Colaboração estudantil nos Colóquios

Os esforços desenvolvidos pelos membros fundadores da Sociedade Portuguesa de Matemática, nomeadamente as iniciativas e propostas da Comissão Pedagógica, as conferências e artigos de António Monteiro, Bento Caraça e tantos outros, a orientação clara de António Monteiro contida na afirmação explícita de que

"O ressurgimento dos estudos matemáticos em Portugal só é possível na medida em que a imensa energia intelectual da juventude fôr completamente mobilizada",

a preocupação de Ruy Luís Gomes era, segundo as suas próprias palavras,

"criar um ambiente de trabalho, um "clima" e um estímulo, como resultante da cooperação de todos numa tarefa que transcende o interesse imediato de cada um e traduz uma consciência colectiva: a de que pertencemos a uma Universidade",

a vontade expressa por Pereira Gomes, quando escreveu que

"muito desejaríamos ver incluída a colaboração dos estudantes",

tudo isto foi bem acolhido por um apreciável número de jovens universitários, interessados em adquirir uma formação matemática decente.

Assim, por exemplo, no Instituto Superior Técnico registou-se uma apreciável intensificação da actividade matemática, incluindo colóquios feitos por estudantes.

Conforme pode ver-se na Gaz. Mat., n(o) 13 (1943), p. 17, realizou-se um primeiro colóquio pelo aluno de 3(o) ano de Engenharia Química, Marques Pereira, sobre Interpolação Numérica; o segundo, pela aluna do 4(o) ano de Engenharia Electrotécnica, Guida Lami, sobre Problemas Clássicos de Geometria; o terceiro, pela aluno do 4(o) ano de Engenharia Civil, Júlio Ferry, sobre Nomografia; o quarto, pelo aluno do 4(o) ano de Engenharia Electrotécnica, Adelino Costa, sobre Aplicações dos complexos à Electricidade; o quinto, pelo aluno do 5(o) ano de Engenharia Electrotécnica, David Lopes Gagean, sobre Elementos da Teoria dos Operadores; o sexto, pelo aluno do 4(o) ano de Engenharia Electrotécnica, Carlos Ribeiro da Silva, sobre Séries de Fourier e Aplicações à Electro-Acústica; o sétimo, pelo aluno do 4(o) ano de Engenharia Electrotécnica, Conte Morais, sobre Equações Diferenciais e Aplicações à Electricidade.

*

No Centro de Estudos de Matemáticas Aplicadas à Economia, também se registou importante colaboração estudantil. No ano lectivo de 1943-1944, houve vários cursos que despertaram o interesse dos estudantes:

- As funções Beta e Gama; Funções ortogonais, por Bento Caraça;

- Polinómios de Legendre e Hermite; Polinómios G(x) e Q(x), por Alfredo da Costa Miranda;

- Derivação e Integração numéricas, por Rémy Freire;

- Complementos da Teoria da Interpolação, por Orlando Morbey Rodrigues;

- Teoria das equações integrais, por Mira Fernandes;

- Teoria e métodos dos menores quadrados, por Remy Freire;

- A Econometria, seus fundamentos e seus principais problemas, por Bento Caraça.

No ano de 1944-1945, houve também grande actividade, tendo Remy Freire terminado a preparação da sua dissertação de doutoramento, Estudos de demografia portuguesa; Alfredo Miranda continuou os seus trabalhos de investigação sobre Pluricapitalização; e Morbey Rodrigues iniciou os seus trabalhos sobre a Distribuição do Rendimento Nacional e sobre Orçamentos Familiares.

Como relata a Revista de Economia, Vol. I, Fasc. I, pp. 38-39,

"Um numeroso grupo de trabalhadores voluntários, não remunerados, alunos do Instituto, seguiu a elaboração destes trabalhos e colaborou neles.

Assinalaram-se principalmente pelo entusiasmo posto no trabalho, os grupos que cooperaram com o Dr. Orlando Rodrigues nos trabalhos preliminares para o estudo da distribuição do Rendimento Nacional e com o Dr. Rémy Freire nos trabalhos demográficos com que se deu começo de execução à proposta aprovada no Congresso de Córdova.

No ano de 1945-46, os trabalhos prosseguiram apenas perturbados pela circunstância de durante todo o ano lectivo se ter ignorado se os anteriores bolseiros continuavam ou não a sê-lo em face do I.A.C.. É de assinalar, neste ano, o trabalho do grupo de voluntários que sob a direcção do Dr. Rémy Freire, já doutorado em Junho de 1945, se ocupou da tábua portuguesa de mortalidade, em continuação da execução da proposta aprovada em Córdova."

A proposta aprovada em Córdova, a que se alude nesta transcrição, foi apresentada ao Congresso da Associação Luso-Espanhola para o Progresso das Ciências, realizado em Córdova, em Outubro de 1944, por Bento Caraça, em representação do Centro de Estudos de Matemáticas Aplicadas à Economia.

Dessa proposta consta que a Associação promova

" a realização coordenada de trabalhos nos dois países, tendentes:

a) À determinação de funções e coeficientes de variação populacional nas diferentes regiões da Península Ibérica e sua unificação possível;

b) Ao estudo da distribuição, suas características e evolução da distribuição da população por idades, nas diferentes regiões peninsulares;

c) À coordenação de recolha de dados demográficos pelos organismos estatísticos dos dois países;

d) À obtenção, como objectivo final, de tábuas de mortalidades regionais e, se possível, duma tábua de mortalidade peninsular."

(Revista de Economia, Vol. I, Fasc. I, pp. 38-39).

Na Gazeta de Matemática, n(o) 15 (1943), p. 11, informa-se que foram planeadas, em colaboração com os estudantes, várias palestras sobre questões de Matemáticas Elementares e assuntos de particular interesse para os estudantes de Económicas e Financeiras. A primeira palestra foi realizada pelo estudante João Marujo Lopes e versou sobre a Resolução de problemas de máximos e mínimos sem utilização do Cálculo Diferencial.

Também no Porto, alguns jovens estudantes do Curso de Matemática sentiam a responsabilidade, a obrigação de cooperarem com as actividades matemáticas que estavam entusiasmando a juventude universitária. Em apoio à Gazeta de Matemática, conseguiram mais de meia centena de novos assinantes; em apoio à S.P.M., conseguiram recrutar apreciável número de novos sócios; passaram a dar colaboração à secção de Problemas da Gazeta de Matemática, enviando soluções dos problemas propostos e propondo novos problemas.

Participaram ainda, desde o seu início, nos Colóquios de Análise Geral, promovidos pela Junta de Investigação Matemática.


Up one level

Back to document index

Original file name: capIII4

This file was converted with TextToHTML - (c) 1995 Kris Coppieters