|
Lição nº 1 17/02/2004 |
|
|
Apresentação da disciplina: objectivos, conteúdos, estratégias e avaliação. |
| |
|
|
Lição nº 2 02/03/2004 |
|
|
I - Teorias do desenvolvimento cognitivo 1. A teoria de Jean Piaget 1.1 Pressupostos: posição epistemológica e perspectiva biológica 1.2. Os factores explicativos do desenvolvimento cognitivo
Raposo, N. (1995) Estudos de Psicopedagogia. Coimbra: Coimbra Editora, Cap. I.
|
| |
|
|
Lição nº 3 04/03/2004 |
|
|
I - Teorias do desenvolvimento cognitivo 1. A teoria de Jean Piaget 1.3. A concepção de estádio de desenvolvimento e os estádios de desenvolvimento cognitivo: 1.3.1. O estádio sensorio-motor 1.3.2. O estádio operatório concreto
Raposo, N. (1995) Estudos de Psicopedagogia. Coimbra: Coimbra Editora, Cap. I.
|
| |
|
|
Lição nº 4 09/03/2004 |
|
|
I - Teorias do desenvolvimento cognitivo 1. A teoria de Jean Piaget 1.3. A concepção de estádio de desenvolvimento e os estádios de desenvolvimento cognitivo: 1.3.3. O estádio operatório formal
Raposo, N. (1995) Estudos de Psicopedagogia. Coimbra: Coimbra Editora, Cap. I.
|
| |
|
|
Lição nº 5 16/03/2004 |
|
|
I - Teorias do desenvolvimento cognitivo 1. A teoria de Jean Piaget 1.4. Implicações educativas da teoria de Piaget
Raposo, N. (1995) Estudos de Psicopedagogia. Coimbra: Coimbra Editora, Cap. I. Sprinthall, N. & Sprinthall, R. (1993) Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill.
|
| |
|
|
Lição nº 6 18/03/2004 |
|
|
I - Teorias do desenvolvimento cognitivo 2. A teoria de Jerome Bruner 2.1. Estádios e sistemas de representação
Raposo, N. (1995) Estudos de Psicopedagogia. Coimbra: Coimbra Editora, Cap. II.
|
| |
|
|
Lição nº 7 23/03/2004 |
|
|
I - Teorias do desenvolvimento cognitivo 2. A teoria de Jerome Bruner 2.2. A teoria de ensino
Raposo, N. (1995) Estudos de Psicopedagogia. Coimbra: Coimbra Editora, Cap. II.
|
| |
|
|
Lição nº 8 25/03/2004 |
|
|
I - Teorias do desenvolvimento cognitivo 2. A teoria de Jerome Bruner 2.3. Implicações educativas da teoria de Bruner
Raposo, N. (1995) Estudos de Psicopedagogia. Coimbra: Coimbra Editora, Cap. II. Sprinthall, N. & Sprinthall, R. (1993) Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill.
|
| |
|
|
Lição nº 9 30/03/2004 |
|
|
I - Teorias do desenvolvimento cognitivo 3. A teoria de Lev Vygotsky 3.1. Desenvolvimento e mediação socio-cultural 3.2 Implicações educativas da teoria de Vygotsky
Raposo, N. (1995) Estudos de Psicopedagogia. Coimbra: Coimbra Editora, Cap. I.
|
| |
|
|
Lição nº 10 13/04/2004 |
|
|
II. Teorias da aprendizagem 1.1. Teorias do condicionamento: clássico e operante
Gaspar, M.F. (1991) “Os modelos curriculares behavioristas...” Psychologica, 6, 93-99. Monteiro, M. e Santos, M. (1996) Psicologia I e II. Porto: Porto Editora. |
| |
|
|
Lição nº 11 15/04/2004 |
|
|
II. Teorias da aprendizagem 1.2. Aplicações do condicionamento operante à aprendizagem e à modificação do comportamento em sala de aula
Sprinthall, N. & Sprinthall, R. (1993) Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill.
|
| |
|
|
Lição nº 12 20/04/2004 |
|
|
II. Teorias da aprendizagem 2. Teorias neo-behavioristas 2.1. A teoria da aprendizagem intencional de Tolman
Monteiro, M. e Santos, M. (1996) Psicologia I e II. Porto: Porto Editora.
|
| |
|
|
Lição nº 13 22/04/2004 |
|
|
II. Teorias da aprendizagem 2. Teorias neo-behavioristas 2.2. A teoria da aprendizagem social de Bandura
Monteiro, M. e Santos, M. (1996) Psicologia I e II. Porto: Porto Editora.
|
| |
|
|
Lição nº 14 27/04/2004 |
|
|
II. Teorias da aprendizagem 3. Teorias cognitivistas 3.1. Piaget e Bruner na base da abordagem cognitivista da aprendizagem
Ribeiro, C. (1997) “Estudo do processo de aprendizagem: duas perspectivas”. Máthesis, 6, 353-367.
|
| |
|
|
Lição nº 15 29/04/2004 |
|
|
II. Teorias da aprendizagem 3. Teorias cognitivistas 3.2. A teoria de Vigotsky e o conceito de zona de desenvolvimento próximo
Peixoto, M. J. (2004) “Criar zonas de desenvolvimento próximo”. Suplemento do Correio da Educação, nº 49.
|
| |
|
|
Lição nº 16 04/05/2004 |
|
|
II. Teorias da aprendizagem 3. Teorias cognitivistas 3.3. A teoria de Ausubel e a aprendizagem significativa
Ribeiro, C. (1997) “Estudo do processo de aprendizagem: duas perspectivas”. Máthesis, 6, 353-367.
|
| |
|
|
Lição nº 17 06/05/2004 |
|
|
III. Cognição e aprendizagem 1. Ensino e aprendizagem: das teorias à prática
Trindade, R. (2002) Experiências Educativas e Situações de Aprendizagem. Porto: ASA.
|
| |
|
|
Lição nº 18 18/05/2004 |
|
|
III. Cognição e aprendizagem 2. Factores de aprendizagem 2.1. Inteligência e aprendizagem
Monteiro, M. e Santos, M. (1996) Psicologia I e II. Porto: Porto Editora.
|
| |
|
|
Lição nº 19 20/05/2004 |
|
|
III. Cognição e aprendizagem 2. Factores de aprendizagem 2.2. Atenção e memória
Monteiro, M. e Santos, M. (1996) Psicologia I e II. Porto: Porto Editora.
|
| |
|
|
Lição nº 20 25/05/2004 |
|
|
III. Cognição e aprendizagem 2. Factores de aprendizagem 2.3. Factores pessoais e socioculturais
Monteiro, M. e Santos, M. (1996) Psicologia I e II. Porto: Porto Editora.
|
| |
|
|
Lição nº 21 27/05/2004 |
|
|
III. Cognição e aprendizagem 2. Factores de aprendizagem 2.4. Motivação
Monteiro, M. e Santos, M. (1996) Psicologia I e II. Porto: Porto Editora.
|
| |
|
|
Lição nº 22 02/06/2004 |
|
|
III. Cognição e aprendizagem 2. Factores de aprendizagem 2.5. As características do professor e a relação professor-aluno
Raposo, N. (1995) Estudos de Psicopedagogia. Coimbra: Coimbra Editora, Cap. V. Barros de Oliveira, J. (1992) Professores e Alunos Pigmaliões. Coimbra: Almedina.
|
| |
|
O Professor, Maria Augusta Nascimento
|