Escola Básica 2, 3 de Inês de Castro

 

 

 

 

 

PLANO DE ACTIVIDADES

 

 

 

 

 

Ano Lectivo 2002 / 2003

 

 

 

 

 

 

Identificação do núcleo de estágio

 

 

Estagiário

Anos

Jorge Costa

7ºD

8ºA

Luísa Carvalho

7ºB

8ºC

Luísa Pedro

7ºC

8ºD

 

 

Orientadora Pedagógica: Maria Hermínia Fraga Tinoco Frade de Macedo

Orientador Científico: José Augusto Ferreira

 

 

Actividades a desenvolver durante o ano de estágio

 

 

Lectivas

 

 

Ø    Planificação das aulas, em que se inclui a realização de fichas de trabalho e de avaliação, bem como a recolha e elaboração dos diversos materiais necessários para uma melhor compreensão das aulas por parte dos alunos. Esta planificação é elaborada de acordo com os conteúdos, objectivos e propostas metodológicas referidas no programa.

 

Ø    Execução da aula tendo em conta não só a planificação, mas também as características de cada turma e o tipo de trabalho que se pode desenvolver no decorrer da aula, tais como trabalho individual e trabalho de grupo.

 

Ø    Avaliação dos alunos através de diversos instrumentos, nomeadamente fichas sumativas, observação directa, fichas formativas, trabalhos de casa, participação na aula e trabalhos individuais ou de grupo.

 

Ø    Observação de todas as aulas da turma da Orientadora Pedagógica, assim como uma assistência semanal a uma das turmas dos outros formandos.

 

Ø     Observação das aulas assistidas pela Orientadora Pedagógica, desde que haja compatibilidade de horário e posterior reflexão e discussão conjunta com o intuito de melhorar o trabalho desenvolvido.

 

Ø    Acompanhamento por parte da formanda Luísa Carvalho de uma aluna do Ensino Especial com currículo alternativo.

 

Ø     Acompanhamento por parte da formanda  Luísa Pedro de dois alunos do Ensino Especial.

 

 

Escola_Meio

 

c      Participação activa nas reuniões e actividades a realizar pelo Departamento.

 

c      Reuniões do núcleo de estágio com a Orientadora Pedagógica para trabalhar assuntos relacionados com o programa, tais como a forma como as aulas são leccionadas, balanço da semana que decorreu e debates sobre problemas que surjam, assim como a preparação das aulas da semana seguinte.

 

c      Participação nas reuniões de Conselho de Turma e em reuniões gerais de Professores.

 

c      Colaboração e troca de materiais com os colegas de Departamento.

 

c      Elaboração do Problema da Quinzena, em que se procura que todos os alunos da Escola se empenhem na resolução dos vários problemas que vão sendo expostos ao longo do ano lectivo.

 

c      Participação nas “Olimpíadas da Matemática”,  juntamente com os professores do Departamento.

 

c      Participação na realização da Semana da Matemática a decorrer no 2º período.

 

c      Participação no concurso “Quem quer ser Matemático?”, a decorrer durante a Semana da Matemática.

 

c      Participação no “Equamat 2003” a realizar em Aveiro.

 

c      Elaboração de uma página de Matemática, para o Jornal da Escola. O conteúdo para esta página é recolhido pelas turmas, bem como pelo núcleo de estágio.

 

c      Organização de um Peddy-Paper em colaboração com os núcleos de estágio de Biologia/Geologia, Física-Química e História. Esta actividade tem como objectivos:

§       Promover a interdisciplinaridade:

§       Criar um clima de empatia entre Professores, Alunos e Funcionários.

 

c      Realização de uma exposição sobre “A Matemática e a Filatelia”, em colaboração com o Presidente da secção de Filatelia da A.A.C.

 

c      Participação numa conferência sobre o tema “A Matemática e a Filatelia” a desenvolver pelo Presidente da secção de Filatelia da A.A.C.

 

c      Organização de uma visita de estudo ao Visionarium, destinada a alunos do 8º Ano. Esta actividade tem como objectivo principal possibilitar o contacto e familiarização dos jovens com o espaço interactivo da Ciência e Tecnologia.

 

c      Criação do “ActionMat”. Esta actividade visa:

§       Desenvolver a curiosidade e o gosto pela Matemática;

§       Desenvolver o espírito de tolerância e cooperação;

§       Ultrapassar as dificuldades;

§       Desenvolver as capacidades de compreensão, análise e aplicação de conhecimentos;

§       Promover a entreajuda para ultrapassar dificuldades;

§       Promover a auto-aprendizagem.

Esta actividade funciona às segundas e terças feiras das 16h 15m às 18h 15m.

 

c      Apresentação dos trabalhos desenvolvidos na componente científica do estágio. Uma vez que na componente científica do estágio vão ser realizadas actividades de investigação, pretende-se partilhar com todos os professores interessados, os trabalhos desenvolvidos.

 

c      Participação em actividades da Área-Escola, dependendo dos temas escolhidos em cada turma do 8º Ano. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento Profissional

 

 

ü     Elaboração de um dossier de estágio que contenha todos os materiais produzidos e utilizados ao longo do ano.

 

ü     Participação em acções de formação.

 

 

 

 

 

 

Actividades não lectivas

 

 

Participação no trabalho de Direcção de Turma.

 

v    Acompanhamento da vida escolar dos alunos, no que diz respeito ao aspecto sócio-afectivo, assiduidade e aproveitamento.

 

v    Participação em algumas reuniões de Direcção de Turma, tentando, desta forma, estar por dentro de toda a dinâmica e sobretudo da importância do papel do Director de Turma, em todo o processo de ensino-aprendizagem.

 

v    Tratamento de um determinado tema, por cada um dos formandos, nas aulas de Formação Cívica.