NONIUS
publicação periódica expedida pelo editor

Folha Informativa do Projecto "Computação no Ensino da Matemática"
nš 29 (duplo) ISSN 0870-7669 Novembro-Dezembro 1991

Jogos educativos no computador

Tal como já observei noutro lugar, os jogos são olhados com desconfiança quando se fala de ensino por que se entende que 'brincadeira' e 'educação' são coisas diferentes. Não contesto que sejam coisas distintas, mas quando se pretende que existe uma separação completa entre as actividades ligadas aos jogos e as actividades educativas, penso que nada é mais errado pois assim excluem-se das possibilidades de utilização educativa actividades das mais atraentes para crianças e adolescentes (e adultos).

Num número anterior do "nonius" vinha uma exclamação do tipo: "I see my children's enthusiasm over video games and wonder why the educational system can't capitalize on that. Even some of the 'entertaining' video games teach skills -- memorization, strategy, eye-hand coordination!"

Não se me refiro evidentemente a 'joguinhos' mais ou menos repetitivos para entreter a criançada na escola pré-primária ou primária. Trata-se da utilização de jogos com fins educativos bem determinados, em todos os níveis de escolaridade, utilizados naturalmente de modo diverso e com diferentes graus de sofisticação.

Um dos tipos de jogos de possível utilização é exactamente aquele cuja utilização se baseia em computadores (ou jogos video tipo 'Nintendo' que são na realidade computadores concebidos apenas para os jogos).

Já no texto saído do seminário de Vila Nova de Milfontes [1] em 1988, se afirmava que: "Um software de um tipo diferente são os jogos educacionais, como os programas TRINCA-ESPINHAS ou TABU. Um jogo pode constituir uma situação educacional rica e estimulante, mas há que saber usá-lo com conta, peso e medida e integrá-lo num plano mais global de actividades." Mas também se chamava a atenção para o facto de: "Nem todos os jogos têm o mesmo valor pedagógico. Alguns são demasiado simplistas e repetitivos, tendendo a cansar rapidamente os alunos, e não promovendo grandes aprendizagens."

Dois dos mais conhecidos em Portugal são o 'Trinca-Espinhas' e o 'Estimatemp' (ver "nonius" nš12) que têm a grande vantagem de possuir instruções em português. O jogo 'Tetris' também é muito conhecido (ver "nonius" nš16 ). Já terá passado de moda (infelizmente) o jogo da mina que aparecia na 'cassette' (ver "nonius" nš15 ) do velhinho Spectrum sobre os números negativos (quando aparecerá uma versão para 'PCs compatíveis' ou 'Macs'?).

Outros jogos ligados à matemática existirão concerteza, mas são relativamente pouco conhecidos e ainda menos utilizados. E até às vezes há programas classificados como jogos mas que na realidade não são jogos mas sim processos assaz aborrecidos de fazer contas ou identificar números.

Apresento a seguir alguns jogos que me parecem merecer uma melhor atenção da parte de educadores e professores. Além de serem todos de distribuição livre, o facto de serem em inglês não afecta a sua utilização em Portugal e parte deles encontra-se nas 'diskettes' distribuídas pelo "nonius" (ver "nonius" nš 24 ).

 

Artigos Incluídos no Nonius 29:

LABIRINTO

"THINK AHEAD"

JOGO DA VIDA

SALA DOS ESPELHOS

CAIXA NEGRA

      

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

[ Menu Principal ]