ESCOLA BÁSICA INTEGRADA GUALDIM PAIS

  PLANO GERAL DE ACTIVIDADES DO NÚCLEO DE ESTÁGIO DE MATEMÁTICA

ANO LECTIVO 2002/ 2003

 

 

OBJECTIVOS GERAIS

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

ACTIVIDADES

PÚBLICO ALVO

CALENDÁRIO

 

Privilegiar uma relação pedagógica baseada na autonomia.

 

 

 

 

 

Implementar actividades de carácter lúdico- didáctico, visando o desenvolvimento integral do aluno.

 

 

 

 

 

Promover o convívio entre os vários elementos da comunidade educativa.

 

 

 

 

 

Divulgar as diferentes actividades dos núcleos de estágio.

 

 

 

 

 

-        Desenvolver as capacidades cognitivas, criatividade e organização dos alunos.

 

-        Aperfeiçoar a capacidade de observação;

 

-        Desenvolver a criatividade e a sensibilidade estética e literária;

 

-        Desenvolver a sociabilidade

 

-        Gerir os espaços da escola de modo a optimizar a sua utilização;

 

-        Dinamizar a Biblioteca, rentabilizando-a pedagogicamente.

 

-        Rentabilizar a utilização de recursos disponíveis na escola, para professores e alunos.

 

-        Dinamizar a área da direcção de turma, humanizando a sua função.

 

 

-        Potenciar os recursos humanos através de Acções Formação.

 

-        Desenvolver o gosto pela matemática e o raciocínio lógico e abstracto

 

1.      Colaboração nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática

 

 

2.      Dinamização da Festa de Natal

(em colaboração com os núcleos de estágio de Português/Inglês e História da escola)

 

 

3.      Concurso: “Dilúvio de estrelas”

(em colaboração com os núcleos de estágio de Português/Inglês e História da escola)

 

 

4.      Colaboração no “Jogo do 24” e “Jogo do 24 avançado”

 

 

5.      Organização de uma Visita de estudo a Sintra

               (em colaboração com os núcleos de estágio de Português/Inglês e História da escola)

 

 

6.      Colaboração na Semana da Matemática

 

 

7.       Dinamização da feira do livro

               (em colaboração com os núcleos de estágio de Português/Inglês e História da escola)

 

 

8.      Participação no jornal da escola

 

 

9.      Problema do mês

 

 

10.    Projecto “Matemática em acção”

 

 

11.    Assessoria ao Director de turma

 

 

12.    Organização de uma acção de formação

(em colaboração com os núcleos de estágio de Português/Inglês e História da escola)

 

 

13.    Concurso: “O elo mais fraco”

(em colaboração com os núcleos de estágio de Português/Inglês e História da escola)

 

 

Alunos do 3º ciclo

 

 

 

Comunidade escolar

 

 

 

 

Comunidade escolar

 

 

 

 

Alunos do 2º e 3º ciclos

 

 

Alunos do 8º Ano

 

 

 

 

Comunidade escolar

 

 

Comunidade escolar

 

 

 

 

Comunidade escolar

 

 

Comunidade escolar

 

 

Alunos do 2º e 3º ciclos

 

 

 

 

Professores

 

 

 

 

Comunidade escolar

 

6 de Novembro

 

 

 

18 de Dezembro (manhã)

 

 

 

10 de Abril (Tarde)

 

 

 

2º período

 

 

 

2º período

 

 

 

 

2º período

 

 

3º período (Junho)

 

 

 

Ao longo do ano

 

 

Ao longo do ano

 

 

Ao longo do ano

 

 

Ao longo do ano

 

 

A determinar

 

 

 

 

Final do ano

 

 

            NOTA: Cada elemento deste núcleo de estágio lecciona duas turmas (uma do 7º ano e outra do 8º ano)