027-Medidas de curto prazo

a) Criação de disciplinas de opção
Poderiam ser criadas disciplinas de opção, condicionadas à disponibilidade das Escolas Secundárias, ao mesmo nível do que já acontece com disciplinas como Técnicas Laboratoriais de Física, de Química, de Biologia (com 3 horas semanais do 10(o) ao 12(o) ano).
Atendendo às dificuldades práticas de concretização desta sugestão propomos a criação de uma só disciplina de opção que responda à preocupação expressa num parecer recebido: "é importante que no ensino da Matemática transpareça, com clareza e apoiada em exemplos, a vivacidade da actividade criativa na Matemática contemporânea e a sua contribuição para o desenvolvimento das áreas da tecnologia e da ciência na actualidade". Esta é uma preocupação extremamente importante, mas, não sendo possíveis alterações de fundo no programa por se tratar de um simples ajustamento, já é possível ir fazendo algo com as disciplinas de opção. E se as disciplinas de opção forem mesmo importantes para uma parcela significativa de alunos, será mais fácil impô-las na prática. Nesse sentido propomos a criação da seguinte disciplina

Tópicos de Matemática Contemporânea

com o seguinte programa:

Tema I - Teoria de Grafos
Questões elementares com referência a problemas como o Teorema das Quatro Cores e o Problema do Caixeiro Viajante.
Tema II - Teoria de Números
Recuperando uma parte da antiga Aritmética Racional e levando até à moderna Teoria dos Códigos Secretos de Chave Pública.
Tema III - Sistemas Dinâmicos
Estudo elementar baseado essencialmente em sucessões, que introduza temas actuais como o do Caos.

Para que esta disciplina funcione efectivamente, é preciso que as pessoas tenham a coragem de avançar com propostas de concretização, com a produção de manuais para estes tópicos e que invistam na formação e na auto-formação nestas áreas.
Entendemos que será sobretudo uma oportunidade de experimentar novas áreas e estratégias, reflectindo ao mesmo tempo no papel que deve ter o Ensino Secundário.

b) Revisão do programa de Métodos Quantitativos
Apesar de aqui não se porem os problemas graves que se põem na disciplina de Matemática, esta disciplina criada com a Reforma Curricular teria muito a ganhar se visse o seu programa reformulado de modo a que se adequasse melhor aos objectivos definidos para a disciplina.

[Back to top index]Back to document index

This file was converted with TextToHTML - (c) Logic n.v.