Departamento de Matemática

Universidade de Coimbra

Estágio Pedagógico do Ramo Educacional

2007/2008

 

 

 

Perfis de desempenho dos Estagiários - parte pedagógica

aprovados na reunião da Comissão de Estágio de 25/10/2007

 

 

 

O Regulamento dos Estágios Pedagógicos diz que "a avaliação deve encarar-se como um processo contínuo de reflexão, análise e discussão da actividade individual e de grupo, no sentido de superar erros cometidos, vencer dificuldades e ajustar o ritmo de trabalho" e que "a avaliação terá em conta a conjugação de diversos parâmetros cujas expressões parcelares conduzirão a uma única apreciação global."

A avaliação é assim incontornavelmente complexa, pelo que este documento pretende proceder a uma uniformização mínima da avaliação dos estagiários que proporcione aos orientadores e estagiários tanto uma linha orientadora do seu trabalho como alguma flexibilidade que não iniba as iniciativas necessárias numa tarefa tão complexa.

                 

Este documento debruça-se apenas sobre os perfis de desempenho a observar pelo orientador pedagógico. O trabalho e observação do orientador pedagógico incidem essencialmente sobre sete aspectos:

a)    Conhecimento do conteúdo

b)   Conhecimento do currículo

c)    Preparação das aulas

d)   Organização e condução das aulas

e)    Avaliação das aulas

f)     Participação na vida da escola

g)   Desenvolvimento profissional

 

Os perfis de desempenho incidirão assim sobre estes sete aspectos:

 

a) Conhecimento do conteúdo:

Insuficiente

Conhecimento deficiente dos conceitos básicos e procedimentos específicos da Matemática, revelando falta de capacidade para responder a dúvidas ou questões dos alunos.

12

Conhecimento nem sempre seguro dos conceitos e técnicas matemáticas constantes dos programas dos anos de escolaridade leccionados.

14

Conhecimento razoavelmente seguro dos conceitos e técnicas matemáticas constantes dos programas dos anos de escolaridade leccionados, mas revelando dificuldades na sua explanação aos alunos e colegas.

16

Conhecimento seguro dos conceitos e técnicas matemáticas constantes dos programas dos anos de escolaridade leccionados, revelando capacidade de explanação convincente aos alunos e colegas.

18

Além do anterior, capacidade de relacionamento de conceitos de diferentes áreas da Matemática e de diferentes disciplinas e conhecimento da sua história.

Outros critérios para atribuir pontuações intermédias: capacidade de responder apropriada e atempadamente a questões dos alunos, capacidade de pesquisar temas menos comuns.

 

b) Conhecimento do currículo:

Insuficiente

O livro de texto é usado como base exclusiva para o ensino.

12

Conhecimento das orientações programáticas principais dos programas dos anos de escolaridade leccionados, no que diz respeito a finalidades, objectivos gerais e específicos, metodologias, materiais, conhecimentos matemáticos e avaliação.

14

Além do anterior, compreensão e capacidade de articulação dos diversos componentes dos programas.

16

Além do anterior, capacidade de identificação dos conhecimentos matemáticos, capacidades e atitudes centrais dos programas, revelando alguma capacidade de analisar criticamente o livro de texto do ponto de vista do programa.

18

Além do anterior, conhecimento de situações extracurriculares e de outras disciplinas que se relacionem directamente com os temas do programa de Matemática, capacidade de analisar criticamente o livro de texto do ponto de vista do programa.

Outros critérios para atribuir pontuações intermédias: capacidade de responder com segurança a questões dos alunos que se relacionem com anos anteriores, capacidade de pesquisar temas menos comuns.

 

c) Preparação das aulas:

Insuficiente

Ausncia de preparação das aulas e/ou preparação não cuidada ou inconsciente, não revelando preocupação com os objectivos, os resultados da aprendizagem dos alunos e as suas necessidades. Notória utilização de um método de ensino em particular, o qual nem sempre é apropriado para os objectivos e necessidades dos alunos

12

Capacidade de elaborar planos de aula coerentes tendo em conta as orientações curriculares gerais, as necessidades dos alunos, e articuladas com aulas anteriores e posteriores.

14

Além do anterior, adaptação e selecção de tarefas relevantes para a aprendizagem dos alunos, selecção, adaptação e elaboração de materiais e recursos adequados, incluindo as novas tecnologias.

16

Além do anterior, concepção, adaptação e selecção de tarefas estimulantes e relevantes para o progresso dos alunos.

18

Além do anterior, preparação cuidadosa de formas de trabalho diversificadas e consistentes com os objectivos, incluindo momentos de trabalho com toda a turma, em grupos, em díades e trabalho individual.

Outros critérios para atribuir pontuações intermédias: definição adequada dos objectivos e previsão de estratégias que permitam a sua consecução, capacidade de ouvir e incorporar adequadamente as sugestões do orientador, capacidade de envolvimento numa sala de estudo e actividades afins, previsão eficiente dos diversos momentos da aula, em particular, do início e final, e da gestão do tempo, previsão de formas de avaliação do grau de consecução dos objectivos da aula, preparação de formas de trabalho diversificadas e consistentes com os objectivos, incluindo momentos de trabalho com toda a turma, em grupos, em díades  e trabalho individual.

 

d) Organização e condução das aulas:

Insuficiente

Condução de aulas desorganizadas, com reduzida antecipação de problemas e falta de consistncia nas acções desenvolvidas para obter comportamento adequado da turma e condições para a aprendizagem. Incapacidade de comunicar de uma forma eficiente. Realização de aulas aborrecidas, monótonas, caracterizadas por falta de imaginação, vigor e rigor.

12

Capacidade de criar e manter um ambiente de trabalho adequado na sala de aula.

Capacidade de estabelecer e manter regras e rotinas justas e apropriadas para os alunos.

14

Além do anterior, capacidade de levar ˆ prática as formas de trabalho previstas e utilização de recursos e materiais seleccionados, preocupação com a gestão do tempo.

Capacidade de utilização de materiais e recursos previstos, em particular, as novas tecnologias, embora de forma nem sempre muito conseguida.

16

Além do anterior, capacidade de levar ˆ prática as formas de trabalho diversificadas, incluindo momentos colectivos de trabalho com toda a turma, em grupos, em díades e trabalho individual.

Capacidade de utilização de materiais e recursos previstos, em particular, as novas tecnologias.

18

Além do anterior, capacidade de fazer inflexões relativamente ao plano previsto sempre que o desenvolvimento da aula o justifique.

Capacidade de utilização eficaz de materiais e recursos previstos, em particular, as novas tecnologias.

Outros critérios para atribuir pontuações intermédias: capacidade de organizar a sala de aula de forma adequada, estabelecendo as condições físicas adequadas para o trabalho a desenvolver.

 

e) Avaliação das aulas:

Insuficiente

Avaliação não focalizada nos aspectos essenciais e não revelando reflexão sobre a prática nem vontade de incorporar sugestões de outros colegas e orientador.

12

Capacidade para descrever as aulas em termos de tarefas propostas, da estratégia usada, do ambiente de aprendizagem, do papel dos alunos e do professor.

14

Além do anterior, capacidade de análise crítica do grau de consecução dos objectivos pretendidos com identificação dos factores de (in)sucesso das aulas.

16

Além do anterior, capacidade de análise crítica do grau de consecução dos objectivos pretendidos em função da avaliação da aprendizagem dos alunos e do desenvolvimento das suas capacidades e atitudes, elaborando relatórios adequados das suas aulas.

18

Além do anterior, identificação adequada dos factores de (in)sucesso das aulas e sugestão e discussão de alternativas pertinentes para a sua melhoria, elaborando relatórios completos e com reflexão bem ponderada.

Outros critérios para atribuir pontuações intermédias: identificação de factores de (in)sucesso das aulas e sugestão de alternativas para a sua melhoria, compreensão da necessidade de reflexão sobre a prática lectiva e disposição para aceitar sugestões de colegas e orientador.

 

f) Participação na vida da escola:

Insuficiente

Isolamento relativamente ˆ vida da escola, com ausncia de participação nas actividades onde poderia colaborar. Desconhecimento ou alheamento das regras de funcionamento da escola

12

Compreensão da escola como instituição e do lugar e função que esta tem na comunidade. Organização de sessões de formação na escola.

14

Além do anterior, compreensão do papel das actividades extra-lectivas na dinamização da vida da escola e no envolvimento dos alunos na aprendizagem, participando de forma construtiva. Organização ou apresentação de trabalhos destinados ˆ comunidade escolar (em geral ou a algum grupo em particular).

16

Além do anterior, disposição e capacidade de colaborar na preparação e realização de actividades extra-lectivas pertinentes que favoreçam o desenvolvimento nos alunos de capacidades e atitudes positivas em relação ˆ  escola e, em especial, ˆ Matemática. Organização e apresentação de trabalhos destinados ˆ comunidade escolar (em geral ou a algum grupo em particular) que sejam bem recebidos.

18

Além do anterior, disposição e capacidade de propor e colaborar na preparação e realização de actividades extra-lectivas que contribuam para a formação dos colegas da escola, nomeadamente promovendo sessões de discussão e formação com elementos da escola, do núcleo de estágio e exteriores ˆ escola. Apresentação ˆ escola de trabalhos realizados pelo núcleo de estágio que sejam bem recebidos pelos destinatários.

Outros critérios para atribuir pontuações intermédias: grau de envolvimento em actividades relativas a Olimpíadas de Matemática, Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, actividades de Centros Cincia Viva ou similares, imaginação e capacidade de trabalho com os colegas e outras entidades da escola ou fora da escola, apresentação de actividades da escola em encontro regionais ou nacionais.

 

g) Desenvolvimento profissional:

Insuficiente

Falta de relações de trabalho com os profissionais mais próximos, em particular, com o núcleo de estágio e com os colegas de grupo de Matemática da escola. Indisponibilidade para procurar e aceitar ajuda.

12

Conscincia das suas próprias responsabilidades como professor, assumindo-se como um profissional autónomo e  empenhado. Participação em encontros.

14

Além do anterior, preocupação em conhecer e estabelecer contacto com recursos humanos e materiais importantes para a profissão de professor.

Participação nalguma actividade de formação, nomeadamente conferncias, encontros e cursos, como os promovidos pela SPM e pela APM.

Apresentação de trabalhos no Encontro de Estágios.

16

Além do anterior, preocupação e capacidade em reflectir sobre a prática profissional, identificando problemas e definindo estratégias para a sua superação.

Participação em várias actividades de formação, nomeadamente conferncias, encontros e cursos, como os promovidos pela SPM e pela APM.

Apresentação de trabalhos no Encontro de Estágios, com uma participação pessoal activa e de qualidade.

18

Além do anterior, disposição e capacidade para reflectir sobre a prática profissional, para definir problemas e questões a investigar e desenvolver projectos individuais ou colectivos de intervenção sobre esses problemas.

Participação activa (coadjuvando sessões ou apresentando trabalhos) em actividades de formação, nomeadamente conferncias, encontros e cursos, como os promovidos pela SPM e pela APM.

Apresentação de um trabalho individual e participação pessoal activa e de qualidade em apresentações de grupo (oral ou sob a forma de cartaz) no Encontro de Estágios.

Outros critérios para atribuir pontuações intermédias: Disposição e capacidade para trabalhar em grupo, para discutir com outros professores sobre questões profissionais, para procurar e aceitar ajuda, para cooperar, conhecimento das ideias fundamentais relativas ˆ realização de um projecto educativo, apresentação de trabalhos de estágio em encontros regionais da SPM ou da APM ou de outras organizações.

 

 

 

 

 

Nota final do orientador pedagógico:

A nota final do orientador pedagógico é calculada como a média pesada dos aspectos atrás considerados, arredondada ˆs unidades, em que os pesos são os seguintes:

a)    Conhecimento do conteúdo                                    - 2

b)    Conhecimento do currículo                                          - 2

c)    Preparação das aulas                                                       - 2

d)    Organização e condução das aulas                   - 3

e)    Avaliação das aulas                                                            - 1

f)     Participação na vida da escola                                  - 2

g)    Desenvolvimento profissional                   - 1