Título das Actividades
|
Objectivos |
Descrição |
Calendarização |
Público Alvo |
Observações |
“Flatland”
|
* Aprender conceitos Matemáticos de uma forma leve e divertida. * Proporcionar um momento de descontracção e diversão. * Dar ao aluno alguma ideia do evoluir dos conceitos matemáticos ao longo dos tempos. |
È um espectáculo que se debruça sobre questões matemáticas, sendo aconselhado a alunos maiores de 10/12 anos.
|
10 de Novembro de 2003.
|
Alunos do 7º e 8º anos. |
Peça de teatro, em Coimbra, encenada pelo grupo Camaleão. |
“Jogo do 24” |
* Motivar os alunos para a Matemática. * Desenvolver o cálculo mental. * Aumentar a capacidade de fazer estimativas. * Criar o hábito de relacionar os números entre si. * Compreender a Matemática como actividade lúdica. * Sensibilizar os alunos a participar em actividades extra curriculares.
|
* É um concurso envolvendo operações com números. * Será feito o acompanhamento do grupo seleccionado ao local onde se irá realizar a final. |
Ao longo do 1º período. |
Todos os alunos. |
Colaboração com o departamento. |
Título das Actividades
|
Objectivos |
Descrição |
Calendarização |
Público Alvo |
Observações |
Dia da Matemática
|
* Promover o interesse e o gosto pela Matemática. * Evidenciar o aspecto lúdico da Matemática * Despertar o interesse pela participação em actividades relacionadas com a Matemática. * Promover o convívio entre professores e alunos. |
* Exposição de selos. * Exposição de trabalhos realizados pelos alunos no clube da Matemática e nas aulas. * Realização de jogos utilizando software educativo. * Projecção de vídeos relacionados com conteúdos de Matemática. * Concurso de fotografia.
|
Um dia, no final de cada período.
|
Toda a comunidade escolar.
|
Serão seleccionadas as actividades a desenvolver em cada um dos períodos. |
Cantinho da Matemática |
* Divulgar a história da Matemática de forma simples. *Divulgar curiosidades Matemáticas. * Mostrar o lado divertido da Matemática. * Desenvolver a capacidade de raciocínio lógico através de jogos, charadas e quebra-cabeças. *Desenvolver o espírito científico, de pesquisa e de investigação. |
* História da Matemática. * Curiosidades Matemáticas. * Divulgação de actividades várias. * Passatempos, desafios e problemas.
|
Ao longo de todo o ano. |
Toda a comunidade escolar. |
As actividades, curiosidades, passatempos, desafios, problemas, etc. serão afixados numa vitrine. |
Título das Actividades
|
Objectivos |
Descrição |
Calendarização |
Público Alvo |
Observações |
Palestra
|
* Incentivar o gosto e o interesse pela Matemática. * Divulgar curiosidades Matemáticas.
* Proporcionar o contacto com um Professor do Departamento de.Matemática. |
O Dr. Jaime Carvalho e Silva, Professor Catedrático do Departamento de Matemática, da Universidade de Coimbra, fará uma palestra sobre curiosidades matemáticas.
|
5 de Fevereiro de 2004 |
Alunos do 8º ano |
|
“Equamat” |
* Motivar os alunos para a Matemática. * Desenvolver a capacidade de raciocínio. * Sensibilizar os alunos para actividades extra curriculares.
|
* Concurso sobre o tema “Equações”, utilizando o programa de computador “Equamat”.
* Será feito o acompanhamento do grupo seleccionado ao local onde se irá realizar a final. |
2º Período. |
Alunos do 9º ano |
Colaboração com o departamento. |
Título das Actividades
|
Objectivos |
Descrição |
Calendarização |
Público Alvo |
Observações |
Visita de estudo
|
* Possibilitar o contacto e a familiarização dos jovens com o espaço interactivo da Ciência e Tecnologia. * Realizar experiências manipulando os equipamentos expostos. * Promover o convívio entre professores e alunos. |
Visita ao Visionárium que inclui: - Espectáculo Multimédia; - As Cinco Odisseias: salas de Exposição Permanente; - Exposição “Leonardo Da Vinci-La Dinâmica D´Ell Acqua”; - Teatro de tema cientifico “Problema? Qual problema”; - Peddy-Papers.
|
Fevereiro de 2004 |
Alunos do 8º e 9º anos |
|
Dia do Pi
|
* Dar a conhecer a importância deste número na Matemática e na vida real. *Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática. * Mostrar outras facetas da Matemática. * Promover o convívio entre professores e alunos. |
* Exposições alusivas ao número Pi, realizadas por professores e alunos, no clube da Matemática. * Projecção do filme “A história do Pi”. |
15 de Março
|
Toda a comunidade escolar. |
|
Título das Actividades
|
Objectivos |
Descrição |
Calendarização |
Público Alvo |
Observações |
Cartas “Tio Papel” |
* Motivar os alunos para a Matemática; * Desenvolver a capacidade de raciocínio. * Sensibilizar os alunos a participarem em actividades extra curriculares.
|
Jogo de cartas baseado em temas matemáticos |
3º Período |
|
Colaboração com o departamento. |
Página da Internet
|
* Promover o intercâmbio entre os vários núcleos de estágio. * Integrar as actividades do Núcleo de Estágio numa filosofia de Escola dinâmica e aberta ao exterior.
|
Página dedicada à divulgação de algumas actividades realizadas pelo núcleo de estágio. |
Ao longo de todo o ano.
|
|
|
Título das Actividades
|
Objectivos |
Descrição |
Calendarização |
Público Alvo |
Observações |
Clube da Matemática
|
* Motivar os alunos para a Matemática. * Desenvolver a capacidade de raciocínio. * Sensibilizar os alunos a participarem em actividades extra curriculares. *Promover o convívio entre professores e alunos. *Oferecer, aos alunos, a oportunidade de ocupar os tempos livres de forma educativa e estimulante. |
* Dinamização de actividades matemáticas de natureza lúdica e pedagógica. * Produção de painéis. * Utilização de software educativo. * Jogos Educativos.
|
Ao longo do ano (a iniciar a 17 de Novembro). Horário: 3ª feira das 14h às 16h.
|
Alunos inscritos.
|
|
Página da Matemática (inserida no jornal da escola:”O Curioso”).
|
* Divulgar aspectos curiosos da Matemática. * Incentivar o interesse e o gosto pela Matemática. |
Uma página no jornal da escola inteiramente dedicada à Matemática. Terá um pouco de história, cartoons, jogos e divulgação de endereços electrónicos.
|
Ao longo do ano. Uma tiragem por período.
|
Toda a comunidade escolar.
|
|
Título das Actividades
|
Objectivos |
Descrição |
Calendarização |
Público Alvo |
Observações |
Peddy-Papper
|
* Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática e outras disciplinas (se possível haverá a colaboração com outros departamentos). * Desenvolver a curiosidade intelectual e o gosto pelo saber. * Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano. * Criar uma linha de empatia entre professores, alunos e funcionários. * Promover a interdisciplinaridade. |
* É um concurso que realizar-se-á dentro do recinto escolar, onde as equipas (de 4 elementos) terão de realizar diversos jogos.
|
3º Período
|
A toda a comunidade escolar.
|
|
Acções de Formação
|
|
* Sempre que possível, as estagiárias irão assistir a palestras e acções de formação sobre Matemática e novas áreas curriculares.
|
Ao longo do ano.
|
|
|