028-Medidas de longo prazo

a)Diversificação da gestão da disciplina de Matemática
É mais ou menos consensual que todos os alunos, independentemente da sua profissão futura necessitam de uma sólida formação matemática. Parece por isso altamente aconselhável a criação de uma disciplina de Matemática obrigatória para todos os alunos do Ensino Secundário. Os conteúdos dessa disciplina poderiam ser virados para as características próprias do agrupamento do Ensino Secundário em que se inserem e assim existirem diferentes cargas horárias. Por exemplo, poderíamos ter

. Matemática A Agrupamento Científico-Natural 6 horas por semana
. Matemática B Agrupamento Económico-Social 4 horas por semana
. Matemática C Agrupamento Humanístico 2 ou 3 horas por semana

b) Revisão do programa de Matemática simultaneamente com o de Físico-Químicas
Só assim se poderá fazer coordenação interdisciplinar de forma consequente.

c) Revisão do programa de Matemática do 3(o) Ciclo
Este programa não pode ser extenso para a carga horária legalmente definida, para que os alunos não cheguem ao 10(o) ano com lacunas por que não podem ser culpados, como acontece já actualmente. Recomendamos a revisão da carga horária desta disciplina de modo a que seja possível cumprir o programa e acrescentar algum tópico suplementar de Geometria Intuitiva ou Matemática Discreta.

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