O primeiro Clube de Matemática em Portugal

Correspondendo ao interesse que a S.P.M. manifestou pela criação de Clubes de Matemática, quer directamente, quer por intermédio da Gazeta de Matemática,

"um grupo de estudantes da Faculdade de Letras de Lisboa, tendo reconhecido, numa reunião realizada no dia 7 de Julho de 1942, a necessidade de promover o desenvolvimento dos estudos de Matemática entre os estudantes desta Faculdade, resolveu, depois de autorizados pelo Dr. Oliveira Guimarães, director desta Faculdade, fundar um Clube de Matemática que tem o nome de Clube de Matemática da Faculdade de Letras de Lisboa".

No comunicado publicado na Gaz. Mat., n(o) 11 (1942), p. 32, indica-se o plano de trabalho do Clube, que, entre outros pontos, continha os seguintes:

"1) Resolução e discussão de problemas sobre a matéria das cadeiras de Psicologia Experimental e Escolar, de Pedagogia, de Lógica, em que intervenham conhecimentos de Matemática;

2) Alargamento da preparação Matemática dos estudantes da Faculdade de Letras com o objectivo de poderem abordar com maior facilidade o estudo dos capítulos da Filosofia, da Lógica, da História, da Ciência, da Psicologia e da Pedagogia, em que a Matemática desempenha um papel importante.

3) Palestras realizadas por estudantes ou professores, desta ou de outras Faculdades, sobre História e Filosofia da Matemática."

A iniciativa da fundação deste Clube pertenceu aos estudantes Cândida Ventura, Joel Serrão, Rui Grácio e Jorge de Macedo.

A resolução por eles redigida foi aprovada por unanimidade e inscreveram-se imediatamente como sócios do Clube, os estudantes Maria Gabriela Rosa, Maria Margarida Pereira Bastos, Maria Margarida Brandão, Olinda Fernandes, Fernando Bandeira Ferreira, Fernando Santos, Francisco Janeiro, Joaquim Barradas de Carvalho, José Gentil e Rui Telmo Dias.

A formação deste Clube entusiasmou de tal maneira a Redacção da Gazeta de Matemática que, no número seguinte, a Redacção contava mais uma secção - a Secção Clubes de Matemática - pela qual passou a responder Guida Lami, participante muito activa dos colóquios realizados por estudantes do Instituto Superior Técnico.


Up one level

Back to document index

Original file name: capIII5

This file was converted with TextToHTML - (c) 1995 Kris Coppieters