007-Tendências internacionais

As Orientações Metodológicas apontadas nos Novos Programas e que se integram nas propostas inovadoras de José Sebastião e Silva, estão de acordo com as tendências internacionais que personalidades e instituições vêm defendendo para o Ensino da Matemática.
Temos de salientar em primeiro lugar o texto do Prof. Miguel de Guzmán que se encontra publicado no Boletim da SPM n(o) 25 de Março de 1993, intitulado "Tendencias inovadoras en educacion matemática".
O maior movimento a nivel internacional em prol da melhoria do ensino da matemática deu-se recentemente nos Estados Unidos com a publicação das "Normas para o Currículo e a Avaliação em Matemática Escolar" da iniciativa do NCTM, a maior Associação de Professores de Matemática dos Estados Unidos, obra que se encontra editada em Portugal pela APM e pelo IIE. É de salientar que este documento, que constitui um verdadeiro programa de matemática para todos os anos do ensino não superior, recebeu o apoio explícito da AMS-American Mathematical Society, ASA-American Statistics Association, MAA-Mathematical Association of America, SIAM-Society for Industrial and Applied Mathematics, as quatro maiores Associações Científicas de Matemática dos Estados Unidos.
Os mais recentes programas de Inglaterra são ainda mais ambiciosos em termos de metodologias do que os novos programas portugueses, mas não se pode esquecer que em Inglaterra existe uma muito maior tradição de inovação no ensino da matemática. O documento "Mathematics in the National Curriculum" do "Welsch Office" do "Department for Education" com data de Janeiro de 1995, que define os programas que entrarão em vigor entre Agosto de 1995 e Agosto de 1997, divide o programa dos 10(o)/11(o) anos em 5 grandes temas:

Usando e aplicando a matemática
Números
Álgebra (expressões, equações, inequações, gráficos)
Forma, espaço e medidas
Tratamento de dados

A título de exemplo eis uma recomendação retirada de cada um destes temas:
Usando e aplicando a matemática: "Explicar e analisar a escolha de abordagens para resolver problemas estabelecidos em contextos ou áreas da matemática que são novas para eles [os alunos]"
Números: "compreender e usar proporções directas e inversas"
Álgebra: "interpretar e aplicar a transformação de funções no contexto da sua representação gráfica, incluindo y = f(x+a), y=f(kx) e y = f(x) + a, aplicados a y = f(x).
Forma, espaço e medidas: "aplicar métodos vectoriais simples na resolução de problemas"
Tratamento de dados: "compreender quando e como estimar probabilidades condicionais"
É ainda definido como objectivo horizontal: "Os alunos devem ter oportunidade de aplicar o seu conhecimento, compreensão e capacidades para resolver problemas de crescente complexidade num grande leque de contextos." É repetidamente recomendado o uso de calculadoras e computadores, de forma a desenvolver equilibradamente "métodos de resolução sem calculadora e com calculadora".
Pensamos pois que as Orientações Metodológicas definidas nos Novos Programas, e que se pretendem reforçar e clarificar nesta proposta de Ajustamento, vão na direcção certa.

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