Exames Nacionais do 9º ano

Comparemos os diferentes resultados finais possíveis, conforme o
exame nacional
do 9º ano tenha um peso de 25% na classificação
final
(como em 2005) ou de 30% na classificação final (como a partir
de 2006).



Exame com 25%

Exame com 30%







Classic. Interna Classif. Exame Nota final
Classic. Interna Classif. Exame Nota final
5 5 5
5 5 5
5 4 5
5 4 5
5 3 5
5 3 4
5 2 4
5 2 4
5 1 4
5 1 4

Observamos que um aluno que tenha nível 5 nunca reprovará no exame,
podendo apenas descer para o nível 4 se tiver no exame 1 ou 2 no
primeiro caso e 1, 2 ou 3 no sefundo caso. Ou seja, apenas uma grande
descida no exame terá algum efeito na classificação final.


Classic. Interna Classif. Exame Nota final
Classic. Interna Classif. Exame Nota final
4 5 4
4 5 4
4 4 4
4 4 4
4 3 4
4 3 4
4 2 4
4 2 3
4 1 3
4 1 3

Observamos que um aluno que tenha nível 4 nunca reprovará no exame,
podendo apenas descer para o nível 3 se tiver 1 no exame no primeiro caso
ou se tiver 1 ou 2 no segundo caso.

Classic. Interna Classif. Exame Nota final
Classic. Interna Classif. Exame Nota final
3 5 4
3 5 4
3 4 3
3 4 3
3 3 3
3 3 3
3 2 3
3 2 3
3 1 3
3 1 2

Aqui há uma diferença fundamental entre as duas situações; um aluno que
tenha nível 3 nunca reprovará no caso em que o exame conta 25%, mas
poderá reprovar se tiver 1 no exame no caso em que este conta 30%.
Em ambos os casos o aluno poderá subir para o nível 4 se tiver 5 no exame.

Classic. Interna Classif. Exame Nota final
Classic. Interna Classif. Exame Nota final
2 5 3
2 5 3
2 4 3
2 4 3
2 3 2
2 3 2
2 2 2
2 2 2
2 1 2
2 1 2

Aqui, curiosamente não há qualquer diferença entre as duas situações:
um aluno com nível 2 poderá passar se tiver no exame nível 4 ou 5 (o que
não deixa de parecer bastante improvável, a não ser que o exame seja
radicalmente diferente do trabalho da sala de aula ou se houver fraude).


Classic. Interna Classif. Exame Nota final
Classic. Interna Classif. Exame Nota final
1 5 2
1 5 2
1 4 2
1 4 2
1 3 2
1 3 2
1 2 1
1 2 1
1 1 1
1 1 1

Aqui também não há qualquer diferença entre as duas situações: um
aluno
com nível 1 nunca conseguirá obter aprovação, mesmo que
consiga obter
um 5 no exame (de qualquer modo altamente improvável).

Conclusões gerais:
- o exame, quer tenha um peso de 25% quer de 30%, terá uma influência
relativamente reduzida na nota final do aluno, provocando no máximo uma
alteração para um nível imediatamente superior ou inferior;
- um aluno aprovado apenas poderá reprovar num caso: quando o exame
valer 30%, tiver nível 3 e no exame obtiver nível 1 (caso que se afigura
raro, pelo menos em condições normais);
- um aluno reprovado apenas poderá obter aprovação quando tiver
nível 2 de classificação interna e nível 4 ou 5 no exame (improvável).

Conclusão final: os exames nacionais do 9º ano, tal como estão
estruturados, dificilmente motivarão os alunos ou constituirão uma pressão
significativa sobre os alunos.

Informações sobre os exames nacionais do 9º ano:
ME: Avaliação dos alunos Ensino Básico
GAVE: INFORMAÇÕES EXAME - ENSINO BÁSICO - 9º ANO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA - 2005

Ligações a opiniões sobre os exames do 9º ano:
DN: Exames do 9.º ano avançam contra a vontade de pais e professores
DN: Exames do 9.o ano valem menos na nota final
DN: Exames do 9º ano são teste... ao País
Público: Exames nacionais do 9º ano arrancam já neste ano lectivo
Fenprof: Exames do 9º Ano: uma precipitação, uma falta de senso
Ferlap: EXCEPÇÕES NOS EXAMES DO 9º ANO ESCONDEM GRAVES CONSEQUÊNCIAS
APM: Posição sobre a suspensão dos exames do 9º ano
APM: Parecer da Direcção da APM sobre a avaliação dos alunos do Ensino Básico
Os alunos falam: weblog Mocho