Faculdade de Ciências e Tecnologia

Universidade de Coimbra

Estágio Pedagógico do Ramo Educacional

2007/2008

 

Perfis de desempenho dos Estagiários - parte científica

Aprovados na reunião da Comissão de Estágio de 25/10/2007

 

O Regulamento dos Estágios Pedagógicos diz que "a avaliação deve encarar-se como um processo contínuo de reflexão, análise e discussão da actividade individual e de grupo, no sentido de superar erros cometidos, vencer dificuldades e ajustar o ritmo de trabalho" e que "a avaliação terá em conta a conjugação de diversos par‰metros cujas expressões parcelares conduzirão a uma única apreciação global."

A avaliação é assim incontornavelmente complexa, pelo que este documento pretende proceder a uma uniformização mínima da avaliação dos estagiários que proporcione aos orientadores e estagiários tanto uma linha orientadora do seu trabalho como alguma flexibilidade que não iniba as iniciativas necessárias numa tarefa tão complexa.

                 

Este documento debruça-se apenas sobre os perfis de desempenho a observar pelo orientador científico. De acordo com o Regulamento dos Estágios Pedagógicos, o trabalho e observação do orientador científico incidem essencialmente sobre cinco aspectos:

a)    Sessões de exposição oral

b)   Textos das sessões de exposição

c)    Aulas assistidas

d)   Actividades de dinamização científica da escola

e)  Participação em encontros

 

Os perfis de desempenho incidirão assim sobre estes cinco aspectos:

 

Sessões de exposição oral:

Insuficiente

Revela confusão com os conceitos científicos envolvidos

12

Revela frequentes hesitações com alguns conceitos científicos envolvidos

14

Exposição escorreita, com raras hesitações, mas sem capacidade de sair do previamente preparado quando é questionado, ou sem capacidade de argumentação sobre o que exp™s

16

Exposição clara com capacidade de sair do previamente preparado quando é questionado e com capacidade de argumentação sobre o que exp™s, revelando alguma cultura na área científica da especialidade

18

Exposição muito clara e com capacidade de discussão segura e correcta sobre temas relacionados com o que exp™s, revelando boa cultura na área científica da especialidade (nomeadamente ao nível dos conceitos fundamentais)

Outros critérios para atribuir pontuações intermédias: capacidade de corrigir erros evidenciados na preparação do trabalho e de corrigir insuficiências nos planos apresentados, ˆ vontade na pesquisa bibliográfica e capacidade de leitura de bibliografia diversificada.

 

 

 

Textos para as sessões de exposição:

Insuficiente

Textos de difícil leitura e compreensão e com incorrecções

12

Textos com algumas incorrecções ou pouco organizados ou pouco claros

14

Textos apenas com incorrecções muito pontuais, razoavelmente organizados mas com pouca clareza

16

Textos totalmente correctos, razoavelmente bem escritos e bem estruturados

18

Textos muito claros, bem escritos e muito bem estruturados

Estes textos poderão também incluir as versões de trabalho, de acordo com as indicações dos orientadores.

Outros critérios para atribuir pontuações intermédias: capacidade de corrigir erros e insuficiências em anteriores versões, ˆ vontade na pesquisa bibliográfica e capacidade de leitura de bibliografia diversificada.

 

 

 

Aulas assistidas:

Insuficiente

Aulas com abundantes erros e pouca clareza

12

Aulas com alguns deslizes científicos e pouca clareza

14

Aulas com raros deslizes científicos, alguma clareza, mas revelando dificuldades em responder ˆs questões dos alunos

16

Aulas sem deslizes científicos e claras, mas revelando algumas dificuldades em responder ˆs questões dos alunos

18

Aulas claras e rigorosas e revelando capacidade de responder clara e rigorosamente ˆs questões dos alunos

Outros critérios para atribuir pontuações intermédias: planos bem elaborados, uso correcto e expedito da tecnologia, exemplos bem escolhidos e imaginativos, adequação dos assuntos ao nível etário dos alunos, diversificação de recursos educativos.

 

 

 

Actividades de dinamização científica da escola:

Insuficiente

Poucas ou nenhumas actividades

12

Actividades com pouco impacto e com insuficiências científicas

14

Actividades com pouco impacto ou com insuficiências científicas ou deficientemente exploradas

16

Actividades interessantes, sem insuficiências científicas e minimamente exploradas

18

Actividades interessantes, motivadoras, correctas, imaginativas e bem exploradas

Outros critérios para atribuir pontuações intermédias: capacidade de dinamizar competições como as Olimpíadas (de Matemática, de Física, etc.), o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos ou similares, competições de Centros Ciência Viva ou similares, capacidade de lidar com questões tradicionalmente difíceis, materiais bem elaborados, exemplos com impacto.

 

 

 

Participação em encontros:

Insuficiente

Não vai a encontros

12

Participa de forma passiva nalguns encontros

14

Participa de forma activa em encontros, individualmente ou em grupo

16

Participa de forma activa e com qualidade  em encontros, individualmente ou em grupo

18

Participa, individualmente, de forma activa e com qualidade em encontros, sendo o seu trabalho apreciado positivamente pelos colegas e participantes

Os encontros a incluir nesta alínea podem ser: Encontro de Estágios, Encontros Regionais da APM e da SPM ou outras associações, Tardes de Matemática da SPM, Conferências promovidas pelo Departamento de Matemática, pelas Escolas ou por outras associações, Cursos de formação contínua, outros encontros regionais de Matemática, de Ciências ou sobre Questões Pedagógicas.

 

 

 

Nota final do orientador científico:

A nota final do orientador científico é calculada como a média pesada dos aspectos atrás considerados, arredondada ˆs unidades, em que os pesos são os seguintes:

a)    Sessões de exposição oral                               - 3

b)    Textos das sessões de exposição                    - 3

c)    Aulas assistidas                                                 - 2

d)    Actividades de dinamização da escola             - 1

e)    Participação em encontros                                           - 1