CONTEÚDOS

CONTEÚDOS

A escolha dos temas foi feita tendo em conta os conteúdos presentes no anterior programa e a preocupação de algum equilíbrio entre áreas diversas da Matemática. Os quadros seguintes mostram que existe um grande equilíbrio entre as quatro grandes áreas seleccionadas:
*Cálculo Diferencial
*Geometria (no plano e no espaço)
*Funções e sucessões
*Probabilidades (com Análise Combinatória) e Estatística
10(o), 11(o) e 12(o) anos

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A quantidade de temas curriculares, a sua extensão e profundidade foi substancialmente diminuída em relação a programas anteriores, parecendo exequível a sua leccionação; uma maior diminuição poderia conduzir a uma deficiente formação dos alunos do ensino secundário.
Os temas clássicos de Análise, Álgebra e Geometria estão presentes nestes conteúdos, embora o segundo se encontre dividido pelos outros temas. Esta classificação deve ser considerada de forma muito relativa, pois, no corpo do programa, assumem importância significativa não só técnicas específicas, mas estratégias que, constituindo uma base de apoio que os alunos utilizam na sua actividade matemática independentemente do tema, atravessam o programa de forma transversal. Referimo-nos a
*Resolução de Problemas
*Modelação Matemática
*Lógica e Raciocínio Matemático
*Tecnologia e Matemática
*História da Matemática
sendo de difícil quantificação, mas não sendo por isso menos importantes que os temas antes referidos.
Além do mais o estudo dos diversos temas está integrado tanto quanto possível sendo estabelecidas um grande número de conexões, para que os alunos possam ver que são aspectos complementares de uma mesma realidade. Foi dada uma posição de destaque à Geometria por ser o tema tratado em primeiro lugar tanto no 10(o) como no 11(o) anos e são dadas indicações que permitem que seja retomada em praticamente todos os outros temas do Ajustamento. Deu-se prioridade à criação de condições para uma grande diversidade de tipos de trabalho em Matemática, tanto de carácter geral como específicos de cada tema, em detrimento de um aprofundamento que na maioria das vezes é ilusório se não for cimentado na compreensão dos processos elementares.
Nos temas de Geometria procura-se um equilíbrio entre a Geometria por via intuitiva com a Geometria Analítica, de modo a desenvolver tanto o raciocínio geométrico directo como a resolução de problemas de geometria por via algébrica, sem esquecer o desenvolvimento de capacidades de visualização geométrica.

Existe ainda um equilíbrio entre os diversos temas a nível de cada um dos anos de escolaridade, como se pode observar nos quadros seguintes:

10(o) ano
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11(o) ano
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12(o) ANO
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O estudo do Cálculo Diferencial é precedido de um tema em que se estudam as propriedades elementares das funções e seu gráficos, dando oportunidade a que os alunos se familiarizem com este tópico fundamental da matemática actual. No estudo do Cálculo Diferencial dá-se prioridade ao trabalho com a noção de derivada, sendo deixada a formalização da definição de limite para uma fase posterior. Ao contrário dos programas anteriores, a noção de limite é visada primeiro de forma apenas intuitiva; em seguida é formalizada no tema de sucessões, sendo mais tarde generalizada para funções quaisquer (via definição de Heine).


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