ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DR. PEDROSA VERÍSSIMO – PAIÃO

 

PLANO DE ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES PROPOSTAS PELO NÚCLEO DE ESTÁGIO DE MATEMÁTICA

 

ANO LECTIVO 2002/2003

 

 

 

 

OBJECTIVOS GERAIS

ACTIVIDADES

ESTRATÉGIA

DATA PREVISTA

® Manifestar o desejo de aprender e gostar de Matemática através da pesquisa.

® Informar os alunos sobre as diversas actividades a realizar durante o a no lectivo.

® Humanizar a Matemática relacionando etapas da sua história com a evolução da Humanidade.

® Manifestar disponibilidade e interesse na participação em actividades, realizando-as de forma organizada.

 

 

 

 

 

 

®         Estimular a capacidade

dos alunos para executar tarefas relacionadas com a Matemática que aprendem nas aulas.

 

 

®   Desenvolver a

capacidade de resolver problemas, nomeadamente, de formular hipóteses e prever resultados, seleccionando estratégias de resolução.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

® Proporcionar aos alunos o contacto com o lado recreativo da Matemática.

 

 

 

 

®   Reconhecimento da

importância do número p.

 

 

 

®   Proporcionar aos alunos

o contacto com actividades lúdicas da Matemática.

®   Troca de experiências

entre escolas

®   Levar os alunos a

contactar e a trocar ideias com individualidades do meio cientifico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

®   Levar os alunos a

descobrir figuras geométricas em objectos que nos rodeiam no dia – a – dia.

 

 

 

 

 

 

®   Mostrar aos alunos a

importância da Geometria no quotidiano.

 

 

 

 

 

→ Fomentar o gosto pela matemática nos alunos.

 

®   Dinamização de um Placar sobre a Matemática.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

® MAT - PAPER

 

 

 

 

 

 

®   XXI Olimpíadas

nacionais da Matemática.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

®   Colaboração no Jornal da escola: “ O Pretexto “.

 

 

 

 

 

 

®   Festa de Natal

 

 

 

 

 

 

®   Dia do p

 

 

 

 

®   Quatro dias da Matemática

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

® Visita de Estudo

 

 

 

®   Foto – Génios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

® Construção de figuras com sólidos geométricos

 

 

 

 

 

 

→ Laboratório de Matemática

®   No placar constarão:

1 - “problema da quinzena”, isto é, um problema é afixado quinzenalmente, cuja resolução pode ser feita por toda a comunidade escolar, com afixação da melhor resolução.

2 – curiosidades sobre Matemáticos ou eventos importantes do passado e/ou presente da Matemática.

3 – actividade relacionada com a matéria leccionada no momento.

 

 

 

 

 

 

 

® Realizar uma gincana com alguns postos onde, para além dos exercícios propostos, os alunos terão que executar alguns jogos tradicionais.

 

 

®   Resolução simultânea

de duas provas: Pré-Olimpíadas e categoria A; posterior selecção do melhor aluno da categoria A para representação da escola na 2ª eliminatória a nível regional.

 

 

 

 

® Fornecer actividades lúdicas e alguma informação relacionada com a Matemática.

 

 

 

 

®   Peça de teatro

 

 

 

 

 

 

®   Ver um filme:

“ A história do p

® Afixação de cartões alusivos ao p.

 

®   Dinamização do

laboratório de Matemática, com torneios de abalone e quatro em linha

®   Animação da sala dos

Professores

®   Exposição e

manuseamento de jogos e materiais relacionados com a Matemática

®   Palestra

®   Visionamento de alguns

filmes

®   Intercâmbio de alunos

do 4º ano de escolaridade do 1º ciclo com os de 2º e 3º ciclos da nossa escola.

 

 

 

 

 

®   Observando fotografias

cedidas pelo professor, os alunos sobrepondo acetatos, traçam as figuras geométricas que aí aparecem e caracterizam-nas.

 

 

 

 

®   Fornecer aos alunos

uma lista de infra-estruturas da vila, de modo a que eles seleccionem uma delas e a construam com sólidos geométricos.

 

 

®   Acompanhar os alunos

no decorrer de actividades lúdicas e sessões de esclarecimento de dúvidas.

 

®   Durante todo o ano lectivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

® 4 Novembro

 

 

 

 

 

 

®   1º Período

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

®   Durante todo o ano lectivo

 

 

 

 

 

 

®   Final do 1º Período

 

 

 

 

 

 

®   14 Março

 

 

 

 

®   7, 8, 9 e 10 Abril

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

® Maio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

®   3º Período

 

 

 

 

 

 

 

→ Durante todo o ano, quatro horas por semana