Lição nº 1
23/09/2005
 
Apresentação. Considerações gerais sobre o curso.
Os Numeros Reais.
Breve referencia á evolução do conceito de número; a escola pitagorica e o cenceito de número; a descoberta dos irracionais.
A teoria das proporções de Eudoxo; os Elementos de Euclides; o livro V dos Elementos; a igualdade entre proporções.
A Moderna teoria dos numeros reais.
Os numeros racionais como corpo das fracões racionais dos inteiros.

      Lição nº 2
30/09/2005
 
A construção dos números reais: Os cortes de Dedekind.
Um real como um corte: definição da relação de ordem da adição e da multiplicação; demostração das respectivas propriedades.

      Lição nº 3
07/10/2005
 
A construção do corpo dos numeros reais através das dízimas infinitas. Defiçao das operações com dízimas. Propriedades das operações aritméticas.
O corpo dos reais como corpo ordenado completo.

      Lição nº 4
14/10/2005
 
O métode exaustão; Arquimedes e o método de exaustão; o papel do axioma de Eudoxo-Arquimedes: a área do círculo; a quadratura da parábola.

      Lição nº 5
21/10/2005
 
O método de exaustão como método de demonstração mas não de descoberta; considerações pedagógicas sobre o método de redução ao absurdo. Referência ao Método de Arquimedes.
O método de exaustão e o volume de um prisma.

      Lição nº 6
28/10/2005
 
Evuloçao histórica do conceito de algumas noções da Análise. O conceito de infinito na Grécia antiga e na Idade Média. Nicolau de Oresme. Métodos infinitesimais no cálculo de áreas e volumes: os indivisíveis de Cavalieri.
A descoberta da geometria analítica. A determinaçao de extremos de Fermat. Nenton e Leibniz e o conceito de diferencial e de fluxão.

      Lição nº 7
04/11/2005
 
A questão dos Fundamentos da Análise nos séc. XVIII e XIX; as criticas á ideia de infinitesimo; Euler, D'Alembert e a teoria dos limites, Lagrenge e teoria das funções analíticas. Cauchy e a moderna fundamentação da Análise

      Lição nº 8
11/10/2005
 
Diferencial e derivada de uma função num intervalo; aproximação linear ou de primeira ordem; referencia á definição de derivada de funções de várias variáveis. Aplicações: continuidade e deferenciabilidade; o teorema de Fermat sobre máximos e minimos; exemplos: Considerações pedagógicas.

      Lição nº 9
18/11/2005
 
Teoremas sobre funções derivavéis num intervalo; o teorema de Role e de lagrange e Cauchy. Interpretações geométicas e mecãnicas. Aplicações: a regra de L' Hopital. O estudo da monotia; o comportamento local d euma funçao verus o comportamento global num intervalo. exemplos

      Lição nº 10
25/11/2005
 
Polinómio de Taylor de uma função; fórmula de Taylor com resto de infinitesimal e com resto de Lagrange: aplicação á determinação de extremos de funções e ao valor aproximado de funções.

      Lição nº 11
03/12/2006
 
Tolerância de ponto (abertura solene das aulas)

      Lição nº 12
09/12/2005
 
Sucessões e séries de reais. Convergência de séries. A questão da associatividade e comutatividade de séries.
Sucessões de Cauchy. Séries absolutamente convergentes.

      Lição nº 13
16/12/2005
 
Sucessões e séries de reais e de funções.
Referência historica ao conceito d econvergência de séries.
Definição de funções através de séries: Evuluçao do conceito d e função.
Encerramento do curso.


O Professor,
António Leal Duarte