Text Box: Objectivos gerais



 Promover a integração responsável dos alunos na comunidade educativa;
 Desenvolver atitudes positivas perante universos sociais e culturais diferenciados;
 Fomentar o gosto pela Matemática;
 Promover a formação integrada do aluno;
 Promover o sentido de autonomia e de responsabilidade;
 Criar condições de sucesso escolar e educativo dos alunos;
 Dar intencionalidade cultural a todo o trabalho desenvolvido na escola;
 Estimular a criatividade.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Título das

Actividades

 

 

Objectivos

 

Descrição

 

Calendarização

 

Público

Alvo

 

Observações

 

 

 

“Flatland”

 

* Aprender conceitos Matemáticos de uma forma leve e divertida.

* Proporcionar um momento de descontracção e diversão.

* Dar ao aluno alguma ideia do evoluir dos conceitos matemáticos ao longo dos tempos.

 

È um espectáculo que se debruça sobre questões matemáticas, sendo aconselhado a alunos maiores de 10/12 anos.

 

 

10 de Novembro de 2003.

 

 

Alunos do 7º e 8º anos.

 

Peça de teatro, em Coimbra, encenada pelo grupo Camaleão.

 

 

 

 

 

“Jogo do 24”

* Motivar os alunos para a Matemática.

* Desenvolver o cálculo mental.

* Aumentar a capacidade de fazer estimativas.

* Criar o hábito de relacionar os números entre si.

* Compreender a Matemática como actividade lúdica.

* Sensibilizar os alunos a participar em actividades extra curriculares.

 

 

* É um concurso envolvendo operações com números.

* Será feito o acompanhamento do grupo seleccionado ao local onde se irá realizar a final.

 

 

 

Ao longo do 1º período.

 

 

 

Todos os alunos.

 

 

 

Colaboração com o departamento.

 

 

Título das

Actividades

 

 

Objectivos

 

Descrição

 

Calendarização

 

Público

Alvo

 

Observações

 

 

Dia da Matemática

 

 

 

* Promover o interesse e o gosto pela Matemática.

* Evidenciar o aspecto lúdico da Matemática

* Despertar o interesse pela participação em actividades relacionadas com a Matemática.

* Promover o convívio entre professores e alunos.

 

* Exposição de selos.

* Exposição de trabalhos realizados pelos alunos no clube da Matemática e nas aulas.

* Realização de jogos utilizando software educativo.

* Projecção de vídeos relacionados com conteúdos de Matemática.

* Concurso de fotografia.

 

 

 

Um dia, no final de cada período.

 

 

Toda a comunidade escolar.

 

 

Serão seleccionadas as actividades a desenvolver em cada um dos períodos.

 

 

 

 

 

Cantinho da Matemática

* Divulgar a história da Matemática de forma simples.

*Divulgar curiosidades Matemáticas.

* Mostrar o lado divertido da Matemática.

* Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico através de jogos, charadas e quebra-cabeças.

*Desenvolver o espírito científico, de pesquisa e de investigação.

 

* História da Matemática.

* Curiosidades Matemáticas.

* Divulgação de actividades várias.

* Passatempos, desafios e problemas.

 

 

Ao longo de todo o ano.

 

Toda a comunidade escolar.

 

As actividades, curiosidades, passatempos, desafios, problemas, etc. serão afixados numa vitrine.

 

 

Título das

Actividades

 

 

Objectivos

 

Descrição

 

Calendarização

 

Público

Alvo

 

Observações

 

 

Palestra

 

 

* Incentivar o gosto e o interesse pela Matemática.

* Divulgar curiosidades Matemáticas.

 

* Proporcionar o contacto com um Professor do Departamento de.Matemática.

 

O Dr. Jaime Carvalho e Silva, Professor Catedrático do Departamento de Matemática, da Universidade de Coimbra, fará uma palestra sobre curiosidades matemáticas.

 

 

 

 

5 de Fevereiro de 2004

 

 

 

Alunos do 8º ano

 

 

 

 

“Equamat”

 

* Motivar os alunos para a Matemática.

* Desenvolver a capacidade de raciocínio.

* Sensibilizar os alunos para actividades extra curriculares.

 

 

* Concurso sobre o tema “Equações”, utilizando o programa de computador “Equamat”.

 

* Será feito o acompanhamento do grupo seleccionado ao local onde se irá realizar a final.

 

 

2º Período.

 

 

Alunos do 9º ano

 

 

Colaboração com o departamento.

 

 

 

 

 

 

 

Título das

Actividades

 

 

Objectivos

 

Descrição

 

Calendarização

 

Público

Alvo

 

Observações

 

 

Visita de estudo

 

 

* Possibilitar o contacto e a familiarização dos jovens com o espaço interactivo da Ciência e Tecnologia.

* Realizar experiências manipulando os equipamentos expostos.

* Promover o convívio entre professores e alunos.

Visita ao Visionárium que inclui:

- Espectáculo Multimédia;

- As Cinco Odisseias: salas de Exposição Permanente;

- Exposição “Leonardo Da Vinci-La Dinâmica D´Ell Acqua”;

- Teatro de tema cientifico “Problema? Qual problema”;

- Peddy-Papers.

 

 

 

 

Fevereiro de 2004

 

 

 

Alunos do 8º e 9º anos

 

 

 

 

Dia do Pi

 

 

 

 

 

 

 

 

* Dar a conhecer a importância deste número na Matemática e na vida real.

*Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática.

* Mostrar outras facetas da Matemática.

* Promover o convívio entre professores e alunos.

 

* Exposições alusivas ao número Pi, realizadas por professores e alunos, no clube da Matemática.

* Projecção do filme “A história do Pi”.

 

15 de Março

 

 

Toda a comunidade escolar.

 

 

 

 

Título das

Actividades

 

 

Objectivos

 

Descrição

 

Calendarização

 

Público

Alvo

 

Observações

 

 

Cartas “Tio Papel”

 

* Motivar os alunos para a Matemática;

* Desenvolver a capacidade de raciocínio.

* Sensibilizar os alunos a participarem em actividades extra curriculares.

 

 

 

Jogo de cartas baseado em temas matemáticos

 

3º Período

 

 

 

Colaboração com o departamento.

 

 

Página da Internet

 

 

 

* Promover o intercâmbio entre os vários núcleos de estágio.

* Integrar as actividades do Núcleo de Estágio numa filosofia de Escola dinâmica e aberta ao exterior.

 

 

Página dedicada à divulgação de algumas actividades realizadas pelo núcleo de estágio.

 

Ao longo de todo o ano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Título das

Actividades

 

 

Objectivos

 

Descrição

 

Calendarização

 

Público

Alvo

 

Observações

 

Clube da Matemática

 

* Motivar os alunos para a Matemática.

* Desenvolver a capacidade de raciocínio.

* Sensibilizar os alunos a participarem em actividades extra curriculares.

*Promover o convívio entre professores e alunos.

*Oferecer, aos alunos, a oportunidade de ocupar os tempos livres de forma educativa e estimulante.

 

* Dinamização de actividades matemáticas de natureza lúdica e pedagógica.

* Produção de painéis.

* Utilização de software educativo.

* Jogos Educativos.

 

 

Ao longo do ano (a iniciar a 17 de Novembro).

Horário: 3ª feira das 14h às 16h.

 

 

 

Alunos inscritos.

 

 

 

 

 

Página da Matemática (inserida no jornal da escola:”O Curioso”).

 

 

* Divulgar aspectos curiosos da Matemática.

* Incentivar o interesse e o gosto pela Matemática.

 

Uma página no jornal da escola inteiramente dedicada à Matemática.

Terá um pouco de história, cartoons, jogos e divulgação de endereços electrónicos.

 

 

Ao longo do ano.

Uma tiragem por período.

 

 

Toda a comunidade escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Título das

Actividades

 

 

Objectivos

 

Descrição

 

Calendarização

 

Público

Alvo

 

Observações

 

Peddy-Papper

 

 

 

* Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática e outras disciplinas

(se possível haverá a colaboração com outros departamentos).

* Desenvolver a curiosidade intelectual e o gosto pelo saber.

* Mobilizar saberes culturais,

científicos e tecnológicos para

compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

* Criar uma linha de empatia entre professores, alunos e funcionários.

* Promover a interdisciplinaridade.

 

* É um concurso que realizar-se-á dentro do recinto escolar, onde as equipas (de 4 elementos) terão de realizar diversos jogos.

 

 

3º Período

 

 

 

A toda a comunidade escolar.

 

 

 

 

Acções de Formação

 

 

 

* Sempre que possível, as estagiárias irão assistir a palestras e acções de formação sobre Matemática e novas áreas curriculares.

 

 

Ao longo do ano.