EMeLP

Espaço Matemático em Língua Portuguesa, uma Conferência Regional da ICMI.

ICMI

International Commission on Mathematical Instruction

CPLP

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Novidades

Primeira versão do Programa do EMeLP 2015.
No EMeLP 2015 haverá 4 conferências plenárias e 12 conferências paralelas.

Serão constituídos vários grupos de discussão para as quais serão solicitadas comunicações.

Haverá lugar à apresentação de posteres.

Haverá 3 sessões de homenagem a personalidades matemáticas relevantes do espaço matemático em língua portuguesa.

Todas as sessões decorrerão no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e no Museu da Ciência. Haverá uma tarde dedicada a visitas guiadas a lugares históricos.

Lançado o site do EMeLP 2015.
Já se encontra disponível, com as primeiras informações, a página de apoio ao primeiro encontro do EMeLP.

O Espaço Matemático em Língua Portuguesa – EmeLP é uma organização internacional, filiada à International Commission on Mathematical Instruction – ICMI, que congrega os países e comunidades de língua portuguesa, e visa ao intercâmbio de projetos, ações e iniciativas em ensino de matemática, matemática interdisciplinar, divulgação da matemática, manifestações culturais matemáticas.

EMeLP marcado para outubro de 2015
Realização periódica da Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa (CIEMeLP), configurada como uma Conferência Regional da ICMI. A CIEMeLP visa ao intercâmbio de pesquisa e projetos acadêmicos nas linhas de ação do EMeLP, entre os países e comunidades de língua portuguesa, e será sediada alternadamente nos países associados. A primeira edição da CIEMeLP é prevista para 28 a 31 de outubro de 2015 em Coimbra, Portugal.

Notícias

12 de dezembro de 2014
Sebastião e Silva
Comemora-se este ano o centenário do nascimento de José Sebastião e Silva (1914-1972), o mais original e influente matemático português do século XX

10 de novembro de 2014
Paulus Gerdes
Faleceu o matemático moçambicano Paulus Gerdes, professor catedrático, reconhecido internacionalmente pelos seus estudos. Autor de diversos livros e com estudos publicados em revistas especializadas, Paulus Gerdes ocupou funções pedagógicas em universidades moçambicanas e esteve ligado a instituições académicas africanas.