003-A questão das 4 horas

Muitas pessoas rejeitaram sequer começar a discutir a proposta de Ajustamento por entenderem que não é possível elaborar um programa para 4 horas. A Equipa Técnica entende que este é um problema delicado, mas que necessita igualmente uma muito maior discussão. Se é verdade, como argumentamos mais adiante, que a redução para 4 horas implica uma ausência de vários temas e uma diminuição do aprofundamento de outros, também é verdade que é preciso saber para que se querem 5 ou 6 horas semanais. Muitas pessoas reclamam 5 horas por semana. Contudo esta Equipa Técnica entende que não será possível ensinar a Matemática necessária aos alunos que ingressarão nos cursos superiores de Ciências e Tecnologia em menos de 6 horas por semana. Além do mais, a carga horária do 3(o) Ciclo deveria aumentar para pelo menos 5 horas semanais pois, nem o programa actual é minimamente cumprido como pudemos constatar, nem o programa actual é exagerado em relação às necessidades (em particular até parecem necessários mais alguns tópicos de Geometria Intuitiva e Matemática Discreta). Por outro lado, a Equipa Técnica entende que muitos alunos talvez não necessitem de 4, 5 ou 6 horas semanais de Matemática no ensino secundário; seria preciso pensar seriamente na diversificação da Matemática conforme os agrupamentos do Ensino Secundário.
É absolutamente indispensável que estes temas sejam abundantemente discutidos e que, quando se processar a revisão do Decreto da Reforma Curricular, a Matemática seja mais bem tratada. Mas desde já alertamos para a dificuldade desta tarefa, até porque é preciso ter em devida conta a carga horária global dos alunos; contudo, incentivamos todas as pessoas preocupadas com o Ensino da Matemática a empenharem-se nessa tarefa!
Já o matemático e pedagogo José Sebastião e Silva, responsável pela reforma da "Matemática Moderna" em Portugal nos anos 60/70, preconizava a introdução da Estatística desde muito cedo, mas avisava: "Tal introdução pressupõe, evidentemente, um aumento do número de tempos lectivos de matemática, no 1(o) e no 2(o) ciclos, elevando-o, se possível, até seis horas por semana, à semelhança do que se verifica em vários países estrangeiros". (Guia para a utilização do compêndio de Mat., 2(o)/3(o) vol., pg. 93). Verificou-se a introdução da Estatística no 2(o) e 3(o) ciclo e no Secundário, como a importância cada vez maior desta área da Matemática impunha, mas em vez disso reduziuse a carga horária semanal para 4 horas.
Esta equipa também não concorda com a redução para 4 horas semanais, mas a verdade é que até hoje ninguém conseguiu levar o Ministério à alteração da lei e, reconhecendo que, pelo menos para já, o Ministério da Educação não continua disposto a alterar o Decreto-Lei da Reforma Curricular, entende que mais vale ter um bom programa para 4 horas do que a confusão actual, documentada mais adiante, para 5 ou mais horas.

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