[logo_HEM.GIF] História e Educação Matemática

Decorreu de 24 a 30 de Julho de 1996 em Braga um encontro internacional com este título e que foi simultaneamente a "Segunda Universidade Europeia de Verão sobre a História e a Epistemologia na Educação Matemática" e o "Encontro Satélite do ICME-8 do Grupo de Estudo Internacional sobre as relações entre a História e a Pedagogia da Matemática (HPM)". Foi sem dúvida o maior encontro internacional de História e Ensino da Matemática até à data e incluiu uma conferência plenária, 27 conferências, mais de 70 comunicações, 30 sessões práticas, 4 painéis, várias sessões especiais e algumas comunicações em cartaz. Foi ainda organizada uma exposição de livros antigos, uma exposição de materiais e a projecção de alguns filmes de História da Matemática produzidas pela Universidade Aberta inglesa. O Encontro foi magnificamente organizado por uma equipa chefiada por Maria Fernanda Estrada por parte do Departamento de Matemática da Universidade do Minho e por Eduardo Veloso do Grupo de Trabalho de História e Ensino da Matemática da APM. Teve ainda o apoio de John Fauvel, então coordenador do grupo internacional HPM e de Evelyne Barbin, do IREM da Universidade de Paris VII, França (organizadora da Primeira Universidade Europeia de Verão).
O Encontro decorreu com total agrado das muitas centenas de participantes, num dos edifícios mais novos das excelentes instalações da Universidade do Minho, o que permitiu que quase todas as actividades do Encontro decorressem em boas condições no mesmo edifício. Pode-se dizer que o Encontro atingiu uma qualidade assinalável, apresentando uma diversidade muito rica de trabalhos e propostas das implicações e usos da História da Matemática na sala de aula.
É impossível referir todas as actividades dignas de menção, até porque, sendo simultâneas muitas da actividades, seria impossível sequer alguém assistir a todas. A conferência plenária, proferida por F.R. Dias Agudo (Academia das Ciências de Lisboa), foi intitulada "Pedro Nunes e as lições de uma época". Além de referir a obra de Pedro Nunes ("...podemos, de facto, orgulhar-nos de ter sido Pedro Nunes um dos que mais contribuíram para criar o ambiente que proporcionou a Vieta o grande salto em frente que foi a criação da álgebra simbólica, a álgebra dos nossos dias"), o conferencista tirou algumas lições para a actualidade, como por exemplo: "Para que as tecnologias criadas ou adaptadas pelo potencial científico e técnico de um país venham a contribuir, efectivamente, para o seu desenvolvimento e bem estar social do povo é necessário que este tenha um grau de instrução adequado que lhe permita beneficiar das conquistas da ciência". Na conferência de Paulus Gerdes (Univ. Pedagógica, Maputo, Moçambique) ficámos a conhecer alguns aspectos interessantes da história africana com componente matemática, que o conferencista entende devem ser integrados no currículo para "poder combater preconceitos raciais e culturais (...) [e] aumentar a autoconfiança de todos os alunos". Nas conferências de Abdulcarimo Ismael e Marcos Cherinda vimos mais alguns desses aspectos ligados a jogos e motivos geométricos tradicionais. Robin Wilson (Universidade Aberta, Inglaterra) apresentou uma conferência e uma sessão prática sobre a história da Análise Combinatória que remonta a tempos muito antigos. Por exemplo, num livro indiano do século VI a.C., aparece um problema para determinar o número de possíveis combinações de 6 sabores tomados 2, 3 ou 4 de cada vez. Florence Fasanelli (MAA, EUA) apresentou uma original conferência onde mostrou uma perspectiva matemática de várias obras de arte modernas. Nilza Bertoni e Maria Terezinha Gaspar (Univ. Brasília, Brasil) orientaram uma sessão prática muito interessante sobre "Somando Fracções no Ábaco dos Romanos" onde cada participante pode trabalhar numa reprodução simples e prática de um ábaco romano. Ubiratan D'Ambrosio (Univ. S. Paulo, Brasil) com "Matemáticas e Técnicas", Circe Mary Silva (Univ. Federal Espírito Santo, Brasil) com "O conceito de derivada no ensino da matemática no Brasil no século XIX", John Fauvel (Univ. Aberta, Inglaterra) com "Música e Matemática", entre muitos outros, apresentaram conferências e comunicações que foram elogiosamente referidas por muitos participantes. Não quero deixar de mencionar também o painel "PERIGOS e PRAZERES da INTERNET" que foi moderado por Jan van Maanen (Univ. Groningen, Holanda). Aí se discutiram as vantagens do correio electrónico, das listas electrónicas de discussão, do WWW e dos problemas de qualidade postos pela disseminação rápida da informação. Como exemplo dos problemas postos com a qualidade, John Fauvel referiu o arquivo de história da Matemática da Universidade de St Andrews (Escócia) que, numa primeira fase, apresentava um número inaceitável de incorrecções, transmitidas a todas pessoas pelo facto de estar na Internet (http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/~history/); como exemplo das vantagens V. Frederick Rickey referiu a lista de recursos de história da matemática disponível em http://ernie.bgsu.edu/~vrickey/institute/. Numa das sessões especiais, foi eleito o novo coordenador do grupo HPM, Jan van Maanen, que apresentou as acções para os próximos quatro anos. O número de actividades previstas é considerável; quem quiser estar a par delas poderá solicitar o boletim informativo do grupo HPM que, em Portugal, é distribuído pela APM sob a responsabilidade de Eduardo Veloso.
Não posso deixar de recomendar a quem não esteve presente neste encontro, a aquisição dos dois volumes das Actas do Encontro onde poderá encontrar os textos da maioria das conferências e das comunicações e ainda de algumas sessões práticas. Como balanço final, posso observar que é já considerável o número de pessoas que entende que a História da Matemática é uma componente essencial para a renovação do ensino da Matemática, tanto ao nível da formação científica de base dos professores, como ao nível de ferramenta didáctica para a sala de aula.

Jaime Carvalho e Silva

a publicar na revista 'Educação e Matemática' (APM)


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