Actividade |
Objectivos |
Destinatário |
Organizadores
|
dinamizadores |
Data Prevista |
Dinamização do clube
de fotografia § Lançamento de um concurso
subordinado ao tema “A Matemática e a água” |
· Incentivar o gosto pela
fotografia; · Desenvolver a capacidade de
observação e a criatividade; · Desenvolver o
espírito dinâmico, empreendedor e de iniciativa; · Promover o convívio,
a cooperação entre os alunos e o espírito de equipa; · Desenvolver o gosto pela
escola. |
Todos os alunos da Escola |
Núcleo de Estágio de
Matemática |
Núcleo de Estágio de
Matemática e Alunos do clube de fotografia |
A desenvolver ao longo do ano
lectivo 2003/2004 culminando com a exposição dos melhores
trabalhos |
Semana da
Matemática: §
Desafio do dia §
Exposição do concurso “ A Matemática e a
água” §
Exposição sobre aspecto lúdico da
Matemática |
· Divulgar algumas das
aplicações da matemática, bem como a importância
desta; · Promover o interesse e o
gosto pela matemática; · Evidenciar o aspecto
lúdico da matemática; · Despertar o interesse pela
participação em actividades relacionadas com a
matemática; · Contribuir para a
formação pessoal do professor. |
Comunidade Escolar |
Núcleo de Estágio de
Matemática |
Núcleo de Estágio de
Matemática |
29 de Março a 2 de Abril de 2004 |
Colaboração no jornal
da escola |
· Divulgar actividades
relacionadas com a matemática; · Evidenciar o aspecto
lúdico da matemática; · Promover o interesse e o
gosto pela matemática; · Publicitar trabalhos dos
alunos. |
Comunidade Escolar |
|
|
Ano Lectivo 2003/2004 |
“Quebra tolas” Dinamização do
Laboratório de Matemática |
Com
o “quebra tolas”pretende-se: ·
Apoiar alunos com dificuldades; ·
Promover a autonomia nos alunos; ·
Desenvolver nos alunos técnicas de estudo; Nos alunos, pretende-se que o
Laboratório de Matemática seja capaz de : · desenvolver a curiosidade e o gosto de aprender
matemática; · desenvolver o raciocínio abstracto; · promover a compreensão, a
interpretação e a utilização de representações
matemáticas (tabelas, gráficos, expressões,
símbolos, fotografias, etc.); ·
desenvolver a
capacidade de utilizar a matemática na interpretação e
intervenção no real; ·
desenvolver o
conhecimento do espaço, realizando construções
geométricas; · explorar actividades interdisciplinares,
nomeadamente no âmbito da Química, da Física e das
Ciências da Terra e da Vida. Nos professores, pretende-se que o Laboratório
de Matemática seja capaz de : ·
incentivar a
planificação e leccionação de aulas assistidas
por computadores; ·
apresentar
imagens inovadoras, adequadas e em interligação com as
necessidades dos alunos; ·
promover a
interdisciplinaridade entre a matemática e outras disciplinas; ·
promover a
utilização regular das novas tecnologias como meio de trabalho
de alunos e professores; · divulgar e trocar experiências de
materiais, actividades, programas e conhecimentos diversos. |
Comunidade Escolar |
Núcleo de Estágio de Matemática |
Núcleo de Estágio de Matemática |
A desenvolver ao longo do ano
lectivo 2003/2004 |
Visita de estudo ao Pavilhão do Conhecimento |
·
Promover o interesse e o gosto pela Matemática e Ciências
Físico-Quimica; ·
Despertar o interesse pela participação em actividades
relacionadas com a Matemática; ·
Promover o convívio, a cooperação entre os alunos
e entre alunos e professores. |
Alunos da escola do 10º ano
que têm Matemática e/ou Ciências Físico-Quimica |
Núcleo de estagio de Matemática |
Núcleo de estagio de Matemática,
com a colaboração dos Directores de Turma e dos professores de
Ciências Físico-Quimica |
Novembro de 2003 |