FINALIDADES-OBJECTIVOS GERAIS

FINALIDADES

São finalidades da disciplina no ensino secundário:

*Desenvolver a capacidade de usar a Matemática como instrumento de interpretação e intervenção no real.
*Desenvolver as capacidades de formular e resolver problemas, de comunicar, assim como a memória , o rigor, o espírito crítico e a criatividade.
*Promover o aprofundamento de uma cultura científica, técnica e humanística que constituam suporte cognitivo e metodológico tanto para o prosseguimento de estudos como para a inserção na vida activa.
*Contribuir para uma atitude positiva face à Ciência.
*Promover a realização pessoal mediante o desenvolvimento de atitudes de autonomia e solidariedade

OBJECTIVOS GERAIS
São objectivos gerais da disciplina no ensino secundário:

VALORES/ATITUDES
Desenvolver a confiança em si próprio:
*Exprimir e fundamentar as suas opiniões.
*Revelar espírito crítico, de rigor e de confiança nos seus raciocínios.
*Abordar situações novas com interesse, espírito de iniciativa e criatividade.
*Procurar a informação de que necessita.
Desenvolver interesses culturais:

*Manifestar vontade de aprender e gosto pela pesquisa.
*Interessar-se por notícias e publicações relativas à Matemática e a descobertas científicas e tecnológicas.
*Apreciar o contributo da Matemática para a compreensão e resolução de problemas do Homem através do tempo.
Desenvolver hábitos de trabalho e persistência:

*Elaborar e apresentar os trabalhos de forma organizada e cuidada.
*Manifestar persistência na procura de soluções para uma situação nova.
Desenvolver o sentido da responsabilidade:

*Responsabilizar-se pelas suas iniciativas e tarefas.
*Avaliar situações e tomar decisões.
Desenvolver o espírito de tolerância e de cooperação:

*Colaborar em trabalhos de grupo, partilhando saberes e responsabilidades.
*Respeitar a opinião dos outros e aceitar as diferenças.
*Intervir na dinamização de actividades e na resolução de problemas da comunidade em que se insere.

CAPACIDADES/APTIDÕES
Desenvolver a capacidade de utilizar a Matemática na interpretação e intervenção no real:
*Analisar situações da vida real identificando modelos matemáticos que permitam a sua interpretação e resolução.
*Seleccionar estratégias de resolução de problemas.
*Formular hipóteses e prever resultados.
*Interpretar e criticar resultados no contexto do problema.
*Resolver problemas nos domínios da Matemática, da Física, da Economia, das Ciências Humanas, ...
Desenvolver o raciocínio e o pensamento científico:

*Descobrir relações entre conceitos de Matemática.
*Formular generalizações a partir de experiências.
*Validar conjecturas.
*Fazer raciocínios demonstrativos usando métodos adequados.
*Compreender a relação entre o avanço científico e o progresso da humanidade.
Desenvolver a capacidade de comunicar:

*Comunicar conceitos, raciocínios e ideias, oralmente e por escrito, com clareza e progressivo rigor lógico.
*Interpretar textos de Matemática.
*Exprimir o mesmo conceito em diversas formas ou linguagens.
*Usar correctamente o vocabulário específico da Matemática.
*Usar a simbologia da Matemática.
*Apresentar os textos de forma clara e organizada.

CONHECIMENTOS
Ampliar o conceito de número e desenvolver o cálculo:
*Aperfeiçoar o cálculo em R e usar a calculadora tirando partido das suas potencialidades.
*Operar com expressões racionais, irracionais e exponenciais, logarítmicas e trigonométricas.
*Resolver equações, inequações e sistemas.
*Usar as noções de lógica indispensáveis à clarificação de conceitos.
Ampliar os conhecimentos de Geometria no Plano e no Espaço:

*Resolver problemas de incidência, paralelismo e perpendicularidade no plano e no espaço, por via intuitiva e analítica.
*Utilizar vectores no estudo do plano e do espaço, em referencial ortonormado.
*Compreender e utilizar noções básicas de cónicas.
Iniciar o estudo da Análise Infinitesimal:

*Interpretar fenómenos e resolver problemas recorrendo a funções e seus gráficos.
*Estudar sucessões definidas de diferentes formas.
*Aplicar conhecimentos de Análise Infinitesimal no estudo de funções de variável real.
Ampliar os conhecimentos de Estatística e Probabilidades:

*Interpretar e comparar distribuições estatísticas.
*Resolver problemas de contagem.
*Resolver problemas envolvendo cálculo de probabilidade.
Conhecer aspectos da História da Matemática:

*Conhecer personalidades e factos marcantes da História da Matemática e relacioná-los com momentos históricos de relevância cultural ou social.


Back to document index

Voltar à área de Ensino da Matemática

VOLTAR AO PRINCíPIO DE TUDO


Original file name: parte02rtf

This file was converted with TextToHTML - (c) 1995 Logic n.v. - Kris Coppieters