NONIUS
nš4 ISSN 0870-7669 Abril 1987
Folha Informativa do Projecto "Computação no Ensino da Matemática"

QUESTÕES & RESPOSTAS

Nesta Secção o "nonius" tentará responder a todo o tipo de questões relacionados com a utilização dos computadores que qualquer interessado lhe envie.

 

Pergunta: Venho por este meio perguntar como será possível conhecer e eventualmente utilizar o programa MuMath.

(J. Eduardo Machado, Rio Maior)

 

Resposta: O programa MuMath é mesmo isso: um programa escrito numa determinada linguagem, o MuSimp. A principal diferença deste programa em relação aos mais conhecidos é que efectua todo o tipo de manipulações com expressões literais; se, por exemplo, introduzirmos no computador urna expressão como

o computador responde com

Ou por exemplo se dermos ao computador uma expressão como

sinx*sinx + cosx*cosx

o computador responde com 1.

 

Este programa pode efectuar todas as operações redutíveis a manipulações, como integrações, derivações, cálculo de limites através da regra de I'Hôpital, resolução de sistemas literais de equações lineares, simplificação de expressões literais envolvendo funções trigonométricas, exponenciais, logarítmicas, hiperbólicas, … O MuMath pode ainda fazer cálculos com qualquer número de casas decimais, ou cálculos com números de um número arbitrário de algarismos (apenas estamos limitados pela memória central do computador). Um programa deste tipo tem pela certa grandes consequências sobre o ensino! Quais? É difícil afirmar com segurança. Esta e outras questões serão abordadas num próximo artigo no "nonius".

Este programa corre em qualquer computador com o sistema operativo MS DOS com pelo menos 128K de memória central e é o único actualmente existente para microcomputadores deste tipo. Existe apenas mais um outro programa semelhante para microcomputadores que corre no ATARI 1040 ST e tem por nome SCOONSHIP.

Existe uma determinada configuração do programa MuMath de que os autores autorizam se faça distribuição ilimitada. É essa configuração que poderemos fornecera qualquer interessado que nos envie uma diskette de 5,25" (já formatada, de preferência).

Naturalmente que os colaboradores do projecto "Computação no ensino da Matemática", poderão trabalhar com o MuMath na sala do projecto (sala S. 5 do Departamento de Matemática) bastando para tal contactar algum membro do núcleo inicial do projecto ou a Comissão do projecto (Drs Durão Correia ou Paulo Oliveira).

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
voltar frente
[ Início do Número 4] [ Menu Principal ]