Opinião de Gomes Teixeira

O volume 2 (1900) da revista L'Enseignement Mathématique, o mesmo volume que contém a notícia dos prémios atribuídos, pela Academia das Ciências de Madrid, a Gomes Teixeira e a Gino Loria pelos trabalhos que apresentaram no concurso Catálogo ordenado de curvas ([7], pp. 216-217), contém também uma carta de Gomes Teixeira que começa assim ([7], pp. 218-219):

"Em Portugal, não se passam acontecimentos que sejam de natureza a interessar os matemáticos dos outros países, (...)."

Em Maio de 1923, em conferência feita nas Faculdades de Ciências de Paris e de Toulouse, sobre "Les Mathématiques au Portugal" ([72], p. 141), referindo-se ao século XIX, Gomes Teixeira afirmou:

" O número de trabalhos publicados em Portugal durante este século é muito considerável, mas alguns não têm interesse e vários outros são puramente didácticos. O número de trabalhos científicos verdadeiramente originais é bem pequeno e são devidos a Valente do Couto, Manuel Pedro de Melo, Garção Stockler, Daniel da Silva, etc."

Finalmente, na "História das Matemáticas em Portugal", publicada já depois da sua morte, ocorrida em 8 de Fevereiro de 1933, Gomes Teixeira declarou ([70], pp. 269-270):

"No período que vai desde o começo do século XIX até ao nosso tempo, foram publicados em Portugal numerosos escritos sobre ciências matemáticas, mas são poucos os que merecem ficar assinalados na sua história. A maior parte deles só têm interesse didáctico e, entre os que não estão neste caso, há muitos que são erróneos ou simples imitações de trabalhos estrangeiros."


Up one level

Back to document index

Original file name: capIV05

This file was converted with TextToHTML - (c) 1995 Kris Coppieters