022-Formação de Professores

A Formação de professores é uma área extremamente relevante para o sucesso de qualquer disciplina, mas em particular da Matemática. A Matemática tem sido uma disciplina com evolução cada vez mais rápida ao longo dos séculos, anunciando-se grandes transformações com o aumento da área da matemática discreta e com a cada vez maior utilização de computadores na matemática, revolucionando os aspectos numéricos e gráficos da matemática e havendo já quem fale do nascimento da "Matemática Experimental".
Temas como Probabilidades, Estatística, Geometria Sintética e Analítica, Resolução de Problemas, uso de Calculadoras Gráficas e Computadores, História da Matemática, Aplicações da Matemática, entre outros, não fizeram parte da formação inicial de muitos professores nas suas componentes científicas ou didáctica.
Assim propomos:
a) Realização de cursos de formação contínua no âmbito do programa FOCO especificamente virados para as necessidades dos professores de Matemática e de acordo com o esquema nacional proposto no Encontro Nacional da SPM de Aveiro (1992);
b) Criação de condições nas escolas (ou em grupos de escolas, ou em centros de formação de associações de escolas) para iniciativas consistentes de auto-formação, formação mútua e formação participada, incluindo desenvolvimento de projectos;
c) Animação apoiada (tutelada) virada para a formação auxiliar da acção educativa - preparação de aulas e actividades matemáticas, manipulação de materiais disponíveis e construção de novos materiais -, com vista a responder às necessidades da leccionação e da intervenção na escola e a transformar as actividades de formação em uma valência da função docente;
d) a realização de duas reuniões anuais de Delegados de Grupo, a nível de Direcções Regionais, uma em Setembro e outra antes da Páscoa, para discutir alguns temas, trocar materiais e experiências e elaborar uma informação escrita a distribuir e explicar aos professores em reunião de grupo; nessas reuniões seria discutido nomeadamente mas não exclusivamente:
i) estratégias de gestão do programa de Matemática;
ii) estratégias de leccionação, de avaliação e de remediação;
iii) informação sobre obras de referência importantes para professores ou alunos;
iv) potenciação do uso dos materiais disponíveis;
v) definição da composição de um "dossier" a fornecer ao professor no início do ano, de forma a conter informações indispensáveis para a sua orientação.

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