Faculdade de Ciźncias e Tecnologia

Universidade de Coimbra

Estágio Pedagógico do Ramo Educacional

2006/2007

 

Perfis de desempenho dos Estagiários – parte científica

Aprovados na reuničo da Comissčo de Estágio de 26/10/2006

 

O Regulamento dos Estágios Pedagógicos diz que "a avaliaćčo deve encarar-se como um processo contínuo de reflexčo, análise e discussčo da actividade individual e de grupo, no sentido de superar erros cometidos, vencer dificuldades e ajustar o ritmo de trabalho" e que "a avaliaćčo terá em conta a conjugaćčo de diversos parČmetros cujas expressões parcelares conduzirčo a uma única apreciaćčo global."

A avaliaćčo é assim incontornavelmente complexa, pelo que este documento pretende proceder a uma uniformizaćčo mínima da avaliaćčo dos estagiários que proporcione aos orientadores e estagiários tanto uma linha orientadora do seu trabalho como alguma flexibilidade que nčo iniba as iniciativas necessárias numa tarefa tčo complexa.

                 

Este documento debruća-se apenas sobre os perfis de desempenho a observar pelo orientador científico. De acordo com o Regulamento dos Estágios Pedagógicos, o trabalho e observaćčo do orientador científico incidem essencialmente sobre cinco aspectos:

a)    Sessões de exposićčo oral

b)   Textos das sessões de exposićčo

c)    Aulas assistidas

d)   Actividades de dinamizaćčo científica da escola

e)  Participaćčo em encontros

 

Os perfis de desempenho incidirčo assim sobre estes cinco aspectos:

 

Sessões de exposićčo oral:

Insuficiente

Revela confusčo com os conceitos científicos envolvidos

12

Revela frequentes hesitaćões com alguns conceitos científicos envolvidos

14

Exposićčo escorreita, com raras hesitaćões, mas sem capacidade de sair do previamente preparado quando é questionado, ou sem capacidade de argumentaćčo sobre o que expôs

16

Exposićčo clara com capacidade de sair do previamente preparado quando é questionado e com capacidade de argumentaćčo sobre o que expôs, revelando alguma cultura na área científica da especialidade

18

Exposićčo muito clara e com capacidade de discussčo segura e correcta sobre temas relacionados com o que expôs, revelando boa cultura na área científica da especialidade (nomeadamente ao nível dos conceitos fundamentais)

Outros critérios para atribuir pontuaćões intermédias: capacidade de corrigir erros evidenciados na preparaćčo do trabalho e de corrigir insuficiźncias nos planos apresentados, ą vontade na pesquisa bibliográfica e capacidade de leitura de bibliografia diversificada.

 

 

 

Textos para as sessões de exposićčo:

Insuficiente

Textos de difícil leitura e compreensčo e com incorrecćões

12

Textos com algumas incorrecćões ou pouco organizados ou pouco claros

14

Textos apenas com incorrecćões muito pontuais, razoavelmente organizados mas com pouca clareza

16

Textos totalmente correctos, razoavelmente bem escritos e bem estruturados

18

Textos muito claros, bem escritos e muito bem estruturados

Estes textos poderčo também incluir as versões de trabalho, de acordo com as indicaćões dos orientadores.

Outros critérios para atribuir pontuaćões intermédias: capacidade de corrigir erros e insuficiźncias em anteriores versões, ą vontade na pesquisa bibliográfica e capacidade de leitura de bibliografia diversificada.

 

 

 

Aulas assistidas:

Insuficiente

Aulas com abundantes erros e pouca clareza

12

Aulas com alguns deslizes científicos e pouca clareza

14

Aulas com raros deslizes científicos, alguma clareza, mas revelando dificuldades em responder ąs questões dos alunos

16

Aulas sem deslizes científicos e claras, mas revelando algumas dificuldades em responder ąs questões dos alunos

18

Aulas claras e rigorosas e revelando capacidade de responder clara e rigorosamente ąs questões dos alunos

Outros critérios para atribuir pontuaćões intermédias: planos bem elaborados, uso correcto e expedito da tecnologia, exemplos bem escolhidos e imaginativos, adequaćčo dos assuntos ao nível etário dos alunos, diversificaćčo de recursos educativos.

 

 

 

Actividades de dinamizaćčo científica da escola:

Insuficiente

Poucas ou nenhumas actividades

12

Actividades com pouco impacto e com insuficiźncias científicas

14

Actividades com pouco impacto ou com insuficiźncias científicas ou deficientemente exploradas

16

Actividades interessantes, sem insuficiźncias científicas e minimamente exploradas

18

Actividades interessantes, motivadoras, correctas, imaginativas e bem exploradas

Outros critérios para atribuir pontuaćões intermédias: capacidade de dinamizar competićões como as Olimpíadas (de Matemática, de Física, etc.), o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos ou similares, competićões de Centros Ciźncia Viva ou similares, capacidade de lidar com questões tradicionalmente difíceis, materiais bem elaborados, exemplos com impacto.

 

 

 

Participaćčo em encontros:

Insuficiente

Nčo vai a encontros

12

Participa de forma passiva nalguns encontros

14

Participa de forma activa em encontros, individualmente ou em grupo

16

Participa de forma activa e com qualidade  em encontros, individualmente ou em grupo

18

Participa, individualmente, de forma activa e com qualidade em encontros, sendo o seu trabalho apreciado positivamente pelos colegas e participantes

Os encontros a incluir nesta alínea podem ser: Encontro de Estágios, Encontros Regionais da APM e da SPM ou outras associaćões, Tardes de Matemática da SPM, Conferźncias promovidas pelo Departamento de Matemática, pelas Escolas ou por outras associaćões, Cursos de formaćčo contínua, outros encontros regionais de Matemática, de Ciźncias ou sobre Questões Pedagógicas.

 

 

 

Nota final do orientador científico:

A nota final do orientador científico é calculada como a média pesada dos aspectos atrás considerados, arredondada ąs unidades, em que os pesos sčo os seguintes:

a)    Sessões de exposićčo oral                               - 3

b)    Textos das sessões de exposićčo                    - 3

c)    Aulas assistidas                                                 - 2

d)    Actividades de dinamizaćčo da escola             - 1

e)    Participaćčo em encontros                                           - 1