ESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES ( Núcleo de Estágio de Matemática )

2003 / 2004

ACTIVIDADES

PLANO DE CONCRETIZAÇÃO

OBJECTIVOS

DINAMIZADORES

INTERVINIENTES

DATA

Exposições:

(com possível intercâmbio entre diferentes escolas e realização de conferências/Pales-tras.)

Ä Filatelia na Matemática;

Ä Códigos.

As exposições serão realizadas em conjunto pelas estagiárias da E. S. Quinta das Flores e da E. S. Infanta D. Maria, sendo expostas em ambas as escolas.

Ä Promover o gosto e o interesse pela Matemática;

Ä Promover a capacidade de associar a Matemática ao real;

Ä Optimizar os espaços escolares.

Ä Dinamizar o intercâmbio entre as escolas.

Ä "Alargar" o público alvo.

 

 

Núcleos de Estágio de Matemática da Escola Secundária Quinta das Flores e da Escola Secundária Infanta D. Maria.

Comunidade escolar

 

 

A calendarizar ao longo do ano lectivo.

Elaboração de uma tabela cronológica dos matemáticos e acontecimentos significativos da História da Matemática (a colocar no Salta Barreiras).

 

 

A tabela será construída pelo núcleo de estágio com a colaboração dos alunos. Neste sentido será realizada alguma divulgação a nível do polivalente, blocos e Mural da Matemática.

Ä Dar a conhecer um pouco da história da Matemática;

Ä Passar a mensagem de que a Matemática é uma ciência viva (em constante desenvolvimento).

Núcleo de Estágio de Matemática

 

Núcleo de Estágio de Matemática e alunos

Ao longo de todo o ano lectivo.

"Dias da Matemática":

Ä "Dia" do ;

Ä Dia do laboratório.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relativamente ao "dia" do :

Ä Visionamento do filme "A história do "durante alguns dias da semana;

Ä Decoração do Mural alusiva ao .

Relativamente ao dia do laboratório:

Ä Dinamização de algumas actividades dinâmicas: por exemplo jogos matemáticos.

 

 

 

 

Ä Evidenciar o aspecto lúdico da matemática;

Ä Despertar o interesse pela participação em actividades relacionadas com a Matemática;

Ä Promover o convívio e o gosto nos alunos pela escola.

 

Núcleo de Estágio de Matemática

Núcleo de Estágio de Matemática e alunos

 

Ä A comemora-

ção do "dia" do será realizada ao longo da semana que se seguirá.

Ä O dia do laboratório será comemorado num dos dias da Semana das ciências e tecnologia.

Participação na Semana das Ciências e Tecnologias

Em cada dia da semana será proposta uma nova actividade matemática que envolva o uso da tecnologia.

Ä Promover a interdisciplinaridade;

Ä Promover o tema deste ano da APM: A Matemática e o jogo;

Ä Incentivar os alunos para uso da tecnologia;

Ä Divulgar a tecnologia como ferramenta auxiliar no estudo da Matemática.

Núcleo de Estágio de Matemática

Comunidade escolar

Última semana do 2º período

Continuação do Mural da Matemática

Neste, para além do conteúdo temático, constarão um desafio do mês (cujos resultados serão registados num quadro de honra) e uma sugestão semanal.

Tentar-se-á fazer deste um espaço dinamizado também pelos alunos.

Ä Cativar o interesse da comunidade escolar para a Matemática;

Ä Aprofundar conteúdos temáticos;

Ä Divulgar actividades relacionadas com a Matemática;

Ä Apelar à participação dos alunos nas diversas actividades que vão sendo propostas.

 

Núcleo de Estágio de Matemática

Comunidade escolar

Ao longo de todo o ano lectivo.

Dinamização do projecto Salta Barreiras

Incentivar os alunos a frequentarem o Salta Barreiras.

Criar um depósito de informação matemática (revistas matemáticas e de educação, recortes de jornais, informação de outras escolas (intercâmbio com outros núcleos de estágio), artigos retirados de sites da Internet,…

Ä Apoiar os alunos na aprendizagem matemática;

Ä Promover o Saltas Barreiras como um espaço dedicado a diversas actividades matemáticas.

Núcleo de Estágio de Matemática

e

Professores do 1º Grupo

Comunidade escolar

Durante todo o ano lectivo.

Construção de uma página na Internet

Elaborar a página com parte do trabalho que tem sido realizado pelo núcleo e algumas informações úteis.

Divulgar o trabalho realizado pelo Núcleo de Estágio de Matemática.

Núcleo de Estágio de Matemática

Público em geral

Durante todo o ano lectivo.

Divulgação e participação nas Olimpíadas de Matemática

Divulgação realizada pelos professores de Matemática nas diversas turmas.

Ä Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática;

Ä Detectar vocações precoces nesta área do saber;

Ä Contribuir para a selecção das equipas que representarão Portugal nas Olimpíadas internacionais

Núcleo de Estágio de Matemática

e

Professores do 1º Grupo

Alunos

1ªeliminatória:

12 de Novembro

2ªelminatória:

21 de Janeiro (realizada nas escolas anfitriãs)

Final Nacional:

1 a 4 de Abril (realizada na Escola Secundária Sta. Maria do Olival em Tomar).

Criação do logótipo "Salta Barreiras"

Ficará a cargo das turmas de artes do 11ºano.

Dar a "cara" ao projecto Salta Barreiras.

Núcleo de Estágio de Matemática

e

Professores do 1º Grupo

Alunos das turmas de artes do 11º ano.

Depende da disponibilidade dos alunos.

Acção de formação sobre a utilização de calculadoras gráficas e sensores.

 

Serão calendarizadas datas nas quais o Núcleo de Estágio irá dar formação aos professores de Ciências Físico-Químicas.

Cooperar com os professores de Ciências Físico-Químicas na implementação dos novos programas.

Núcleo de Estágio de Matemática

Núcleo de Estágio e professores de Ciências Físico-Químicas.

Depende da disponibilidade dos professores envolvidos.