NONIUS
nº14 ISSN 0870-7669 Outubro de 1988
Folha Informativa do Projecto "Computação no Ensino da Matemática"

O USO DAS CALCULADORAS E DOS COMPUTADORES,
E OS CALCULOS NA AULA DE MATEMATICA
- 3ª parte -

O texto seguinte é a continuação da tradução de uma parte da brochura "Quelques apports de l'informatique à l'enseignement des Mathematiques" editada em 1977 pela APMEP (uma associaçãoo de professores de matemática francesa).

 Raizes quadradas

O problema da raiz quadrada, por volta do oitavo ano de escolaridade, é uma das questões para a qual a ajuda de uma calculadora é particularmente apreciada. Com efeito, sem calculadora, a complexidade dos cálculos tomaria demasiado tempo, cansaria depressa os alunos, ou fixaria a sua atenção sobre outra coisa que não o essencial.

a) A máquina mais simples vai efectuar rapidamente, em vez de vocês, cálculos fastidiosos.

Procura de raizes quadradas aproximadas de um número A.

Exemplo: A = 5850

O objectivo é obter, às apalpadelas, uma sucessão de enquadramentos cada vez mais finos de 5850, por meio de quadrados de números decimais. Sabendo que (cálculo mental, tabelas, ... ou máquina)

o método consistirá em obter um algarismo significativo suplementar calculando sucessivamente

até se obter

e assim sucessivamente ...

- a máquina não terá neste exercício outro objectivo que não seja o de substituir o aluno nas multiplicações longas e fastidiosas.

- o cálculo será o melhor organizado possível de modo a ecvitar demasiados ensaios inúteis. Não será necessário fazer o varrimento sistemático do intervalo, mas bastará fazer ensaios "razoáveis" com um valor "médio"; por exemplo, em vez de 76,1 poderá começar-se imediatamente com 76,5 e tomaremos valores superiores ou inferiores no ensaio seguinte segundo o necessário.

- sobre este tipo de exercício, podemos manter a atenção dos alunos muito mais tempo e muito mais eficazmente do que se fosse necessário fazer todos os cálculos "à mão".

- observa-se igualmente que, libertado da preocupação do cálculo, o aluno entrega-se a uma reflexão mais aprofundada sobre o problema, faz previsões sobre a ordem de grandeza, aprende a organizar um cálculo.

- para fazer este tipo de trabalho, a calculadora mais elementar é suficiente (4 operações apenas, sem memória).

(continua no próximo número)

 

_____________________________________

 Programas para o ensino da matematica

No número 12 do "nonius" foram anunciados vários programas elaborados pelo Dr Aurélio Fernandes, e que podiam ser obtidos escrevendo para a redacção do "nonius". Dois desses programas, RECTA e EQUAÇÃO DO 2º GRAU, destinavam-se a IBM-PC's e compatíveis; simplesmente, como eram escritos na linguagem GW-BASIC levantavam sérios problemas de compatibilidade com outros tipos de BASIC (e mesmo com diferentes versões do próprio GW-BASIC). Neste momento, o Dr Aurélio Fernandes elaborou já uma versão do programa que não levanta esses problenas e corre até em computadores avessos aos BASIC's usuais como os AMSTRAD-PC. Esta nova versão inclui aliás um menú que permite passar facilmente de um programa para outro e até reduz ao mínimo os conecimentos de computadores necessários para utilizar estes programas (quase só ligar o computador e introduzir a "diskette"). Estes programas podem ser obtidos enviando uma "diskette" já formatada para a redacção do "nonius".

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
voltar frente
[ Início do Número 14] [ Menu Principal ]