NONIUS
nº26 (triplo) ISSN 0870-7669 Outubro-Dezembro 1990
Folha Informativa do Projecto "Computação no Ensino da Matemática"

"A MATEMATICA É DIVERTIDA"
Na Escola C+S de SILVA GAIO em Coimbra

A "Semana da Matemática" que decorreu de 12 a 16 de Março de 1990 na Escola C+S de Silva Gaio submeteu-se ao tema geral "A Matemática é divertida", tendo sido pelo menos esta a aposta dos professores do 1º Grupo desta Escola, ou seja, mostrar como a Matemática pode ser divertida.

Não procurámos ensinar, demonstrar esta ou aquela noção ou teorema, pois gostaríamos tão somente que os alunos se divertissem, tentassem e conseguissem resolver problemas para os quais bastasse um pouco de jeito e intuição matemática, apostassem e jogassem correndo não com as pernas mas com a mente e tivessem a alegria de chegar primeiro à meta, desafiando a máquina, a inteligência artificial, o "Sr Computador" e tivessem o gosto de vencer.

A matemática pode ser um jogo de onde ninguém sai vencido, mas para todas as actividades, e houve actividades para todos os alunos do 7º ano ao 9º ano, houve atribuição de prémios aos melhores, não que fossem só esses os vencedores, mas por razões orçamentais e limitações de recursos humanos, não pudémos ir mais longe.

Porquê uma semana ou durante uma semana? Além das limitações de recursos já referidas, as salas são poucas, as aulas não podem parar (e não pararam, nem a carga curricular foi alterada), os professores não têm disponibilidade para prolongar as actividades que poderiam decorrer ao longo de todo um ano lectivo, o Conselho Directivo que se disponibiliza para nos apoiar logisticamente limita-nos o tempo e o espaço e a festa que poderia perdurar, entrar no dia a dia e tornar-se a realidade da disciplina tem de durar uma semana.

Assim, o 9º ano disputou o campeonato do "Trinca-Espinhas", um jogo didáctico, dinamizado por Amélia Mendes; cada turma foi dividida em 6 grupos e cada grupo jogava 2 jogos, seleccionando-se o melhor grupo que viria a disputar uma final com outros grupos de outras turmas. Para isso foi preciso reservar o gabinete de informática, onde estão instalados os "apenas" dois computadores, estabelecer as prioridades para a ocupação do referido gabinete e coordenar os horários (horas/semana) dos alunos de todo o 9º ano com o dos professores dinamizadores.

O dinamizador Fernando Antunes teve a seu cargo todas as turmas dos 7º e 8º anos que tiveram aulas assitidas por computador (um Spectrum) utilizando de acordo com a coordenação do processo "ensino-aprendiza-gem" os programas :"Traçador de Gráficos" e/ou "Equações".

Todos os alunos visitaram a exposição "História da Matemática" cedida pela Sociedade Portuguesa de Matemática e viram um filme vídeo, documentário da exposição "Horizontes Matemáticos" e desenhos animados sobre o conceito de número e a linguagem matemática como elo de ligação universal, cedido pelo Museu Nacional da Ciência e da Técnica.

A sessão de encerramento visou todos os alunos do 9º ano e esteve a cargo do Prof. Doutor Jaime Carvalho e Silva que gentilmente acedeu ao nosso convite e conferenciou sobre "Os computadores e a Matemática".

As olimpíadas da matemática, 1ª elimina-tória, embora decorressem em Janeiro, foram de algum modo integradas nestas jornadas, tendo sido premiados os alunos que obtiveram os melhores resultados a nível da escola.

Em jeito de balanço, nós professores divertimo-nos e aprendemos a lutar a par com os nossos alunos, pelo que também pelo nosso lado os objectivos foram atingidos. Quanto aos nossos alunos, ficou-nos a convicção de que só alguns poucos ficaram indiferentes, e mesmo os que persistentemente teimam em não gostar, se entusiasmaram e tentaram a sua sorte e habilidade frente aos desafios, tendo porventura ficado convencidos de que a "Matemática é divertida".

O Grupo de Matemática
da Escola C+S de Silva Gaio

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
voltar frente
[ Início do Número 26 ] [ Menu Principal ]