao intercâmbio de projetos, ações e iniciativas em ensino de matemática, matemática interdisciplinar, divulgação da matemática e manifestações culturais matemáticas.

Os conferencistas plenários que já podemos confirmar são:

Eduardo Colli (Universidade de São Paulo, Brasil)
Irene M Cazorla (Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Brasil)
Marcos Cherinda (Universidade Pedagógica, Maputo, Moçambique)
José Francisco Rodrigues (Universidade de Lisboa, Portugal)
Henrique Leitão (Universidade de Lisboa, Portugal)
João Pedro Ponte (Universidade de Lisboa, Portugal)

Na sessão especial dedicada à obra de Paulus Gerdes (1953-2014) o conferencista principal será Ubiratan D’Ambrosio (professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Brasil). Sessão especial dedicada à obra de José Sebastião e Silva (1914-1972) a conferencista principal será Anabela Teixeira (Ludus, Lisboa, Portugal).

Até dia 31 de julho podem ser submetidos trabalhos que podem assumir a forma de pósteres ou integrar-se nos seguintes 5 Grupos de Discussão:

A) Matemática, Cultura e Sociedade
B) Relações entre a Atividade Matemática na Escola, na Universidade e em outras Práticas Sociais
C) A Comunicação Matemática na Escola e fora dela
D) Formação de Professores que Ensinam Matemática na Educação Básica e Secundária
E) Usos de Tecnologias no Ensino e na Comunicação da Matemática

Os trabalhos a submeter devem ter a forma de um resumo alargado com 2 a 5 páginas, devem seguir um formato (template) que está disponível no site do CiEMeLP e devem ser submetidos através do sistema EasyChair no seguinte endereço:

https://easychair.org/conferences/?conf=ciemelp2015

As inscrições feitas até 5 de setembro terão o valor de 50 euros (para estudantes de licenciatura e mestrado o valor será de 15 euros). Após 5 de setembro o valor será de 70 euros (resp. 20 euros). A inscrição inclui a documentação, os intervalos para café e o programa social. Para participar no jantar oficial do encontro será necessário pagar o valor de 15 euros (o jantar será no Centro Cultural D.Dinis da Universidade de Coimbra). O programa incluirá ainda atividades turísticas culturais com acompanhamento especializado preparado especialmente para esta conferência.

As inscrições estão disponíveis na página oficial do encontro:

http://www.mat.uc.pt/~emelp/

Pode também seguir-nos no Facebook: https://www.facebook.com/emelportuguesa

Qualquer dúvida deve ser enviada para o endereço oficial da conferência: emelp@mat.uc.pt