Lição nº 1
17/02/2004
 
Apresentação da disciplina: objectivos, conteúdos, estratégias e avaliação.

      Lição nº 2
02/03/2004
 
I - Teorias do desenvolvimento cognitivo
1. A teoria de Jean Piaget
1.1 Pressupostos: posição epistemológica e perspectiva biológica
1.2. Os factores explicativos do desenvolvimento cognitivo

Raposo, N. (1995) Estudos de Psicopedagogia. Coimbra: Coimbra Editora, Cap. I.

      Lição nº 3
04/03/2004
 
I - Teorias do desenvolvimento cognitivo
1. A teoria de Jean Piaget
1.3. A concepção de estádio de desenvolvimento e os estádios de desenvolvimento cognitivo:
1.3.1. O estádio sensorio-motor
1.3.2. O estádio operatório concreto

Raposo, N. (1995) Estudos de Psicopedagogia. Coimbra: Coimbra Editora, Cap. I.

      Lição nº 4
09/03/2004
 
I - Teorias do desenvolvimento cognitivo
1. A teoria de Jean Piaget
1.3. A concepção de estádio de desenvolvimento e os estádios de desenvolvimento cognitivo:
1.3.3. O estádio operatório formal

Raposo, N. (1995) Estudos de Psicopedagogia. Coimbra: Coimbra Editora, Cap. I.


      Lição nº 5
16/03/2004
 
I - Teorias do desenvolvimento cognitivo
1. A teoria de Jean Piaget
1.4. Implicações educativas da teoria de Piaget

Raposo, N. (1995) Estudos de Psicopedagogia. Coimbra: Coimbra Editora, Cap. I.
Sprinthall, N. & Sprinthall, R. (1993) Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill.

      Lição nº 6
18/03/2004
 
I - Teorias do desenvolvimento cognitivo
2. A teoria de Jerome Bruner
2.1. Estádios e sistemas de representação

Raposo, N. (1995) Estudos de Psicopedagogia. Coimbra: Coimbra Editora, Cap. II.

      Lição nº 7
23/03/2004
 
I - Teorias do desenvolvimento cognitivo
2. A teoria de Jerome Bruner
2.2. A teoria de ensino

Raposo, N. (1995) Estudos de Psicopedagogia. Coimbra: Coimbra Editora, Cap. II.

      Lição nº 8
25/03/2004
 
I - Teorias do desenvolvimento cognitivo
2. A teoria de Jerome Bruner
2.3. Implicações educativas da teoria de Bruner

Raposo, N. (1995) Estudos de Psicopedagogia. Coimbra: Coimbra Editora, Cap. II.
Sprinthall, N. & Sprinthall, R. (1993) Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill.

      Lição nº 9
30/03/2004
 
I - Teorias do desenvolvimento cognitivo
3. A teoria de Lev Vygotsky
3.1. Desenvolvimento e mediação socio-cultural
3.2 Implicações educativas da teoria de Vygotsky

Raposo, N. (1995) Estudos de Psicopedagogia. Coimbra: Coimbra Editora, Cap. I.

      Lição nº 10
13/04/2004
 
II. Teorias da aprendizagem
1.1. Teorias do condicionamento: clássico e operante

Gaspar, M.F. (1991) “Os modelos curriculares behavioristas...” Psychologica, 6, 93-99.
Monteiro, M. e Santos, M. (1996) Psicologia I e II. Porto: Porto Editora.

      Lição nº 11
15/04/2004
 
II. Teorias da aprendizagem
1.2. Aplicações do condicionamento operante à aprendizagem e à modificação do comportamento em sala de aula

Sprinthall, N. & Sprinthall, R. (1993) Psicologia Educacional. Lisboa: McGraw-Hill.

      Lição nº 12
20/04/2004
 
II. Teorias da aprendizagem
2. Teorias neo-behavioristas
2.1. A teoria da aprendizagem intencional de Tolman

Monteiro, M. e Santos, M. (1996) Psicologia I e II. Porto: Porto Editora.

      Lição nº 13
22/04/2004
 
II. Teorias da aprendizagem
2. Teorias neo-behavioristas
2.2. A teoria da aprendizagem social de Bandura

Monteiro, M. e Santos, M. (1996) Psicologia I e II. Porto: Porto Editora.

      Lição nº 14
27/04/2004
 
II. Teorias da aprendizagem
3. Teorias cognitivistas
3.1. Piaget e Bruner na base da abordagem cognitivista da aprendizagem

Ribeiro, C. (1997) “Estudo do processo de aprendizagem: duas perspectivas”. Máthesis, 6, 353-367.

      Lição nº 15
29/04/2004
 
II. Teorias da aprendizagem
3. Teorias cognitivistas
3.2. A teoria de Vigotsky e o conceito de zona de desenvolvimento próximo

Peixoto, M. J. (2004) “Criar zonas de desenvolvimento próximo”. Suplemento do Correio da Educação, nº 49.

      Lição nº 16
04/05/2004
 
II. Teorias da aprendizagem
3. Teorias cognitivistas
3.3. A teoria de Ausubel e a aprendizagem significativa

Ribeiro, C. (1997) “Estudo do processo de aprendizagem: duas perspectivas”. Máthesis, 6, 353-367.

      Lição nº 17
06/05/2004
 
III. Cognição e aprendizagem
1. Ensino e aprendizagem: das teorias à prática

Trindade, R. (2002) Experiências Educativas e Situações de Aprendizagem. Porto: ASA.

      Lição nº 18
18/05/2004
 
III. Cognição e aprendizagem
2. Factores de aprendizagem
2.1. Inteligência e aprendizagem

Monteiro, M. e Santos, M. (1996) Psicologia I e II. Porto: Porto Editora.

      Lição nº 19
20/05/2004
 
III. Cognição e aprendizagem
2. Factores de aprendizagem
2.2. Atenção e memória

Monteiro, M. e Santos, M. (1996) Psicologia I e II. Porto: Porto Editora.

      Lição nº 20
25/05/2004
 
III. Cognição e aprendizagem
2. Factores de aprendizagem
2.3. Factores pessoais e socioculturais

Monteiro, M. e Santos, M. (1996) Psicologia I e II. Porto: Porto Editora.

      Lição nº 21
27/05/2004
 
III. Cognição e aprendizagem
2. Factores de aprendizagem
2.4. Motivação

Monteiro, M. e Santos, M. (1996) Psicologia I e II. Porto: Porto Editora.

      Lição nº 22
02/06/2004
 
III. Cognição e aprendizagem
2. Factores de aprendizagem
2.5. As características do professor e a relação professor-aluno

Raposo, N. (1995) Estudos de Psicopedagogia. Coimbra: Coimbra Editora, Cap. V.
Barros de Oliveira, J. (1992) Professores e Alunos Pigmaliões. Coimbra: Almedina.


O Professor,
Maria Augusta Nascimento