Departamento de Matemtica

Universidade de Coimbra

Estgio Pedaggico do Ramo Educacional

2006/2007

 

 

 

Perfis de desempenho dos Estagirios parte pedaggica

aprovados na reunio da Comisso de Estgio de 26/10/2006

 

 

 

O Regulamento dos Estgios Pedaggicos diz que "a avaliao deve encarar-se como um processo contnuo de reflexo, anlise e discusso da actividade individual e de grupo, no sentido de superar erros cometidos, vencer dificuldades e ajustar o ritmo de trabalho" e que "a avaliao ter em conta a conjugao de diversos parmetros cujas expresses parcelares conduziro a uma nica apreciao global."

A avaliao assim incontornavelmente complexa, pelo que este documento pretende proceder a uma uniformizao mnima da avaliao dos estagirios que proporcione aos orientadores e estagirios tanto uma linha orientadora do seu trabalho como alguma flexibilidade que no iniba as iniciativas necessrias numa tarefa to complexa.

                 

Este documento debrua-se apenas sobre os perfis de desempenho a observar pelo orientador pedaggico. O trabalho e observao do orientador pedaggico incidem essencialmente sobre sete aspectos:

a)    Conhecimento do contedo

b)   Conhecimento do currculo

c)    Preparao das aulas

d)   Organizao e conduo das aulas

e)    Avaliao das aulas

f)     Participao na vida da escola

g)   Desenvolvimento profissional

 

Os perfis de desempenho incidiro assim sobre estes sete aspectos:

 

a) Conhecimento do contedo:

Insuficiente

Conhecimento deficiente dos conceitos bsicos e procedimentos especficos da Matemtica, revelando falta de capacidade para responder a dvidas ou questes dos alunos.

12

Conhecimento nem sempre seguro dos conceitos e tcnicas matemticas constantes dos programas dos anos de escolaridade leccionados.

14

Conhecimento razoavelmente seguro dos conceitos e tcnicas matemticas constantes dos programas dos anos de escolaridade leccionados, mas revelando dificuldades na sua explanao aos alunos e colegas.

16

Conhecimento seguro dos conceitos e tcnicas matemticas constantes dos programas dos anos de escolaridade leccionados, revelando capacidade de explanao convincente aos alunos e colegas.

18

Alm do anterior, capacidade de relacionamento de conceitos de diferentes reas da Matemtica e de diferentes disciplinas e conhecimento da sua histria.

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: capacidade de responder apropriada e atempadamente a questes dos alunos, capacidade de pesquisar temas menos comuns.

 

b) Conhecimento do currculo:

Insuficiente

O livro de texto usado como base exclusiva para o ensino.

12

Conhecimento das orientaes programticas principais dos programas dos anos de escolaridade leccionados, no que diz respeito a finalidades, objectivos gerais e especficos, metodologias, materiais, conhecimentos matemticos e avaliao.

14

Alm do anterior, compreenso e capacidade de articulao dos diversos componentes dos programas.

16

Alm do anterior, capacidade de identificao dos conhecimentos matemticos, capacidades e atitudes centrais dos programas, revelando alguma capacidade de analisar criticamente o livro de texto do ponto de vista do programa.

18

Alm do anterior, conhecimento de situaes extracurriculares e de outras disciplinas que se relacionem directamente com os temas do programa de Matemtica, capacidade de analisar criticamente o livro de texto do ponto de vista do programa.

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: capacidade de responder com segurana a questes dos alunos que se relacionem com anos anteriores, capacidade de pesquisar temas menos comuns.

 

c) Preparao das aulas:

Insuficiente

Ausncia de preparao das aulas e/ou preparao no cuidada ou inconsciente, no revelando preocupao com os objectivos, os resultados da aprendizagem dos alunos e as suas necessidades. Notria utilizao de um mtodo de ensino em particular, o qual nem sempre apropriado para os objectivos e necessidades dos alunos

12

Capacidade de elaborar planos de aula coerentes tendo em conta as orientaes curriculares gerais, as necessidades dos alunos, e articuladas com aulas anteriores e posteriores.

14

Alm do anterior, adaptao e seleco de tarefas relevantes para a aprendizagem dos alunos, seleco, adaptao e elaborao de materiais e recursos adequados, incluindo as novas tecnologias.

16

Alm do anterior, concepo, adaptao e seleco de tarefas estimulantes e relevantes para o progresso dos alunos.

18

Alm do anterior, preparao cuidadosa de formas de trabalho diversificadas e consistentes com os objectivos, incluindo momentos de trabalho com toda a turma, em grupos, em dades e trabalho individual.

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: definio adequada dos objectivos e previso de estratgias que permitam a sua consecuo, capacidade de ouvir e incorporar adequadamente as sugestes do orientador, capacidade de envolvimento numa sala de estudo e actividades afins, previso eficiente dos diversos momentos da aula, em particular, do incio e final, e da gesto do tempo, previso de formas de avaliao do grau de consecuo dos objectivos da aula, preparao de formas de trabalho diversificadas e consistentes com os objectivos, incluindo momentos de trabalho com toda a turma, em grupos, em dades  e trabalho individual.

 

d) Organizao e conduo das aulas:

Insuficiente

Conduo de aulas desorganizadas, com reduzida antecipao de problemas e falta de consistncia nas aces desenvolvidas para obter comportamento adequado da turma e condies para a aprendizagem. Incapacidade de comunicar de uma forma eficiente. Realizao de aulas aborrecidas, montonas, caracterizadas por falta de imaginao, vigor e rigor.

12

Capacidade de criar e manter um ambiente de trabalho adequado na sala de aula.

Capacidade de estabelecer e manter regras e rotinas justas e apropriadas para os alunos.

14

Alm do anterior, capacidade de levar prtica as formas de trabalho previstas e utilizao de recursos e materiais seleccionados, preocupao com a gesto do tempo.

Capacidade de utilizao de materiais e recursos previstos, em particular, as novas tecnologias, embora de forma nem sempre muito conseguida.

16

Alm do anterior, capacidade de levar prtica as formas de trabalho diversificadas, incluindo momentos colectivos de trabalho com toda a turma, em grupos, em dades e trabalho individual.

Capacidade de utilizao de materiais e recursos previstos, em particular, as novas tecnologias.

18

Alm do anterior, capacidade de fazer inflexes relativamente ao plano previsto sempre que o desenvolvimento da aula o justifique.

Capacidade de utilizao eficaz de materiais e recursos previstos, em particular, as novas tecnologias.

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: capacidade de organizar a sala de aula de forma adequada, estabelecendo as condies fsicas adequadas para o trabalho a desenvolver.

 

e) Avaliao das aulas:

Insuficiente

Avaliao no focalizada nos aspectos essenciais e no revelando reflexo sobre a prtica nem vontade de incorporar sugestes de outros colegas e orientador.

12

Capacidade para descrever as aulas em termos de tarefas propostas, da estratgia usada, do ambiente de aprendizagem, do papel dos alunos e do professor.

14

Alm do anterior, capacidade de anlise crtica do grau de consecuo dos objectivos pretendidos com identificao dos factores de (in)sucesso das aulas.

16

Alm do anterior, capacidade de anlise crtica do grau de consecuo dos objectivos pretendidos em funo da avaliao da aprendizagem dos alunos e do desenvolvimento das suas capacidades e atitudes, elaborando relatrios adequados das suas aulas.

18

Alm do anterior, identificao adequada dos factores de (in)sucesso das aulas e sugesto e discusso de alternativas pertinentes para a sua melhoria, elaborando relatrios completos e com reflexo bem ponderada.

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: identificao de factores de (in)sucesso das aulas e sugesto de alternativas para a sua melhoria, compreenso da necessidade de reflexo sobre a prtica lectiva e disposio para aceitar sugestes de colegas e orientador.

 

f) Participao na vida da escola:

Insuficiente

Isolamento relativamente vida da escola, com ausncia de participao nas actividades onde poderia colaborar. Desconhecimento ou alheamento das regras de funcionamento da escola

12

Compreenso da escola como instituio e do lugar e funo que esta tem na comunidade. Organizao de sesses de formao na escola.

14

Alm do anterior, compreenso do papel das actividades extra-lectivas na dinamizao da vida da escola e no envolvimento dos alunos na aprendizagem, participando de forma construtiva. Organizao ou apresentao de trabalhos destinados comunidade escolar (em geral ou a algum grupo em particular).

16

Alm do anterior, disposio e capacidade de colaborar na preparao e realizao de actividades extra-lectivas pertinentes que favoream o desenvolvimento nos alunos de capacidades e atitudes positivas em relao   escola e, em especial, Matemtica. Organizao e apresentao de trabalhos destinados comunidade escolar (em geral ou a algum grupo em particular) que sejam bem recebidos.

18

Alm do anterior, disposio e capacidade de propor e colaborar na preparao e realizao de actividades extra-lectivas que contribuam para a formao dos colegas da escola, nomeadamente promovendo sesses de discusso e formao com elementos da escola, do ncleo de estgio e exteriores escola. Apresentao escola de trabalhos realizados pelo ncleo de estgio que sejam bem recebidos pelos destinatrios.

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: grau de envolvimento em actividades relativas a Olimpadas de Matemtica, Campeonato Nacional de Jogos Matemticos, actividades de Centros Cincia Viva ou similares, imaginao e capacidade de trabalho com os colegas e outras entidades da escola ou fora da escola, apresentao de actividades da escola em encontro regionais ou nacionais.

 

g) Desenvolvimento profissional:

Insuficiente

Falta de relaes de trabalho com os profissionais mais prximos, em particular, com o ncleo de estgio e com os colegas de grupo de Matemtica da escola. Indisponibilidade para procurar e aceitar ajuda.

12

Conscincia das suas prprias responsabilidades como professor, assumindo-se como um profissional autnomo e  empenhado. Participao em encontros.

14

Alm do anterior, preocupao em conhecer e estabelecer contacto com recursos humanos e materiais importantes para a profisso de professor.

Participao nalguma actividade de formao, nomeadamente conferncias, encontros e cursos, como os promovidos pela SPM e pela APM.

Apresentao de trabalhos no Encontro de Estgios.

16

Alm do anterior, preocupao e capacidade em reflectir sobre a prtica profissional, identificando problemas e definindo estratgias para a sua superao.

Participao em vrias actividades de formao, nomeadamente conferncias, encontros e cursos, como os promovidos pela SPM e pela APM.

Apresentao de trabalhos no Encontro de Estgios, com uma participao pessoal activa e de qualidade.

18

Alm do anterior, disposio e capacidade para reflectir sobre a prtica profissional, para definir problemas e questes a investigar e desenvolver projectos individuais ou colectivos de interveno sobre esses problemas.

Participao activa (coadjuvando sesses ou apresentando trabalhos) em actividades de formao, nomeadamente conferncias, encontros e cursos, como os promovidos pela SPM e pela APM.

Apresentao de um trabalho individual e participao pessoal activa e de qualidade em apresentaes de grupo (oral ou sob a forma de cartaz) no Encontro de Estgios.

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: Disposio e capacidade para trabalhar em grupo, para discutir com outros professores sobre questes profissionais, para procurar e aceitar ajuda, para cooperar, conhecimento das ideias fundamentais relativas realizao de um projecto educativo, apresentao de trabalhos de estgio em encontros regionais da SPM ou da APM ou de outras organizaes.

 

 

 

 

 

Nota final do orientador pedaggico:

A nota final do orientador pedaggico calculada como a mdia pesada dos aspectos atrs considerados, arredondada s unidades, em que os pesos so os seguintes:

a)    Conhecimento do contedo                                    - 2

b)    Conhecimento do currculo                                          - 2

c)    Preparao das aulas                                                       - 2

d)    Organizao e conduo das aulas                   - 3

e)    Avaliao das aulas                                                            - 1

f)     Participao na vida da escola                                  - 2

g)    Desenvolvimento profissional                   - 1