Centro de Estudos Matemáticos de Lisboa

No Seminário de Análise Geral, ainda antes da fundação do Centro de Estudos Matemáticos de Lisboa, foi realizado um curso sobre Teoria dos Anéis e Ideais, por Mário de Alenquer.

Em 8 de Abril de 1940, cerca de dois meses depois da fundação do Centro, houve duas conferências, a que presidiu Pedro José da Cunha: uma por Hugo Ribeiro sobre Objectivo da Topologia Geral e a outra, por António Monteiro sobre A Importância da Análise Geral.

Estas conferências destinavam-se a informar os interessados do conteúdo do plano de trabalho do Seminário que iria ter lugar no Centro de Estudos Matemáticos de Lisboa (Gaz. Mat. n(o) 2, Abril de 1940).

Em 15 de Novembro de 1941, iniciaram-se duas séries de conferências que se prolongaram por vários meses.

A primeira série tratou de temas de Algebra e de Teoria dos Números e nela colaboraram João Remy Freire, Orlando Morbey Rodrigues, José Sebastião e Silva, José da Silva Paulo, Augusto Sá da Costa, Gustavo Ramos de Castro, Virgílio Barroso, José Ribeiro de Albuquerque, Mário de Alenquer, Fernando Castro de Oliveira e Hugo Ribeiro.

As primeiras conferências foram feitas por Remy Freire, em 18 e 20 de Novembro, sobre Teoria dos Números; por Morbey Rodrigues em 25 e 27 de Novembro, também sobre Teoria dos Números; por Sebastião e Silva, nos dias 2, 4, 9, 11, 16 e 18 de Dezembro, sobre Teoria Clássica de Galois.

As conferências desta série continuaram no ano seguinte. Assim, Sebastião e Silva fez conferências nos dias 13 e 15 de Janeiro de 1942 e nos dias 19, 24 e 26 de Fevereiro e 3 de Março, sobre Teoria dos Grupos Abstractos; Silva Paulo, nos dias 6 e 13 de Março, sobre Noção de Corpo Abstracto e Corpos Quadráticos e Cúbicos; Sá da Costa, nos dias 17 e 19 de Março, sobre Corpos Algébricos.

As primeiras conferências da segunda série foram realizados nos dias 15, 22 e 29 de Novembro de 1941 e no dia 6 de Dezembro, por Hugo Ribeiro, sobre a Noção de Vizinhança e o Objectivo da Topologia Geral; por António Monteiro, em 13 de Dezembro, sobre Conjuntos Fechados e Espaços (F); por Silva Paulo, em 16 de Dezembro, sobre Espaços de Kuratowski.

As conferências desta série continuaram ainda em 1942, tendo Hugo Ribeiro, em 10 de Janeiro, falado também sobre Espaços de Kuratowski; António Monteiro, nos dias 21 e 28 de Fevereiro, sobre Comparação de Topologias; Sebastião e Silva, no dia 7 de Março, sobre Relativização; Zaluar Nunes, nos dias 14 e 21 de Março, sobre Funções Contínuas e Homeomorfia.

(Gaz. Mat., n(o)s 9 e 10, Janeiro e Abril de 1942).

Em 23 de Março, começaram os seguintes Colóquios do Seminário de Análise Geral: Estruturas de Lógica Clássica e Intuicionista, por Hugo Ribeiro, sendo o 1(o) colóquio realizado em 23 de Março, Teoria da Medida de Jordan, Lebesgue, Caratheodory e Haar, por Ribeiro de Albuquerque (1(o) Colóquio em 24 de Março); Caracterização cardinal, ordinal, topológica, projectiva e euclidiana da linha recta por António Monteiro, (1(o) Colóquio em 26 de Março); Fundamentos Modernos do Cálculo das Probabilidades, por Hugo Ribeiro e Zaluar Nunes (1(o) Colóquio em 27de Março).

(Gaz. Mat., n(o) 10, (1942) pp. 27-28).

Houve uma breve interrupção das conferências na segunda quinzena de Janeiro e primeiros dias de Fevereiro. Interrupção apenas aparente - é que nesse período, quem fez conferências foi Maurice Fréchet.


Up one level

Back to document index

Original file name: capI4

This file was converted with TextToHTML - (c) 1995 Kris Coppieters