010-Temas ausentes do Ajustamento

Tratando-se de um Ajustamento e tendo em atenção a limitação das 4 horas por semana, há vários temas que parecem importantes à Equipa Técnica, mas que não foi possível sequer considerar na actual discussão. São temas que, ou nunca fizeram parte dos programa do Ensino Secundário, ou tendo feito parte, foram postos de lado por alguma razão mais ou menos circunstancial. Sem entrar em discussões exaustivas sobre o grau de aprofundamento com que deveriam ser tratados, eis alguns dos temas que, com vantagem, deveriam fazer parte da formação de um aluno ao terminar o Ensino Secundário.

. Lei dos co-senos (Carnot) e resolução de triângulos obliquângulos;
. Geometria das transformações;
. Matemática discreta (grafos, matrizes e teoria de jogos);
. Erros, aproximações e métodos numéricos;
. Funções trigonométricas inversas (num contexto de trigonometria mas sobretudo como áreas de certas figuras);
. Curvas em coordenadas polares e paramétricas;
. Teoria dos algoritmos.
. Geometrias não euclidianas.
. Teoria dos números.
. Sistemas dinâmicos.

Numa próxima reformulação do programa, sujeita a menos restrições do que o actual Ajustamento, deverá ser analisada a inclusão destes temas bem como daqueles referidos no parágrafo anterior.

[Back to top index]Back to document index

Original file name: 010

This file was converted with TextToHTML - (c) Logic n.v.