NONIUS
nš20 ISSN 0870-7669 Outubro 1989
Folha Informativa do Projecto "Computação no Ensino da Matemática"

UBASIC

O UBASIC é um BASIC do matemático japonês Yuji Kida que nasceu da necessidade deste especialista de teoria de números, em ter uma linguagem que fosse adequada a experiências com números. O UBASIC, em Maio de 1989, vai já na sua versão 7.20, e é distribuído livremente (ver neste "nonius", como se poderá obter), compactado numa diskette (incluindo o respectivo programa de descompactação). O disco contém ainda um manual de utilização (em inglês) relativamente detalhado e um número considerável de programas, que incluem desde coisas elementares como determinação de casas decimais de p (até um máximo de 2500) até questões mais avançadas como algoritmos recentes para factorização de inteiros ou para testar se são primos,

Qual o interesse deste BASIC, quando já existem aí tantos no mercado? Quando ainda por cima este UBASIC não permite traçar gráficos?

A característica principal deste UBASIC é a de permitir cálculos incrivelmente rápidos com números de até 2600 dígitos, quer se trate de inteiros quer de reais quer de números complexos (em que tanto a parte real como a parte imaginária podem ter 2600 dígitos). Essa rapidez é muitas vezes superior a outros programas comerciais como o muito falado MATHEMATICA para o Macintosh. Por exemplo, o UBASIC consegue factorizar o número 2666382004787 em 13 segundos quando o MATHEMATICA necessita de 23 segundos.

O UBASIC calcula as 2500 primeiras casas decimais de p , a partir da fórmula

em apenas 19 segundos num IBM AT e 49 segundos num AMSTRAD 1640 e demora apenas 9 segundos num IBM AT e 13 segundos num AMSTRAD 1640 para calcular

Possui uma grande biblioteca de funções, permite manipular funções de um modo muito conveniente, tem um editor aceitável e permite "congelar" cálculos laboriosos para serem continuados mais tarde.

Este UBASIC é pois muito interessante. Em termos educacionais, pode ser utilizado, por exemplo, num Clube de Matemática (sobretudo por alunos que sabem BASIC) por permitir experiências numéricas com números vertiginosamente grandes. Quão excitante é tentar encontrar um contra-exemplo para a conjectura de Goldbach! (que resiste à argúcia dos matemáticos desde 1742, e diz uma coisa tão simples como. "Todos os números pares, excepto 2, podem escrever-se como soma de dois primos").

Jaime Carvalho o Silva

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
voltar frente
[ Início do Número 20] [ Menu Principal ]