O curso de Guido Beck e a actividade desenvolvida no Seminário de Física Teórica anexo ao C.E.M. do Porto

Conseguiu-se que esse curso viesse a ser feito no Porto, em Julho de 1942.

Em 3 de Julho, Ruy Luís Gomes dirigiu um ofício ao Dr. António de Medeiros Gouveia, Secretário do I.A.C. que começava por dizer que

"No sentido de intensificar os trabalhos deste Centro no domínio da Física-Matemática, lembrava-me de convidar o Dr. Guido Beck a realizar, no mês de Julho corrente, um curso de Introdução à Mecânica Quântica."

e terminava por

"Pedia a V. Ex(a) se dignasse propor superiormente que fosse concedido a este Centro, como subsídio para realização daquele curso, a verba de 2000$00 (dois mil escudos)."

A verba foi concedida, o curso foi realizado e o programa foi o seguinte:

1) La cinématique d'une grandeur quantique.

2) Le schéma mathématique de la mécanique quantique.

3) Les relations d'incertitude et la mécanique quantique.

4) La transformation de l'énergie sur axes principales.

5) Le spin de l'électron.

6) Les équations de DIRAC.

7) La quantification des équations du champ.

8) La théorie de la radiation.

9) Le champ propre de l'électron.

10) L'interaction entre deux électrons.

Conseguiu-se também que Guido Beck assumisse a direcção do Seminário de Física Teórica que se havia fundado, anexo no Centro de Estudos Matemáticos do Porto.

A Gazeta de Matemática (n(o) 12 (1942), p. 20) anunciava:

"Começam no dia 10 de Outubro os trabalhos do Seminário de Física Teórica, integrado no C.E.M. da Universidade do Porto. Estes trabalhos serão orientados pelo Dr. Guido Beck e neles tomarão uma parte activa os Assistentes Fernandes de Sá (F.C. do Porto) e Rodrigues Martins (F.C. de Coimbra). Na primeira sessão, o Dr. Guido Beck traçará o plano de trabalhos a realizar e iniciará uma exposição sobre o estado actual da Teoria das Forças Nucleares. Numa das sessões seguintes contamos com uma comunicação do Prof. Dr. Mário Silva, da Universidade de Coimbra."

Mas no número seguinte (Gaz. Mat., n(o) 13 (1943), p. 16), numa pequena nota de Alfredo Pereira Gomes, pode ler-se:

"Anuncia-se, para o começo do próximo ano, a vinda do Prof. Alexandre Proca, nome bem conhecido no domínio da Física e um dos investigadores do Instituto de Henri Poincaré de Paris.

Ficará deste modo assegurada a continuidade dos trabalhos do Seminário de Física Teórica anexo ao C.E.M. da Universidade do Porto, que sob a orientação do Dr. Guido Beck tem realizado uma obra útil, tanto no domínio da investigação como no da actualização.

O Dr. Guido Beck tem-se ocupado de alguns sistemas de operadores diferenciais que se deduzem das equações de Dirac; um desses sistemas está em relação com o fenómeno da produção dos pares; outro constitui uma generalização das equações de Maxwell no vazio.

O Assistente Rodrigues Martins, da Faculdade de Ciências de Coimbra fez uma exposição sobre os dados experimentais que servem de base às modernas concepções das forças nucleares.

O Prof. Ruy Luís Gomes fez uma comunicação sobre a noção de probabilidade em Mecânica Quântica.

O Assistente Fernandes de Sá, da Faculdade de Ciências do Porto, estuda o problema do comportamento das grandezas físicas relativamente a uma transformação de Lorentz, segundo a teoria de Dirac."

Numa outra nota de Alfredo Pereira Gomes (Gaz. Mat., n(o) 14, p.13) refere-se que Fernandes de Sá fez duas comunicações sobre resultados que obteve no trabalho que vem realizando no Seminário de Física Teórica, sob a orientação de Guido Beck:

"Na 1(a) comunicação, Microestrutura geométrica do espaço-tempo electrónico, definiu-se uma geometria do espaço métrico que no caso de 4 dimensões permite uma nova interpretação para as equações de Dirac da cinemática do electrão.

(...)

Na 2(a) comunicação, Transformações relativistas das grandezas quânticas, estudou-se o comportamento das formas bilineares [Picture capII3] e das matrizes [Picture capII3] em rotações espaciais e em transformações de Lorentz gerais; [Picture capII3] representam spinores e [Picture capII3] soluções matrizes da equação de Dirac, M é uma matriz do sistema base."

Outras exposições e comunicações foram feitas no Seminário de Física Teórica, orientado por Guido Beck.

No relatório da Actividade Científica do Centro de Estudos Matemáticos do Porto, no ano de 1942, enviado por Ruy Luis Gomes ao Instituto para a Alta Cultura, diz-se a certa altura:

"O doutor Guido Beck, físico teórico de grandes recursos, tem prestado serviços inestimáveis neste ramo científico de tanta actualidade [Teoria dos Quanta]. Se se demorar por mais algum tempo entre nós, conseguirá, por certo, criar um verdadeiro núcleo de trabalho de Física Teórica."

Ruy Luís Gomes, no seu artigo "Tentativas feitas nos anos 40...", ao referir-se ao trabalho de Guido Beck no Seminário de Física Teórica, menciona que:

"Rodrigues Martins concluiu o seu doutoramento sob a orientação de Guido Beck, com uma tese "Sobre as influências da inversão do spin nos fenómenos nucleares".

Quanto a Fernandes de Sá, é o próprio Guido Beck que no artigo Field Concepts in Quantum Theory [Review of Modern Physics, vol. 17, n(o) 2 and 3, 187-194, April-July, 1945] dá a sua tese como publicada no Porto em 1943, mas não nos foi possível localizar nenhum exemplar, mesmo manuscrito.

Naquele mesmo artigo de Guido Beck, há todo um parágrafo dedicado às Fernandes de Sá's Relations, o que confirma o valor dos resultados a que chegara o malogrado físico português."

Na verdade, segundo informação que nos foi prestada pelo Professor Moreira de Araújo, ficámos sabendo que Fernandes de Sá não prestou provas de doutoramento nem publicou a tese que teria elaborado; concorreu a uma vaga de Professor de Desenho da Faculdade de Ciências do Porto, vaga que ocupou em Setembro de 1943.

E Ruy Luís Gomes termina as referências a Guido Beck, recordando:

"Em 1943, Guido Beck viu-se forçado a sair do Porto, e depois de um período de residência fixa nas Caldas da Raínha, conseguiu partir para a Argentina e lá trabalhou no Observatório de Córdoba. Mais tarde, fixou-se no Brasil, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas de Rio de Janeiro, (...)."

Forçaram Guido Beck a sair do Porto e fixaram-lhe residência nas Caldas da Raínha; mas não conseguiram que Guido Beck deixasse de trabalhar em Física nem conseguiram então acabar com a efervescência que se criou no Centro de Estudos Matemáticos do Porto e, particularmente, no Seminário de Física Teórica.


Up one level

Back to document index

Original file name: capII3

This file was converted with TextToHTML - (c) 1995 Kris Coppieters