*

Participação em congressos

Participação em congressos

A participação em congressos internacionais tem especial importância na luta contra o isolamento científico do País. Por isso, a Sociedade Portuguesa Matemática, a Junta de Investigação Matemática e os Centros de Estudos Matemáticos são a favor da participação nos Congressos Luso-Espanhois para o Progresso das Ciências e nos Congressos Internacionais de Matemáticos.

Assim, por exemplo, no Congresso Luso-Espanhol de 1942, realizado na Faculdade de Ciências do Porto, foi Mira Fernandes quem fez o discurso inaugural sobre o tema Aspectos da moderna geometria diferencial; Vicente Gonçalves e Rodrigo Sarmento de Beires estiveram na presidência da secção de Matemática. Foram apresentadas 22 comunicações, 15 das quais por matemáticos portugueses, de acordo com os números apontados no artigo de Alfredo Pereira Gomes, intitulado Congresso Luso-Espanhol para o Progresso das Ciências, Porto - 1942, publicado na Gazeta de Matemática, n(o) 12 (1942), pp. 19-20.

Nesse artigo referem-se algumas deficiências de organização, indo ao encontro do conteúdo de uma proposta de Bento Caraça comunicada à Direcção da Associação Portuguesa para o Progresso das Ciências, visando evitar a repetição dos inconvenientes verificados.

No Congresso Luso-Espanhol para o Progresso das Ciências, realizado em Córdoba, em Outubro de 1944, apresentaram trabalhos:

- Almeida Costa: Sobre os anéis semi-primários; Sobre um teorema dos corpos comutativos;

- José Gaspar Teixeira: Sobre uma certa classe de polinómios de coeficientes complexos;

- Neves Real: Sobre a construção algébrica da teoria geral da medida;

- Ruy Luís Gomes: Sobre a definição algébrica de integral em espaços abstractos;

- Alfredo Pereira Gomes: Sobre a noção de espaço compacto;

- António Monteiro: Caracterização dos espaços topológicos mais gerais determinados pela família dos conjuntos fechados;

- Maria Odete Botelho e Maria Helena da Costa Ferreira: Caracterizações simples dos espaços de Kuratowski;

- Alfredo Miranda: Os polinómios Q(x) e G(x) como resultados da ortogonalização dos sistemas

[Picture capIV13]

- Augusto Sá da Costa: Sobre os conceitos de regime de capitalização e de equivalência financeira;

- Remy Freire: Sobre a população portuguesa.

Foi também apresentada pelos três últimos participantes, uma proposta que visava, além do mais, a obtenção de tábuas de mortalidade regionais e, se possível, duma tábua de mortalidade peninsular.

Maior ou menor, sempre houve participação portuguesa em Congressos Luso-Espanhois para o Progresso das Ciências, mas em Congressos Internacionais de Matemáticos, a participação portuguesa, até 1936, foi praticamente inexistente.

Com efeito, o I(o) Congresso Internacional de Matemáticos realizou-se em Agosto de 1897. Em 1899, fundou-se a revista L'Enseignement Mathématique, com sede em Genebra, que, além do seu programa de natureza pedagógica, contém informações da vida matemática em todo o mundo.

O I(o) Congresso realizara-se em Zurique; o II(o) Congresso realizou-se em Paris, de 6 a 12 de Agosto de 1900 e, daí em diante, passou a realizar-se de 4 em 4 anos, com excepção das interrupções motivadas pelas duas Grandes Guerras Mundiais. Foi no Congresso de Paris que Hilbert apresentou os seus célebres 23 problemas aos matemáticos de todo o mundo [33'].

Só no III(o) Congresso, de 8-13 de Agosto de 1904, em Heidelberg, há vestígios de uma participação portuguesa: foi enviada uma comunicação de Catreira (Lisboa) (Não seria antes Cabreira?), intitulada Note sur les rapports polygonaux, mas o autor não pôde comparecer ao congresso (L'Enseignement Mathématique, vol. 6 (1904), p. 389).

No V(o) Congresso, 22-28 de Agosto de 1912, em Cambridge, Inglaterra, esteve presente Gomes Teixeira, em representação do Governo Português (Henrique de Vilhena, O Professor Doutor Francisco Gomes Teixeira, p. 129).

Não consta que tenha apresentado qualquer trabalho de Matemática. Como membro da Comissão Internacional para o Ensino Matemático, interveio na reunião da Comissão para declarar que

"espera poder publicar em breve os relatórios portugueses. Explica o atraso da publicação pelo facto de que o Governo Provisório da República decretou reformas consideráveis na instrução pública. Uma parte somente destas reformas foi posta em execução, a outra entrará em vigor com o novo ano escolar. Até agora, os assuntos relativos à instrução primária, secundária e superior dependiam do Ministério do Interior, enquanto que as escolas especiais dependiam do Ministério das Obras Públicas. O Governo acaba de apresentar às Câmaras um projecto de Lei para criação do Ministério da Instrução Pública. Espera-se que este projecto seja aprovado para completar os regulamentos necessários à execução das reformas decididas pelo Governo Provisório. Nestas condições, era preferível retardar a publicação dos relatórios portugueses." (L'Enseignement Mathématique, vol. 14 (1912), pp. 491-492).

O VI(o) Congresso realizou-se somente em 1920, 22-28 de Setembro, em consequência da 1(a) Grande Guerra. Teve lugar em Estrasburgo e nele participou o Professor da Universidade de Coimbra, Francisco Miranda da Costa Lobo com a comunicação Sur la courbe décrite par le pôle sur la surface de la Terre. (L'Enseignement Mathématique, vol. 21 (1920), p. 205).

O VII(o) Congresso realizou-se em Toronto, de 11 a 16 de Agosto de 1924 e nele participou novamente o Professor Francisco Miranda da Costa Lobo com a comunicação Nouvelles théories physiques: application à l'astronomie, e o Professor do Instituto Superior de Agronomia e da Secção de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Fernando de Almeida Vasconcelos, com a comunicação Sur quelques points de l'histoire des mathématiques des Égyptiens et aussi sur les Siddhantas des Indiens. (L'Enseignement Mathématique, vol. 24 (1924), p. 118 e p. 123, respectivamente).

Nos Congressos de 1928, em Bolonha, de 1932, em Zurique e de 1936, em Oslo, parece não ter havido participação portuguesa.

Por motivo da 2(a) Grande Guerra, o próximo Congresso, o décimo primeiro, só foi realizado em 1950, de 30 de Agosto a 6 de Setembro, em Cambridge, Massachusetts, U.S.A..

Foram enviadas quatro comunicações de portugueses:

- Hugo Ribeiro, On lattices of abelian groups with a finite basis;

- A. Gião, On the origin of positive and negative electricity;

- A. A. Monteiro e M. Peixoto, Note on uniform continuity;

- R. L. Gomes, L'intégrale [Picture capIV13] comme transformation continue par rapport à X et f(x).

No entanto, só Hugo Ribeiro pôde estar presente ao Congresso, porque, nessa altura, já ele estava nos Estados Unidos, na Universidade de Nebraska.


Up one level

Back to document index

Original file name: capIV13

This file was converted with TextToHTML - (c) 1995 Kris Coppieters