Escola Bsica dos 2 e 3 Ciclos de Taveiro

 

 

 

 

 

 

 Semana da Matemtica

 

      Jogos educativos inclusive a explorao do ba do 2 Ciclo.

      Software matemtico;

             Mat Peddy-paper ;

             Torneio de xadrez;

             Projeces de vdeos;

             Exposio com o tema: A Matemtica e o mundo real. Incluindo os sub-temas: A matemtica e

O humor; A poesia;

As profisses; A natureza;

A msica, O desporto; etc.

 

 

 

 

 

 

 

!   Relacionar a matemtica com o mundo real. Aprender a ver a matemtica no dia a dia

!   Incentivar e desenvolver nos alunos o gosto pela Matemtica;

!   Aprender conceitos matemticos de uma forma divertida;

!   Desenvolver o raciocnio lgico e a capacidade de resolver problemas;

!   Proporcionar momentos de convvio e diverso aos alunos bem como a promoo do esprito de equipa e de cooperao;

!   Aprofundar a cultura geral dos alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Toda a comunidade escolar.

 

 

  

 

 

3 Perodo

 

 

 

 

De 26 a 30 de Abril

 

No decorrer desta semana pretendemos sensibilizar toda a comunidade escolar, para a importncia da matemtica na vida quotidiana. Vamos colocar disposio de todos, as mais diversas actividades em que estes possam usar alguns conceitos matemticos.

A exposio com o tema A Matemtica e o Mundo Real ser feita pelos alunos do Clube de Matemtica e pelo Ncleo de Estgio. Tentar-se- utilizar materiais de qualidade, diversificados, abrangentes e apelativos de forma a tornar a referida exposio Motivante e Adaptvel com o intuito de esta ser requisitada por outras escolas, favorecendo e enriquecendo o Patrimnio Cultural da nossa Escola.

 

Clube da Matemtica

 

       Jogos Educativos;

 

      Esclarecimento de Dvidas;

 

      Boletim Informativo Xeq-Mat ;

 

      O cantinho do Xadrez;

 

      Sadas de Campo: Conmbriga, Coimbra (zona Antiga e zona Moderna)

 

 

 

!    Pesquisar, seleccionar e organizar informao para a transformar em conhecimento mobilizvel;

!   Desenvolver a curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo, bem como, o esprito de tolerncia e de cooperao;

!   Promover a auto-aprendizagem e a entreajuda para ultrapassar dificuldades;

!   Aprender conceitos matemticos de uma forma divertida atravs de curiosidades, jogos, poesias, humor, charadas, quebra-cabeas, etc;

!  Desenvolver o raciocnio lgico e a capacidade de compreender, analisar e resolver problemas;

!         Estimular a criatividade, o sentido de autonomia e de responsabilidade do aluno.

 

Alunos do Clube da

Matemtica

e

Comunidade Escolar.

Ao longo do ano lectivo 2003/

2004

 

 

 

 

Sextas-feiras das 15h30 s 17h10

 O Clube da Matemtica realiza-se semanalmente sexta-feira das 14 horas e 45 minutos at s 17 horas e 10 minutos sendo o primeiro tempo numa sala de aula e o segundo tempo na sala de informtica. O Clube da Matemtica um espao que proporciona aos alunos a realizao de actividades relacionadas com os contedos leccionados na disciplina, realizao de trabalhos de pesquisa utilizando software educativo, apoio individual e outras actividades matemticas de natureza ldica e pedaggica.

Neste clube os alunos tm a possibilidade de participar activamente na elaborao do boletim Xeq-Mat.

 

Nas sadas de Campo os alunos tero oportunidade de investigar a relao entre a Geometria e o mundo real por exemplo a arquitectura. Iro nesse mbito fazer uma reportagem fotogrfica para posterior apresentao na Semana da Matemtica.  

 

 

 

Boletim Informativo de Matemtica

 

XEQ-MAT

 

 

 

 

!   Constituir uma fonte de cultura matemtica para quem o elabora e para quem o l;

 

!   Mobilizar saberes culturais, cientficos e tecnolgicos para compreender a realidade;

 

!   Mostrar outras facetas da Matemtica e despertar na comunidade escolar a curiosidade e o interesse por esta cincia;

 

!   Obter alguns fundos para o Clube da Matemtica bem como para a organizao da Semana da Matemtica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alunos do Clube,

 

Alunos da disciplina,

Docentes e no docentes,

 

Encarregados de Educao

e toda a Comunidade que se relacione com a escola.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 Ao longo do ano lectivo.

 

Esto previstas 1 publicaes por perodo;

 

 

 

 

 

 

 

Este Boletim ter como intuito dar a conhecer informao variada sobre a Matemtica sob a forma de jogos, humor, quebra-cabeas, poesia, software, pginas da Internet de interesse Educativo, adivinhas, Biografias de Matemticos de relevo, Histria da matemtica, etc.

No XEQ-MAT sero tambm divulgadas as Actividades do Clube da Matemtica bem como Eventos de interesse Cultural e Educativo desta rea.

 

 

O Enigma do Ms

 

 

 

 

!   Sensibilizar o Corpo Docente para a rea da Matemtica mostrando o seu lado divertido;

 

!   Divulgar e promover o raciocnio lgico e a curiosidade intelectual;

 

!   Promover um convvio dinmico entre os professores das diversas reas.

 

 

 

 

 

Docentes e no docentes da escola.

 

 

Ao longo do ano lectivo.

 

 

Um Problema Mensal.

 

Projecto de passatempos e curiosidades num espao disposio de todo o pessoal docente e no docente da escola.

Tem como intuito divulgar e promover o raciocnio lgico e a curiosidade intelectual favorecendo uma maior aproximao com a Matemtica.

 

  

EQUAMAT 

!   Desenvolver a capacidade de raciocnio;

!   Sensibilizar os alunos para actividades extra-curriculares;

!   Promover o convvio entre alunos e professores;

!   Motivar os alunos para a matemtica;

!         Desenvolver a curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo.

 

 

 

Alunos do 9 Ano.

 

 

 

13 Maio 

 

 

       Os alunos tero oportunidade de concorrer com alunos de outras escolas fomentando a sua capacidade intelectual e de relao com os outros.

Estas actividades extra-curriculares so um bem essencial ao crescimento dos alunos quer ao nvel cultural e de valores.

 

Palestras:

 

       Hiperactividade;

      Discalculia;

      Sobredotados;

 

 

 

 

 

!   Promover a discusso e reflexo de temas relacionados com a realidade escolar;

 

!   Promover o intercmbio entre os vrios ncleos de estgio.

 

 

!   Fomentar o relacionamento entre os professores para uma maior cooperao na resoluo dos problemas do meio escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Docentes.

 

 

 

 

-04 de Novembro

-30 de Maro

-11 de Maio

 

 

(Datas a Confirmar)

 

Organizadas pelo Ncleo de Estgio tendo como oradora a Dr. Laura Diogo, psicloga da Escola.

Com o intuito de esclarecer e de orientar os docentes para os casos problemticos que possam surgir na sala de aula e sugestes de como lidar com elas.

No final, oferta de um pequeno lanche promovendo um convvio importante para a troca de impresses entre todos os intervenientes de cada palestra.

 

 

     Palestra de Astronomia

 

 

!   Relacionar a matemtica com a cincia em geral;

!   Relacionar a matemtica com a cincia em geral;

!   Incentivar os alunos para o estudo da cincia.

 

 

 

 

Alunos do 3 Ciclo.

2 Perodo

 

12 de Fevereiro

(data a confirmar.)

 

A palestra de Astronomia ser dinamizada pelo professor Doutor Joo Fernandes.

Sala de Estudo Aberta

 

 

!   Contribuir para a evoluo no aproveitamento escolar dos alunos que a frequentam;

 

!   Despertar os alunos para as vantagens de estudar em grupo e/ou individualmente.

 

 

 

Alunos dos

2 e 3 ciclos

 

 

Ao longo do ano lectivo 2003/

2004

 

Nas salas de estudo abertas, os alunos tm oportunidade de fazer os trabalhos de casa, tirar dvidas, realizar trabalhos individuais e em grupo.

 

Aces de Formao

       Experimentar Matemtica usando Tecnologia

 

 

 

!   Complementar e actualizar os conhecimentos cientficos e pedaggicos das professoras estagirias;

!   Promover as tecnologias como ferramentas de trabalho no ensino da Matemtica;

!         Fomentar nos professores de Matemtica a cooperao na produo de materiais, no diagnstico de problemas e na realizao de projectos educativos.

 

 

 

 

 

 

 

Professores

 

 

 

Durao de 25 Horas entre os meses de Setembro e Outubro.

 

Com o intuito de uma posterior introduo das novas tecnologias no ensino da Matemtica no mbito do 3 Ciclo, foram feitas vrias actividades com a TI-83 e com o Cabri II bem como experincias com o CBL e o CBR.

No final, foi apresentado e entregue por cada um dos participantes um trabalho para avaliao, onde se pretendia que se utilizasse o que se aprendeu no curso.