Grupo de Discussão 1

Matemática, Cultura e Sociedade

Coordenação: Carlota Simões (Universidade de Coimbra, Portugal), Eduardo Colli (Universidade de São Paulo, Brasil) e Jorge Nuno Silva (Universidade de Lisboa, Portugal).

Organização: O grupo de discussão está organizado em três sessões paralelas. Cada comunicação tem a duração de 15 minutos. Após a apresentação das comunicações haverá espaço para discussão plenária.


Quarta feira 28/10 – 14.00-16.00 – Escola e matemática recreativa

14.00-14.15: (6) A relação afetiva com o conhecimento matemático como produto dos aspectos sócio-culturais e escolares, Amanda Marina Andrade Medeiros

14.15-14.30: (25) Magia Matemática em Acção, Andreia Hall, Ricardo Pereira, Nuno Bastos

14.30-14.45: (37) A matemática recreativa do espaço português, Jorge Nuno Silva

14.45-15.00: (39) O Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, Alda Carvalho, Carlos Santos, João Neto e Jorge Nuno Silva

15.00-15.15: (163) ClubeMath: do 1º ciclo à Universidade, Susana Baptista, Nelson Chibeles-Martins, Gracinda Rita Guerreiro, Fátima Rodrigues e Maria Do Céu Soares. 

15.15-15.30: (165) Jogos matemáticos: traços de lusofonia, Joana Latas, Maria Santos, Milton Rosa, Astrigilda Silveira, Abdulcarimo Ismael e Jaime Silva.

15.30-16.00: questões e debate

Quinta feira 29/10 – 14.00-16.00 – Matemática e cultura

14.00-14.15: (65) Comunicar matemática através das obras de arte da Cidade Universitária de Coimbra, Paulo Saraiva

14.15-14.30: (211) Uma visão de educação matemática através de grafismos rupestres: etnomatemática nas pinturas rupestres do Parque Estadual de Monte Alegre – PA, Wilde Rebelo e E. Souza

14.30-14.45: (97) Enfeites da mulher Nyaneka-Nkhumbi do sul de Angola. Tarefas como elo entre as tradições e a educação matemática. Domingos Dias, Cecília Costa e Pedro Palhares

14.45-15.00: (45) Pisando arte e matemática em Lisboa, Alda Carvalho, Carlos Santos, Jorge Silva e Ricardo Teixeira

15.00-15.15: (31) A matemática na comunicação jornalística em Portugal: um estudo sobre os seus problemas, Susana Pereira, António Machiavelo e José Azevedo

15.15-15.30: (18): A correspondência de Hugo Ribeiro, Isabel Oitavem, Reinhard Kahle e Helena Rocha

15.30-16.00: questões e debate

Sexta feira 30/10 – 17.30-19.30 – Matemática, escola e sociedade

17.30-17.40: (1) A influência sociocultural da linguagem no ensino e aprendizagem em matemática: uma perspectiva etnomatemática, Milton Rosa and Daniel Clark Orey

17.40-17.50:  (48) O ensino matemático em quatro escolas profissionais portuguesas, Alexandra Sofia Da Cunha Rodrigues e José Manuel Matos

17.50-18.00: (53) Análise do desempenho do PISA, por meio de ferramenta de análise envoltória de dados, Denise Ferreira, Tadeu Carvalho e Luciano Fujita

18.00-18.10: (69) Perspectivas etnomatemáticas de alunos do 6o ano de escolaridade de uma escola básica de Olhão, Algarve, Portugal, Sofia Graça e António Guerreiro

18.10-18.20: (90) Conceções e práticas em matemática no ensino secundário geral em Timor-Leste, Isabel Cabrita and Margarida Lucas

18.20-18.30: (26) Cruzar fronteiras entre a matemática e a cultura: a descoberta de simetrias na calçada e no artesanato, Andreia Hall and Ricardo Teixeira

18.30-18.40: (134) Principais fatores influenciadores dos resultados de matemática de estudantes portugueses e brasileiros no PISA, Joaquim Pinto, Jaime Silva e Teresa Neto

18.40-18.50: (155) Matemática realista – uma experiência com alunos da 12a classe do 2o ciclo em Angola, Paxe Amazonas, Teresa B. Neto e Elpídio A. Lopes

18.50-19.20: questões e debate