Medidas de curto prazo


a) Criação de disciplinas de opção

Poderiam ser criadas disciplinas de opção, condicionadas à disponibilidade das Escolas Secundárias, ao mesmo nível do que já acontece com disciplinas como Técnicas Laboratoriais de Física, de Química, de Biologia (com 3 horas semanais do 10º ao 12º ano).

Seria assim vantajoso que fossem criadas, para os Agrupamentos 1,2 e 3, opções como:

1. Matemática Formal (para os alunos interessados num maior aprofundamento teórico, desde a teoria de conjuntos à formalização do infinito ou a lógicas não binárias)

2. Optimização (para os alunos que gostam de ver a Matemática em acção, recorrendo a um tópico onde se podem apresentar exemplos simples, a programação linear e a investigação operacional)

3. Matemática Computacional A (para os alunos que têm uma melhor relação com calculadoras e computadores poderiam ser aprofundados problemas de cálculos aproximados e métodos de análise numérica)

4. Cálculo Integral (uma introdução ao cálculo integral partindo do problema da determinação da área de uma figura irregular).

5. História da Matemática (poderia ser explorada a matemática da antiguidade, o aparecimento do cálculo infinitesimal, a formalização do infinito, o aparecimento dos números complexos e dos quaterniões, algumas ideias sobre a Resolubilidade Algébrica, tendências actuais da Matemática - fractais, algoritmos, visualização, etc)

Para o Agrupamento 4, poderiam ser criadas opções como:

1. História da Matemática (para os alunos que apenas tiveram Métodos Quantitativos poderia ser explorada a matemática da antiguidade e esboçados alguns temas relacionados com a aritmética e a álgebra como o Último Teorema de Fermat, o aparecimento dos números complexos e dos quaterniões ou mesmo algumas ideias sobre a Resolubilidade Algébrica)

2. Laboratório de Estatística (os alunos teriam oportunidade de realizar trabalhos mais completos de sondagens, recolha e tratamento informático de dados, etc)

3. Matemática Computacional B (semelhante a Matemática Computacional A, mas dirigida aos alunos que tiveram apenas Métodos Quantitativos)

b) Revisão do programa de Métodos Quantitativos.

Apesar de aqui não se porem os problemas graves que se põem na disciplina de Matemática, esta disciplina criada com a Reforma Curricular teria muito a ganhar se visse o seu programa reformulado de modo a que se adequasse melhor aos objectivos definidos para a disciplina.


PARA CONTINUAR

Temas do Ajustamento VOLTAR AO PRINCíPIO DE TUDO