NONIUS
nº15 ISSN 0870-7669 Nov.-Dez. 1988 / Jan. 1989
Folha Informativa do Projecto "Computação no Ensino da Matemática"

Nome: Números relativos
Autor: Carlos Santiago e Pedro Barroso
Computador: ZX Spectrum e TC 2068
Tipo: Software Educacional
Distribuidor: Texto Editora

Números relativos, é, segundo o autor, um programa educativo, e procura ser um instrumento de estudo cuja intenção é proporcionar momentos agradáveis de trabalho e fornecer alguns exercícios sobre o assunto.

Destina-se a alunos do 7º ano de escolaridade, pretendendo fazê-los compreender o conceito de número relativo e aprender a fazer operações com números relativos.

Para isso, e após o ecran de apresentação, o programa apresenta um menu - o menu principal - com 7 opções.

Na primeira opção, através de uma animação que consiste na procura do tesouro escondido no fundo de uma mina, o autor tenta fazer entender e clarificar o conceito de número relativo; para o efeito, consoante o número introduzido pelo aluno, assim o Zuco se vai movendo desde uma altitude de 9 até ao fundo da mina; em cada momento a sua posição é registada por um altimetro.

Quanto a mim esta primeira parte é a mais bem conseguida, quer quanto à estratégia utilizada para atigir o objectivo proposto, quer quanto à sua realização.

No entanto não posso deixar de apontar algumas dificuldades que podem surgir ao lidar a primeira vez com o programa, e isto porque, quer a documentação que acompanha o programa, quer as instruções que antecedem o jogo, são insuficientes, e pode dar origem a que o aluno perca bastante tempo a tentar perceber as regras e desanime; refiro por exemplo o caso em que o aluno fornece um número para o qual a deslocação correspondente não é uma posição possível para o Zuco; neste caso o programa permanece à espera e não dá qualquer nota explicativa o que, quanto a mim, pode levar o aluno a tentar outro número, mais ou menos ao acaso, "para ver se dá". Podem também surgir dificuldades a nível tecnico: por exemplo o aluno carregar nas teclas 5 ou 8, consoante quiser mover o Zuco para a esquerda ou para a direita, e o Zuco ficar na mesma posição; é necessário aqui premir a tecla durante um certo tempo para obter o efeito desejado. Tudo isto poderia ser superado com um texto de apoio mais claro e pormenorizado, e, neste caso, poderia tornar-se um bom auxiliar na compreensão deste conceito.

Com as opções 2, 3 e 4 embora o autor pretenda que o aluno aprenda a fazer operações em Z, eu penso que apenas conseguiu que o aluno teste os seus conhecimentos neste campo.

Com efeito, o aluno terá que fazer com que o Zuco pesque o número equivalente à expressão dada. Se errar é-lhe proposta uma 2ª tentativa. Se tornar a errar o programa diz que errou mas não dá qualquer explicação e passa ao exercício seguinte. No fim de uma série de 10 exercícios do mesmo género, o programa calcula e fornece a percentagem de respostas certas.

Portanto penso que o aluno deverá já saber fazer operações com números relativos, e com estes jogos consolidar e testar os seus conhecimentos e, talvez, ficar mais motivado para o seu estudo.

As opções 5, 6 e 7 possibilitam a resolução de exercícios com as operações referidas; em cada uma delas o aluno pode escolher um de 3 níveis de dificuldade, sendo apresentada uma série de 10 exercícios em cada nível; cada exercício consiste no cálculo do valor de uma expressão com 2, 3 ou 4 termos consoante o grau de dificuldade for o 1º, o 2º ou o 3º . São assinaladas as respostas certas, e, no fim o programa indica a percentagem obtida.

Tal como no caso anterior o programa não apresenta aqui nenhum correctivo para o caso de uma resposta errada, nem tão pouco fornece qualquer ajuda caso o aluno sinta dificuldades.

Por estes motivos torna-se pouco útil para quem quiser aprender a fazer operações com números relativos.

Em resumo pode ser um instrumento útil na compreensão do conceito de número relativo mas penso que de pouco servirá ao aluno que não souber já operar em Z.

Francisca Pessoa

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
voltar frente
[ Início do Número 15] [ Menu Principal ]