Departamento de Matemtica

Universidade de Coimbra

Estgio Pedaggico do Ramo Educacional

2005/2006

 

 

 

Perfis de desempenho dos Estagirios

 

Aprovados  na reunio de 26 de Outubro de 2006

 

 

 

Introduo

 

O Regulamento dos Estgios Pedaggicos diz que "a avaliao deve encarar-se como um processo contnuo de reflexo, anlise e discusso da actividade individual e de grupo, no sentido de superar erros cometidos, vencer dificuldades e ajustar o ritmo de trabalho" e que "a avaliao ter em conta a conjugao de diversos parmetros cujas expresses parcelares conduziro a uma nica apreciao global."

A avaliao assim incontornavelmente complexa, pelo que este documento pretende proceder a uma uniformizao mnima da avaliao dos estagirios que proporcione aos orientadores e estagirios tanto uma linha orientadora do seu trabalho como alguma flexibilidade que no iniba as iniciativas necessrias numa tarefa to complexa.

                 

Este documento divide-se em duas partes:

 

1.   Perfis de desempenho a observar pelo orientador cientfico.

2.   Perfis de desempenho a observar pelo orientador pedaggico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. Orientador Cientfico

 

O trabalho e observao do orientador cientfico incidem essencialmente sobre quatro aspectos:

a)    Sesses de exposio oral

b)    Textos das sesses de exposio

c)    Aulas assistidas

d)    Actividades de dinamizao matemtica da escola

 

Os perfis de desempenho incidiro assim sobre estes quatro aspectos:

 

Sesses de exposio oral:

Insuficiente

Revela confuso com os conceitos cientficos envolvidos.

12

Revela frequentes hesitaes com alguns conceitos cientficos envolvidos.

14

Exposio escorreita, com raras hesitaes, mas sem capacidade de sair do previamente preparado quando questionado, ou sem capacidade de argumentao sobre o que exps.

16

Exposio clara com capacidade de sair do previamente preparado quando questionado e com capacidade de argumentao sobre o que exps, revelando alguma cultura matemtica.

18

Exposio muito clara e com capacidade de discusso segura e correcta sobre temas relacionados com o que exps, revelando boa cultura matemtica.

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: capacidade de corrigir erros evidenciados na preparao do trabalho e de corrigir insuficincias nos planos apresentados, vontade na pesquisa bibliogrfica e capacidade de leitura de bibliografia diversificada.

 

Textos para as sesses de exposio:

Insuficiente

Textos de difcil leitura e compreenso e com incorreces.

12

Textos com algumas incorreces ou pouco organizados ou pouco claros.

14

Textos apenas com incorreces muito pontuais, razoavelmente organizados mas com pouca clareza.

16

Textos totalmente correctos, razoavelmente bem escritos e bem estruturados.

18

Textos muito claros, bem escritos e bem estruturados.

Estes textos podero tambm incluir as verses de trabalho, de acordo com as indicaes dos orientadores.

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: capacidade de corrigir erros e insuficincias em anteriores verses, vontade na pesquisa bibliogrfica e capacidade de leitura de bibliografia diversificada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aulas assistidas:

Insuficiente

Aulas com abundantes erros e pouca clareza

12

Aulas com alguns deslizes cientficos e pouca clareza

14

Aulas com raros deslizes cientficos, alguma clareza, mas revelando dificuldades em responder s questes dos alunos

16

Aulas sem deslizes cientficos e claras, mas revelando algumas dificuldades em responder s questes dos alunos

18

Aulas claras e rigorosas e revelando capacidade de responder clara e rigorosamente s questes dos alunos

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: planos bem elaborados, uso correcto e expedito da tecnologia, exemplos bem escolhidos e imaginativos.

 

 

 

 

Actividades de dinamizao matemtica da escola:

Insuficiente

Poucas ou nenhumas actividades

12

Actividades com pouco impacto e com insuficincias cientficas

14

Actividades com pouco impacto ou com insuficincias cientficas

16

Actividades interessantes e sem insuficincias cientficas

18

Actividades interessantes, motivadoras, correctas e imaginativas

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: capacidade de dinamizar competies como as Olimpadas de Matemtica, o Campeonato Nacional de Jogos Matemticos ou similares, capacidade de lidar com questes tradicionalmente difceis, materiais bem elaborados, exemplos com impacto.

 

 

 

Nota final do orientador cientfico:

A nota final do orientador cientfico calculada como a mdia pesada dos aspectos atrs considerados, arredondada s unidades, em que os pesos so os seguintes:

a)    Sesses de exposio oral                      - 3

b)    Textos das sesses de exposio              - 3

c)    Aulas assistidas                                   - 2

d)    Actividades de dinamizao da escola     - 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.    Orientador Pedaggico

 

O trabalho e observao do orientador pedaggico incidem essencialmente sobre sete aspectos:

a)    Conhecimento do contedo

b)    Conhecimento do currculo

c)    Preparao das aulas

d)    Organizao e conduo das aulas

e)    Avaliao das aulas

f)     Participao na vida da escola

g)    Desenvolvimento profissional

 

Os perfis de desempenho incidiro assim sobre estes sete aspectos:

 

a) Conhecimento do contedo:

Insuficiente

Conhecimento deficiente dos conceitos bsicos e procedimentos especficos da Matemtica, revelando falta de capacidade para responder a dvidas ou questes dos alunos.

12

Conhecimento nem sempre seguro dos conceitos e tcnicas matemticas constantes dos programas dos anos de escolaridade leccionados.

14

Conhecimento razoavelmente seguro dos conceitos e tcnicas matemticas constantes dos programas dos anos de escolaridade leccionados, mas revelando dificuldades na sua explanao aos alunos e colegas.

16

Conhecimento seguro dos conceitos e tcnicas matemticas constantes dos programas dos anos de escolaridade leccionados, revelando capacidade de explanao convincente aos alunos e colegas.

18

Alm do anterior, capacidade de relacionamento de conceitos de diferentes reas da Matemtica e de diferentes disciplinas e conhecimento da sua histria.

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: capacidade de responder apropriada e atempadamente a questes dos alunos, capacidade de pesquisar temas menos comuns.

 

b) Conhecimento do currculo:

Insuficiente

O livro de texto usado como base exclusiva para o ensino.

12

Conhecimento das orientaes programticas principais dos programas dos anos de escolaridade leccionados, no que diz respeito a finalidades, objectivos gerais e especficos, metodologias, materiais, conhecimentos matemticos e avaliao.

14

Alm do anterior, compreenso e capacidade de articulao dos diversos componentes dos programas.

16

Alm do anterior, capacidade de identificao dos conhecimentos matemticos, capacidades e atitudes centrais dos programas, revelando alguma capacidade de analisar criticamente o livro de texto do ponto de vista do programa.

18

Alm do anterior, conhecimento de situaes extracurriculares e de outras disciplinas que se relacionem directamente com os temas do programa de Matemtica, capacidade de analisar criticamente o livro de texto do ponto de vista do programa.

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: capacidade de responder com segurana a questes dos alunos que se relacionem com anos anteriores, capacidade de pesquisar temas menos comuns.

 

c) Preparao das aulas:

Insuficiente

Ausncia de preparao das aulas e/ou preparao no cuidada ou inconsciente, no revelando preocupao com os objectivos, os resultados da aprendizagem dos alunos e as suas necessidades. Notria utilizao de um mtodo de ensino em particular, o qual nem sempre apropriado para os objectivos e necessidades dos alunos

12

Capacidade de elaborar planos de aula coerentes tendo em conta as orientaes curriculares gerais, as necessidades dos alunos, e articuladas com aulas anteriores e posteriores.

14

Alm do anterior, adaptao e seleco de tarefas relevantes para a aprendizagem dos alunos, seleco, adaptao e elaborao de materiais e recursos adequados, incluindo as novas tecnologias.

16

Alm do anterior, concepo, adaptao e seleco de tarefas estimulantes e relevantes para o progresso dos alunos.

18

Alm do anterior, preparao cuidadosa de formas de trabalho diversificadas e consistentes com os objectivos, incluindo momentos de trabalho com toda a turma, em grupos, em dades e trabalho individual.

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: definio adequada dos objectivos e previso de estratgias que permitam a sua consecuo, capacidade de ouvir e incorporar adequadamente as sugestes do orientador, capacidade de envolvimento numa sala de estudo e actividades afins, previso eficiente dos diversos momentos da aula, em particular, do incio e final, e da gesto do tempo, previso de formas de avaliao do grau de consecuo dos objectivos da aula, preparao de formas de trabalho diversificadas e consistentes com os objectivos, incluindo momentos de trabalho com toda a turma, em grupos, em dades  e trabalho individual.

 

d) Organizao e conduo das aulas:

Insuficiente

Conduo de aulas desorganizadas, com reduzida antecipao de problemas e falta de consistncia nas aces desenvolvidas para obter comportamento adequado da turma e condies para a aprendizagem. Incapacidade de comunicar de uma forma eficiente. Realizao de aulas aborrecidas, montonas, caracterizadas por falta de imaginao, vigor e rigor.

12

Capacidade de criar e manter um ambiente de trabalho adequado na sala de aula.

Capacidade de estabelecer e manter regras e rotinas justas e apropriadas para os alunos.

14

Alm do anterior, capacidade de levar prtica as formas de trabalho previstas e utilizao de recursos e materiais seleccionados, preocupao com a gesto do tempo.

Capacidade de utilizao de materiais e recursos previstos, em particular, as novas tecnologias, embora de forma nem sempre muito conseguida.

16

Alm do anterior, capacidade de levar prtica as formas de trabalho diversificadas, incluindo momentos colectivos de trabalho com toda a turma, em grupos, em dades e trabalho individual.

Capacidade de utilizao de materiais e recursos previstos, em particular, as novas tecnologias.

18

Alm do anterior, capacidade de fazer inflexes relativamente ao plano previsto sempre que o desenvolvimento da aula o justifique.

Capacidade de utilizao eficaz de materiais e recursos previstos, em particular, as novas tecnologias.

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: capacidade de organizar a sala de aula de forma adequada, estabelecendo as condies fsicas adequadas para o trabalho a desenvolver.

 

e) Avaliao das aulas:

Insuficiente

Avaliao no focalizada nos aspectos essenciais e no revelando reflexo sobre a prtica nem vontade de incorporar sugestes de outros colegas e orientador.

12

Capacidade para descrever as aulas em termos de tarefas propostas, da estratgia usada, do ambiente de aprendizagem, do papel dos alunos e do professor.

14

Alm do anterior, capacidade de anlise crtica do grau de consecuo dos objectivos pretendidos com identificao dos factores de (in)sucesso das aulas.

16

Alm do anterior, capacidade de anlise crtica do grau de consecuo dos objectivos pretendidos em funo da avaliao da aprendizagem dos alunos e do desenvolvimento das suas capacidades e atitudes, elaborando relatrios adequados das suas aulas.

18

Alm do anterior, identificao adequada dos factores de (in)sucesso das aulas e sugesto e discusso de alternativas pertinentes para a sua melhoria, elaborando relatrios completos e com reflexo bem ponderada.

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: identificao de factores de (in)sucesso das aulas e sugesto de alternativas para a sua melhoria, compreenso da necessidade de reflexo sobre a prtica lectiva e disposio para aceitar sugestes de colegas e orientador.

 

f) Participao na vida da escola:

Insuficiente

Isolamento relativamente vida da escola, com ausncia de participao nas actividades onde poderia colaborar. Desconhecimento ou alheamento das regras de funcionamento da escola

12

Compreenso da escola como instituio e do lugar e funo que esta tem na comunidade

14

Alm do anterior, compreenso do papel das actividades extra-lectivas na dinamizao da vida da escola e no envolvimento dos alunos na aprendizagem, participando de forma construtiva.

16

Alm do anterior, disposio e capacidade de colaborar na preparao e realizao de actividades extra-lectivas pertinentes que favoream o desenvolvimento nos alunos de capacidades e atitudes positivas em relao   escola e, em especial, Matemtica.

18

Alm do anterior, disposio e capacidade de propor e colaborar na preparao e realizao de actividades extra-lectivas que contribuam para a formao dos colegas da escola, nomeadamente promovendo sesses de discusso e formao com elementos da escola, do ncleo de estgio e exteriores escola.

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: grau de envolvimento em actividades relativas a Olimpadas de Matemtica, Campeonato Nacional de Jogos Matemticos ou similares, imaginao e capacidade de trabalho com os colegas e outras entidades da escola ou fora da escola.

 

g) Desenvolvimento profissional:

Insuficiente

Falta de relaes de trabalho com os profissionais mais prximos, em particular, com o ncleo de estgio e com os colegas de grupo de Matemtica da escola. Indisponibilidade para procurar e aceitar ajuda. Falta de empenhamento

12

Conscincia das suas prprias responsabilidades como professor, assumindo-se como um profissional autnomo e  empenhado

14

Alm do anterior, preocupao em conhecer e estabelecer contacto com recursos humanos e materiais importantes para a profisso de professor.

Participao nalguma actividade de formao, nomeadamente conferncias, encontros e cursos, como os promovidos pela SPM e pela APM.

16

Alm do anterior, preocupao e capacidade em reflectir sobre a prtica profissional, identificando problemas e definindo estratgias para a sua superao.

Participao em vrias actividades de formao, nomeadamente conferncias, encontros e cursos, como os promovidos pela SPM e pela APM.

18

Alm do anterior, disposio e capacidade para reflectir sobre a prtica profissional, para definir problemas e questes a investigar e desenvolver projectos individuais ou colectivos de interveno sobre esses problemas.

Participao activa (coadjuvando sesses ou apresentando trabalhos) em actividades de formao, nomeadamente conferncias, encontros e cursos, como os promovidos pela SPM e pela APM.

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: Disposio e capacidade para trabalhar em grupo, para discutir com outros professores sobre questes profissionais, para procurar e aceitar ajuda, para cooperar, conhecimento das ideias fundamentais relativas realizao de um projecto educativo.

 

 

 

 

 

Nota final do orientador pedaggico:

A nota final do orientador pedaggico calculada como a mdia pesada dos aspectos atrs considerados, arredondada s unidades, em que os pesos so os seguintes:

a)    Conhecimento do contedo                                            - 2

b)    Conhecimento do currculo                               - 2

c)    Preparao das aulas                                               - 2

d)    Organizao e conduo das aulas              - 2

e)    Avaliao das aulas                                                 - 1

f)     Participao na vida da escola                        - 1

g)    Desenvolvimento profissional                         - 1