NONIUS
nš3 ISSN 0870-7669 Março 1987
Folha Informativa do Projecto "Computação no Ensino da Matemática"

QUESTÕES & RESPOSTAS

Nesta Secção o "nonius" tentará responder a todo o tipo de questões relacionados com a utilização dos computadores que qualquer interessado lhe envie.

P - O que são linguagens de programação ? Que linguagens existem, quais as suas características, e que razões há para preferir uma ou outra conforme as situações?

I. M.

R - Uma linguagem de programação é um meio de comunicar com um computador. Do mesmo modo que as pessoas necessitam de um código para comunicarem entre si, também é necessário algum código que permita a comunicação de pessoas (seres humanos) com o computador (máquina), Os códigos que os seres humanos utilizam para a comunicação entre si obedecem a determinadas regras que uniformizam o modo como o código deve ser utilizado, como devem ser combinados os elementos básicos desse código (que são as palavras) para formar elementos mais complexos (frases) que são capazes de exprimir maior quantidade de informação do que apenas palavras soltas. Estas regras são a gramática da língua utilizada para a comunicação. Isto é, uma língua utilizada para a comunicação entre seres humanos é um conjunto de elementos simples (palavras) que exprimem alguma informação mas que, de um modo geral, por si só não contém informação suficiente para que se possa estabelecer uma comunicação proveitosa; e um conjunto de regras gramaticais que indicam como podem ser combinadas as palavras de modo a formar frases. Analogamente, uma linguagem de programação, já que é um meio de comunicação, é um conjunto de palavras e um conjunto de regras gramaticais. As palavras são as instruções que a linguagem reconhece e as regras gramaticais definem o modo como se escrevem as diferentes instruções e como é permitido combinar as diferentes instruções Note-se que as regras gramaticais a que obedecem as línguas utilizadas pelos humanos entre si podem ser "ligeiramente" violadas sem que por isso se chegue a uma situação de incomunicabilidade. Isto porque os seres humanos têm a capacidade de adaptar situações parecidas com as correctas de modo a torná-las inteligíveis. Um computador não tem essa capacidade, pois é uma máquina e, como tal, não tem capacidade de raciocínio. O computador reconhece alguma coisa que lhe seja comunicado seguindo as regras gramaticais estabelecidas e utilizando as palavras que ele reconhece correctamente escritas. E não reconhece mais nada para além disto.

Os seres humanos utilizam várias línguas para comunicarem entre si. A existência de várias linguagens deve-se a condicionalismos geográficos e a interesses de população em determinados tipos de acontecimentos que produzem um desenvolvimento da língua em determinado aspecto. Do mesmo modo, para comunicar com um computador podem-se utilizar várias linguagens. As várias linguagens existentes foram desenvolvidas para satisfazer preferencialmente determinadas situações, isto é, as linguagens de programação são desenhadas para facilitar ao máximo um certo tipo de acções, Deste modo, existem linguagens mais viradas para aplicação ao cálculo científico, linguagens para tratamento gráfico ou outras.

Um computador só entende instruções que sejam sequências dos símbolos 0 e 1 que lhe indicam se em determinado circuito deve ou não passar corrente, Ora programar desse modo é impraticável. Por isso existem as linguagens de programação como um conjunto de regras gramaticais que são mais facilmente utilizáveis por pessoas. Mas o computador não entende por si só os programas escritos em qualquer destas linguagens. É necessário traduzir esses programas para sequências de O e 1 para que o computador possa perceber aquilo que se pretende que ele execute. É a dita compilação do programa. Todas as linguagens necessitam de ser compiladas para que o programa possa ser executado.

Quando se utiliza o computador sabemos normalmente que tipo de programas vamos construir, isto é, se necessitamos de grande poder de cálculo, de aspectos gráficos desenvolvidos, de fácil tratamento de ficheiros ou outro qualquer aspecto e escolher uma linguagem adequada às necessidades de modo a que a programação que se seque não necessite de resolver dificuldades desnecessariamente.

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
voltar frente
[ Início do Número 3] [ Menu Principal ]